Mistério de 1950

Esse post é um desafio aos historiadores de plantão.

No embalo do lançamento do emblema da Copa do Mundo de 2014, aproveitei para voltar ao primeiro Mundial no Brasil, em 1950. A imagem abaixo foi o poster oficial daquele torneio, que reeditou a Copa após o fim da Segunda Guerra.

O cartaz ficou famoso por causa da meia preenchida com as seleções participantes. No entanto, apenas 13 países disputaram aquela Copa do Mundo. Mas o cartaz trouxe todos os times que disputaram as Eliminatórias. E mesmo aqueles que desistiram no meio do caminho… Contabilizando todo mundo (inclusive Brasil, o país-sede, e Itália, a atual campeã), foram 34 países inscritos (veja AQUI).

Na imagem só é possível encontrar 30 bandeiras. O primeiro mistério, porém, é bem simples. A Grã-Bretanha, logo a primeira bandeira, conta com 4 nações, que disputaram um tradicional torneio local, o Home Championship, que também serviu como um torneio classificatório ao Mundial. Foi a primeira presença britânica numa Copa.

Agora, o desafio: Onde estão as bandeiras de Áustria, Indonésia e Índia? Um dos três foi esquecido do poster, enquanto os outros dois teriam utilizado pavilhões antigos…

Logotipo oficial da Copa do Mundo de 1950Confiras a relação de países presentes no cartaz de 1950.

1ª fileira: Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), Itália e Peru.

2ª fileira: Iugoslávia, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Suíça.

3ª fileira: Burma, desafio, Uruguai, Chile e Equador.

4ª fileira: Espanha, Turquia, Filipinas e Bélgica.

5ª fileira: Luxemburgo, Finlândia, Síria e Irlanda.

6ª fileira: Suécia, Brasil e França.

7ª fileira: Cuba, México e Bolívia.

8ª fileira: Israel, Paraguai e desafio.

Outras curisidades do emblema da primeira Copa do Mundo no país: a presença do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a bola da competição, chamada de Super Duplo T.

Vamos tentar resolver esse mistério…

7 Replies to “Mistério de 1950”

  1. Este símbolo foi feito pelo artista pernambucano Rui Albuquerque. Pena que não deram os créditos em nenhuma das reportagens pesquisadas na internet.

  2. Gostaria de saber se vc sabe quem foi o artista gráfico q desenhou esse emblema da Copa de 1950?? Se vc puder me ajudar eu agradeceria mto, pq faz parte de uma pesquisa q estou realizando.
    Mais uma vez, super obrigada!!!

  3. Parabens pelas descobertas, mas para mim o mistério maior dessa cartaz é quem foi o desenhou…o “autografo” do autor é visível no canto direito do cartaz embaixo da bola, mas até hoje ainda não consegui descobrir, quem foi o autor na minha opinião um dos cartazes de copa do mundo mais bonito até hoje.
    Alguém pode me ajudar?

    Abraço a todos!

  4. Thiago,

    A resposta da Áustria está correta… Já a da Índia faz sentido sim. E quanto à Indonésia? E o pior é que havia espaço antes da bandeira da Grã-Bretanha…

    Washington,
    Eu também tive dúvida em relação à bandeira da Síria, masa dúvida saiu no momento em que achei outra bandeira do mesmo país na meia!
    Aos poucos, estamos decifrando o emblema de 1950! Valeu.

  5. A da terceira fileira deve ser a da austria, note que a bandeira do chile q eh vermelha embaixo e a do equador que tbm eh vermelha na parte inferior estao pretas ou escuridas no poster, o mesmo deve ter acontecido com essa bandeira que teria o vermelho embaixo sendo portanto da austria. A ultima bandeira la se parece muito com a do cazaquistao atual, como india e cazaquistao foram um unico país ate 1947 acho que houve uma confusao dos organizadores ja que a india logo apos a separaçao adotou outra bandeira…

  6. Pingback: Tweets that mention Mistério de 1950 | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*