Ciência exata?

A matemática é conhecida como uma ciência exata.

Conta simples: 2 + 2 = 4.

No futebol, há anos a matemática é utilizada. E não apenas em classificações de campeonatos e estatísticas de jogos. Segue além, para projeções nas competições.

Uma ciência exata que ensaia momentos de futurologia, com percentuais de possibilidades sobre o destino de uma equipe na competição.

Título? Acesso? Limbo? Rebaixamento? Tudo.

Os sites Infobola e Chance de Gol elaboram projeções sobre a Série B do Brasileiro.

E aí surge uma dúvida… Como uma ciência exata pode ter resultados tão diferentes?

Projeções na Série B do Brasileiro de 2010, após 21 rodadas, do Infobola (esquerda) e Chance de Gol (direita)

Para subir, as chances do Sport variam entre 34% e 26%. As do Náutico, mais baixas, então entre 10% e 1,6%. No caso do Timbu, a chance de cair é até maior: 6,3%.

E olhe que a diferença entre os rivais centenários é de dois pontos. Dois!

Enquanto o Chance de Gol ainda enxerga o lanterna Ipatinga como candidato ao título (a 17 rodadas do fim), o Infobola não lista nem o Bragantino, 17º lugar, com a possibilidade de ascender à elite. Para completar, o Figueirense, com 5 pontos acima do G4, já teria até 99,5% de chance de subir…

Ciência exata. Polêmica exata.

4 Replies to “Ciência exata?”

  1. O que se usa nestes casos são probabilidades, que mudam a cada rodada. Por isso o Fluminense, em 2009, mesmo tendo 99% de chance de ser rebaixado, não o foi. Acho que tem gente que precisa estudar matemática para entender que matemática não é mãe Dinah.  

  2. Perguntem ao Oswald de Souza em que posição está o Fluminense na Série B já que o mesmo fez as contas ano passado e o resultado dizia 99% de chances de rebaixamento. Oh! O tricolor carioca é líder da Série A deste ano! Como pode?! Matemática Fail!!

  3. Isso é momento! Daqui a 5 rodadas as chances podem mudar drasticamente. O que eu sei é que dou 2 ou 3 rodadas para o Leão entrar no G4, aposto com qualquer matemático que o Leão estará no G4 na última rodada! Vamo, Leão!!!!!!!!

  4. Pingback: Tweets that mention Ciência exata? | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*