Descascando a história

LaranjaPara muitos, o verdadeiro Mundial começa somente nas quartas de final, com a nata do futebol.

Uma fase marcada pelo equilíbrio, entre sucessos e fracassos. Como esquecer que há quatro anos o país parou para ver Roberto Carlos ajeitar a meia enquanto Zidane levantava a bola para Henry nos despachar?

Como não sonhar em ver o passo seguinte da Seleção desta vez? É a expectativa de ver o Brasil de novo no topo da Copa, formando a base vencedora para a geração que se prepara para receber a festa em 2014, até mesmo para evitar uma sobrecarga de pressão na próxima seleção. Fácil não será.

A história, reprisada inúmeras vezes nesse hiato de 48 horas da Copa do Mundo, mostra que brasileiros e holandeses sempre proporcionaram grandes jogos. A distância de títulos entre ambos separa a palavra “clássico” da leitura desta partida. Mas em nada muda o cenário que cerca o jogaço desta sexta, em Port Elizabeth.

A partir das 11h, o Brasil, bem vestido com o uniforme azul de seu primeiro título, em 1958, tentará repetir as alegrias de 1994 e 1998, quando a Seleção se desdobrou em campo contra a Holanda para seguir o sonho da nação.

Mas o lado de lá certamente está lembrando, com palavras repletas de consoantes coladas umas nas outras, o feito do timaço de Johan Cruyff em 1974, quando a Laranja Mecânica eliminou o então campeão do mundo. O desejo do adversário é um pouco mais simplório. Eles buscam um título inédito. Aqui, vale o hexa.

Leia a cobertura do Diario sobre a partida AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*