Sociologia das paixões clubísticas

Diario de Pernambuco: 29/08/2010. Capa do Superesportes. Arte: Greg/Diario de Pernambuco“Em Pernambuco, o Santa tem a maior torcida que vai ao campo. Pode ser por conta desse sentimento de esperança. O torcedor vai ao estádio sonhando com a vitória, mesmo sabendo que o clube vai mal ele acredita no sucesso. Se o Náutico passasse por essa situação, talvez deixasse de existir. É uma torcida mais elitizada. A torcida do Sport é mais de momento. Talvez até possa superar a do Santa em número, mas ela é de momento. É como se fosse de moda… Como foi na Libertadores, onde era chique estar na Ilha.”

Por Denílson Marques, doutor em sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

É um texto bem polêmico envolvendo os três clubes. A declaração faz parte da ampla reportagem “Um Fenômeno chamado Santa Cruz”, na edição deste domingo do Diario.

Leia a matéria completa dos repórteres Celso Ishigami e Diego Trajano clicando  AQUI.

Sobre a arte: o Diario de Pernambuco vem abusando do grafismo no Superesportes há algum tempo. Desta vez, a arte na capa do caderno foi assinada por Greg.

8 Replies to “Sociologia das paixões clubísticas”

  1. Não sei quem é a melhor ou maior torcida mas o fato é que pagar mais que 15 reais para ver um jogo nos meios- estádios de pernambuco ( chamo meio porque só considero estádio as partes com cadeiras, o resto é muro de cimento ao redor do campo) é um abuso contra o consumidor pois meios de lazer mais confortáveis têm preços menores que os preços praticados em meios-estádios pernambucanos! Espero que com a Arena da Copa mude. O que temo é o preço, visto que se nesses estádios rabugentos o preço é alto, que dizer da nova Arena ?

  2. Em Campeonatos Brasileiros, Copa do Brasil e Libertadores (que o santinha coitado NUNCA irá disputar), o Sport tem melhor média de público que o santinha. No Campeonato Pernambucano é equilibrado, apesar da vantagem do fita azul do canal (kkkkk) jogar no estádio do governo! Ah, e a sofrida torcida do santinha vai a campo não por esperança, vai a campo por desespero e porque não têm nada melhor pra fazer! kkkkkkkk Série D é mata-mata, o clube é um lixo, o time é ruim pra cacete, ou o sofredor vai ao estádio do governo ou já era! kkkkkkkkkkk

  3. Talvez o sofredor dotô(zinho) Denílson não saiba, mas com uma arquibancada custando R$ 100, a média de público na Libertadores foi de 20 mil pessoas, ou seja, um público nada chique. Na Copa do Brasil do ano anterior é que o estádio estava sempre lotado e pulsante, com média de 33 mil pessoas. Se ele quiser chamar de moda, ok, eu chamo de momento mágico. O pobre santeco não sabe o que é isso! rsrsrs Bom, a torcida do Sport Club do Recife é indiscutivelmente a maior de Pernambuco e não tem essa de moda, não. É simples, assim como qualquer outra grande torcida aqui no Brasil, o número de torcedores no estádio é equivalente ao futebol apresentado, bem como à RAÇA demonstrada dentro de campo. Agora, se o pobre santeco é um clubeco que nunca vive NADA de bom, se tem uma torcida que gosta de sofrer e em sua maioria mora nos arredores do arruda, que sigam todos os pobre coitados para o estádio do governo, oras!

  4. O Santa esta neste buraco e aí permanecerá por conta das distorções do futebol brasileiro. Lotar o estádio (o que não é o caso do Santa), sem renda não é sinônimo de “orgulho”, “fanatismo” ou “marketing”, como tentam passar equivocadamente na referida reportagem. Com um ingresso de máximo de 10 reais, ir ao estádio vira uma opção para não ficar em casa ou ir a praia.

  5. Pingback: Tweets that mention Sociologia das paixões clubísticas | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*