Sobrou para a Mãe Natureza

Terreno da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. Fonte: Google Maps

O terreno acima está localizado em São Lourenço da Mata, às margens da BR-408.

É uma área cercada por uma mata fechada, com o contorno do Rio Capibaribe e resquícios de zona urbana. No centro deste terreno de 270 hectares, um solo acidentado, que foi a casa de 170 famílias de posseiros durante quase três décadas.

Essa foto de satélite do Google Maps deverá mudar demais até dezembro de 2012. Neste local, numa faixa de 52 hectares, será construída a arena da Cidade da Copa.

O motivo para a obra ainda não ter começado está atrelado justamente ao meio ambiente. Afinal, qual será o impacto ambiental de um estádio para 46 mil pessoas e um estacionamento com capacidade para seis mil veículos? Possivelmente, dos grandes…

Levantamentos da fauna, da flora, do impacto social e compensação ambiental… Tudo isso terá que ser bem explicado pelo consórcio da Odebrecht. A papelada está sendo esmiuçada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que somente após a aprovação poderá dar o último documento necessário, a licença de instalação.

“Não são poucos documentos. Alguns são bem complexos e vão exigir alguma preparação. Temos a licitação concluída, a proposta financeira aceita pelo BNDES, acordo com os posseiros… Falta acertar tudo com o meio ambiente.”

Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil e coordenador do comitê estadual para a Copa.

É melhor mesmo respeitar a Mãe Natureza, que não cansa de responder por aí…

6 Replies to “Sobrou para a Mãe Natureza”

  1. Sobre Elefante Branco:
    1 – A CBF ditará novas normas técnicas para estádios de futebol em 2013, dando um prazo de 3 anos (em média) pros clubes se adequarem, e estarem com seus estádios aptos a jogarem competições de Campeonato Brasileiro das Série A e B (regras diferentes para cada série) e Copa do Brasil a partir da 3 Fase.

    2 – Nenhum dos 3 estádios em Recife, estará dentro dessas normas técnicas, o que resultará em investimentos altos que, nenhum deles terão capacidade de financiamento e recursos, por ser desperdício pois, já terão o estádio da Copa.

    3 –  As regras se baseiam nas normas gerais da ABNT, NR’S e também regras de acesso para deficientes, “x” banheiros por “n” torcedores, “x” números de acessos por “n” torcedores, “x” BOX de alimentação por “n” números de torcedores, Unidade Médica com “x” equipamentos, mínimo de 1800 Lux (iluminação), e por aí vai.

    4 – Assim, a CBF forçará uma reformulação nos equipamentos esportivos atuais e clubes sem recursos, jogarem nas Arenas para a Copa 2014. Sport e Santa Cruz, ou investirão pesados em seus estádios, ou terão que jogar na Arena Pernambuco. Lembrando que o próprio a Prefeitura do Recife pode “forçar” com novas regras de licenças de funcionamento.

    Sobre Localização: O GRANDE PROBLEMA, O RECIFENSE QUER TUDO NO QUINTAL DE CASA

    1 – A FIFA determina que um estádio seja dividido em perímetros, em torno de 50m cada perímetro, não tenho a informação precisa agora. Assim sendo, o estádio tem que ter uma área livre de raio em torno de 200m

    2 – Existe também o tempo mínimo de evacuação desses perímetros “x” minutos por “n” números de torcedores.

    3 – O acesso ao estádio é de responsabilidade do país sede, devendo atender “n” números de torcedores através de “n” capacidade de transporte através de Vias, VLT’s, ônibus, Metrô, etc.

    4 – A FIFA também requer uma área de hospitalidade de seus parceiros comerciais.

    Assim sendo, existiu uma dificuldade em encontrar o local dentro do Recife. O Bairro da Macaxeira, CDU, etc. não atendem aos requesitos básicos de bairros planejados para investimento desse tipo de equipamento esportivo, ONDE o governo queria uma área NÃO PRIVADA. Uma grande área se cogitou no bairro do Jequiá,  mais próximo, porém não foi entendido assim.

    Esses estudos não foram decididos no achismo, a Odebrecht realizou todo o estudo para implantação da Arena inclusive a viabilidade financeira que sinalizou um mínimo de 60 jogos no ano para viabilizar o equipamento.

    Todo projeto existe prós e contras, nenhum projeto dessa magnitude apresenta resultado satisfatório 100%, existe sempre o risco.

    Finalizando:
    As pesoas precisam se informar melhor sobre os projetos visando a Copa de 2014, ninguém escolhe nada ou faz coisas no achismo.

    Todos querião uma Arena de fácil acesso e perto (fácil acesso, o que é isso? perto de que, de nossas casas?)

    a) A localização atual, integra o interior do estado, através das BR’S 101/408/232 a Arena e o TIP no modal rodoviário.

    b) A infraestrutura em transporte como novos TUE’s (Trem Unidade Elétrica) e TUDH’s (Trem Unidade Diesel Hidráulica) do Metrorec vai integrar o Cabo de Santo Agostinho, SUAPE, com a expansão para a cidade de Moreno, esses locais, a RMR e a Arena.

    c) Os BRT (Bus Rapid Transit) Transporte Rápido por ônibus nos corredores Norte-Sul (Igarassu até Joana Bezerra, Centro do Recife e com possibilidade até Piedade) e Leste-Oeste (Cidade da Copa, Av. Caxangá e Centro do Recife) e o BRT da Av. Norte em Via elevada, serão uma revolução. Para quem não conhece, se informar sobre o sistema Transmilênio de Bogotá, na Colômbia.

    d) Baseado nesses investimentos as VIAS principais da RMR receberá melhorias e a VIA MANGUE (12 anos atrasada) só sairá graças a Copa. Existe o projeto também da nova BR-101 passando por fora da RMR e a atual BR-101 que está saturada será totalmente requalificada no trecho de Recife.

    e) Agora se tudo irá dar certo, essa pergunta só o futuro dirá, vai depender em quem vocês irão eleger nas próximas eleições. Garanto que quando tudo estiver pronto, no dia que vocês pisarem dentro da Arena, esquecerão a distância na hora!!

    Abraços

  2. Rony, a questão não é a comodidade nem a localidade, isso todos nós já sabemos que sem sombra de dúvidas será melhor.
    O fato é que construir um estádio em um local inviável, rodeado por uma mata é obvio que irão negar a esta construção.
    Acredito que o lugar mais indicado para construção desta Arena era na Macaxeira ou na Cidade Universitária, é mais centralizado, tanto para quem vem no sentido do aeroporto, na Zona Sul, quanto para a população que vive nos municicipios de Jaboatão, Paulista, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

  3. Todos que chingam o local, no caso dos comentários, deveriam sugerir de forma real, um lugar com tantas facilidades como vai ser a arena da copa. E não vai ser elefante branco não…Quando neguinho assistir um jogo na chuva e sem se molhar, não vai mais querer o aperto dos aflitos, as cadeiras duras da ilha nem a estrutura precária do arruda. Toda aquela balela de “templo santo” vai por água a baixo, o que importa é o  time!!!Caso contrário, ninguém iria a jogos do seu time em campo adversário.

  4. Rapaz… com tanto espaço livre na Cidade Universitária ou nos arredores da Macaxeira, tinha de fazer uma obra desta importância justamente em uma Mata? Sinceramente, torço pra que a CPRH possa impedir o andamento deste projeto.
     

  5. Oxente, Cassio!!!!
    Eu não te disse isso no início do ano passado?
    Esse será o maior elefante branco do mundo,  por dentro do pobre mato que não deveriam mexer.
    Pernambuco adora recordes, com predileção pelos negativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*