Dos canaviais para a arquibancada

Diario de Pernambuco: 15/08/2010. Caderno de esportes. Arte: Jarbas Domingos/Diario de PernambucoAcredite se quiser, mas as 42.214 cadeiras da arena pernambucana para a Copa do Mundo serão feitas a partir da cana-de-açucar. Zona da Mata!

É um plástico 100% renovável.

Há décadas, o produto era feito a partir do petróleo. A Braskem, braço petroquímico da Odebrecht, que lidera o consórcio do estádio, desenvolveu  o biopolietileno após cinco anos de pesquisa.

A arena em São Lourenço da Mata será a primeira do mundo com este tipo de assento.

Leia a reportagem completa sobre a sustentabilidade do estádio pernambucano – em mais um ótimo trabalho de arte do diagramador Jarbas Domingos – clicando AQUI.

8 Replies to “Dos canaviais para a arquibancada”

  1. Cássio,

    Eu cheguei a ler… mas a reportagem fala apenas do que acontecerá no presente… falo de futuro… o legado pós Copa, como Washington L. Vaz falou!!

    Sobre essa reportagem, “aquele meu amigo” quase que rasga o jornal com alguns pontos equivocados… ele está disposto a sanar esse abismo de conhecimento entre o modal ferroviário com o público.

    A imprensa é o canal!!!

    PS: Washington L. Vaz DEPENDEMOS DOS POLÍTICOS, PARA UM LEGADO PÓS COPA… Esse é meu medo, em quem acreditar?

    Abraços

  2. Valeu, Fernando. Fui até ver se na reportagem do Diario tava errado também… Mas lá tava tudo certinho. Ainda bem

    ——

    Joca,

    Recentemente, o Diario fez um especial sobre o metrô e o VLT até o Cabo, numa série sobre trânsito (saiu em junho).

  3. Cássio,

    Mais uma exelente reportagem! o Jornalista mais por dentro da Arena Pernambucana.

    Sobre sua enquete, que deu de forma negativa a jogar nela. Queria salientar que o resultado é normal, pois, a maioria dos torcedores, NÃO TEM NEM IDÉIA de como é um estádio padrão FIFA, NÃO TEM NEM IDÉIA de como será o acesso por Metrô, VLP (Veículo Leve sobre Pneus) e BRT.

    Eles votaram em algo desconhecido, votaram em algo que pra eles é longe, mas longe de que?

    Vale lembrar o seguinte, só como pequenos exemplos:
    1 – Na construção do Aeroporto ATUAL, todos o achavam longe na época! (que dirá quando as pessoas ficarem sabendo que teremos um Aeroporto em SUAPE?)
    2 – Na construção do TIP, todos achavam ele longe e que não daria certo na época.
    3 – Lembro que diziam que nosso metrô  levava você de lugar nenhum a nada! Hoje é essencial e se transformará para a COPA no principal modal de locomoção.

    ATENÇÃO CÁSSIO:
    – Você precisa fazer uma reportagem sobre o Metrorec, o primeiro dos 7  TUDH’s (estrategicamente chamado de VLT do Recife) para rodar no trecho Cajueiro Seco até o Cabo chegou, em outubro entra em operação!
    – Além disso, está em negociação a compra de mais 5 TUDH’s para rodar do trecho Cajueiro Seco até o Complexo de SUAPE, para acabar com o fluxo de ônibus com os trabalhadores nas rodovias (A quantidade de ônibus fretado atualmente está tão grande, para levar os trabalhadores até o complexo, que gerará o CAOS nas rodovias estaduais e federais em apenas mais 3 anos)
    – O Trecho que levará o Metrô, saindo da estação JABOATÃO até a Cidade de Moreno, na futura estação MORENO.
    – O TREM REGIONAL (seria um TUDH preparado para esse fim) Recife-Caruaru está com 80% de chance de sair do papel. O Trem Regional atenderia todas as Cidades após Moreno até Caruaru, integrando-as ao sistema SEI, você poderia sair de Caruaru e pagando apenas uma passagem rodar pela RMR e em 2014 chegar na Arena apenas com UMA ÚNICA PASSAGEM.
    – A qualquer momento a licitação para compra de mais 15 TUE’s (Trem Unidade Elétrica) para a tender a Linha Sul do Metrorec perfeitamente será lançada.
    – Os estudos do VLT no Centro do Recife está bem avançado, ele vai circular pelo NOVO Terminal Marítimo, Marco Zero, Prefeitura, Paço Alfândega, etc. integrando-se ao Metrô.

    RECIFE ESTÁ PRESTES A TER UMA REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, COM O METROREC E OS SISTEMAS BRT’s (Corredor Norte-Sul, Leste-Oeste, Corredor BR-101 e Av.Norte)

    Abraços, 

  4. Pingback: Tweets that mention Dos canaviais para a arquibancada | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*