Cisplatina quer o penta

Capa do El Pais, do Uruguai (03-07-10). Celeste na semifinalO território do Uruguai tem apenas 62% da área do Rio Grande do Sul, que faz divisa com a ex-Cisplatina. A população do país vizinho, de 3,4 milhões de habitantes, é menor que a do Grande Recife, de 3,7 mi.

Um país curioso que está em um estágio bem avançado da Copa do Mundo de 2010.

Uruguai – O país poderia ter sido um estado brasileiro, devido ao capítulo dos nossos livros de história chamado de “Cisplatina” (veja AQUI). Obviamente, não é. É um dos países mais estabilizados politicamente do continente, o menos corrupto de toda a América Latina segundo estudos e com um padrão de vida elevado.

História – Campeão do mundo em 1930 e 1950. No primeiro, a honra de ter sido o primeiro anfitrião. No segundo, o ato como protagonista de uma das maiores vitórias do futebol em todos os tempos, o Maracanazo.

Tudo isso está gravado na era dos filmes em preto e branco. Mas passou e, infelizmente, o aguerrido país parou no tempo. Gerações inteiras sumiram dos gramados.

LoucuraApós tomar as ruas de Montevidéu pela vitória sobre Gana, o povo uruguaio já começa a sonhar com o pentacampeonato mundial. Repito: penta. A seleção é conhecida como Celeste Olímpica pelo sucesso antes mesmo da criação do Mundial, com as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 (vídeos abaixo).

Não por acaso, o escudo da Asociación Uruguya de Fútbol (AUF) tem quatro estrelas. Para eles, um tetra legítimo. Se o resto do mundo não pensa assim, azar o do mundo, costumam dizer os moradores da República Oriental do Uruguai.

El Pais – Confira a emocionate reportagem do principal periódico uruguaio sobre a heróica classificação celeste à semifinal do Mundial de 2010 AQUI.

Olimpíada de 1924, em Paris (estádio Colombes): Uruguai 3 x 0 Suíça:

Olimpíada de 1928, em Amsterdã (estádio Olympisch): Uruguai 2 x 1 Argentina:

3 Replies to “Cisplatina quer o penta”

  1. Buenas! Cassio
    Sou jornalista de Porto Alegre e acompanho o futebol como um todo. Parabéns pela matéria sobre a Celeste, pois é um futebol que está ressurgindo para o mundo. Nacional e Penharol estão reconquistando o seu espaço na Libertadores e Campeonato Nacional. Vou te seguir no Twitter. O meu e-mail também é MSN, caso queira adicionar para trocarmos infos em tempo real.

  2. Buenas! Cassio

    Sou jornalista de Porto Alegre e acompanho o futebol como um todo. Parabéns matéria sobre a Celeste, pois é um futebol que está ressurgindo para o mundo. Nacional e Penharol estão reconquistando o seu espaço na Libertadores e Campeonato Nacional. Vou te seguir no Twitter. O meu e-mail também é MSN, caso queira adicionar para trocarmos infos em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*