A base de 2014

Projeto para o estádio do Maracanã, visando a Copa do Mundo de 2014

Um amistoso caça-niquel, longe do Mundial de 2014 e sem os principais astros…

Foi desta forma que tentaram descrever o amistoso da Seleção Brasileira contra os Estados Unidos, no próximo dia 10 de agosto, na cidade da Nova Jersey.

A partida será a primeira da Canarinha sob o comando de Mano Menezes.

Apesar do discurso de renovação gradativa, sem atropelos, a história recente mostra que o primeiro time convocado por um técnico da Seleção reúne quase 50% dos 23 convocados para a Copa do Mundo seguinte.

Foi assim com Parreira, que assumiu o time em 12 de favereiro de 2003, visando o Mundial da Alemanha, em 2006. E também ocorreu o mesmo com Dunga, em 18 de agosto de 2006, de olho na Copa da África, neste ano.

Confira abaixo as primeiras convocações dos ciclos anteriores na Seleção Brasileira. Veja a lista completa de atletas chamados nas duas ocasiões AQUI.

Parreira – China 0 x 0 Brasil, em Hong Kong (12/02/2003), com 22 convocados.

13 jogadores na Copa de 2006: Dida, Júlio César, Cafu, Roberto Carlos, Luisão, Juan, Emerson, Gilberto Silva, Zé Roberto, Juninho, Ronaldo, Ronaldinho e Adriano.

Dunga – Noruega 1 x 1 Brasil, em Oslo (18/08/2006), com 22 convocados.

10 jogadores na Copa de 2010: Gomes, Juan, Lúcio, Luisão, Maicon, Liberto, Gilberto Silva, Elano, Julio Baptista e Robinho.

Contabilizando a sua passagem na seleção olímpica (bronze em Beijing), Dunga comandou o Brasil 69 jogos. Descontando os dois amistosos antes da Copa da África e os cinco jogos durante o Mundial, Dunga teve 62 partidas para analisar jogadores pensando no ponto alto do projeto da CBF.

O mesmo vai ocorrer com Mano Menezes, já garantido como o técnico do ciclo olímpico em 2012, em Londres. Apesar do provável número elevado de jogos, será que Mano também terá uma base da Copa de 2014 já formada na primeira convocação? Confira a lista pioneira do novo técnico do Brasil AQUI.

Na minha opinião, pelo menos dez nomes tem condições de ficar no rol da Seleção até a próxima Copa do Mundo: Robinho, Alexandre Pato, Hernanes, Ganso, Neymar, Thiago Silva, Marcelo, Ramires, Lucas e Daniel Alves. A conferir.

Você concorda com a “base” para o Mundial de 2014? Comente!

5 Replies to “A base de 2014”

  1. Pingback: Ainda um gigante | Blog de Esportes

  2. Pingback: Passione pela Seleção | Blog de Esportes

  3. Pingback: Tweets that mention A base de 2014 | Blog de Esportes -- Topsy.com

  4. A vaca de presépio que atende pelo pseudonimo de Mano Menezes tá seguindo direitinho o script imposto pela globo/cbf, no final ele se comportando direitinho recebe a comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*