45 minutos clássicos

Série B-2010: Sport 1 x 1 Náutico. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

Um primeiro tempo fraquinho e uma segunda etapa eletrizante.

Aliás, vale pena comentar somente os últimos 45 minutos do Clássico dos Clássicos.

Com o Náutico abrindo o placar logo no primeiro minuto (em lance impedido), com um revigorado Bruno Meneghel no ataque, e com o Sport perdendo um pênalti com Marcelinho Paraíba – uma penalidade bem assinalada, na opinião do blog.

Com duas bolas na trave de um aguerrido Timbu, consciente de sua limitação técnica, mas que não fugiu do jogo. Arriscou bons contragolpes e poderia ter vencido.

E também vale ressaltar o volume de jogo do Sport durante todo o segundo. Uma equipe desarrumada em campo, mas tentando impor uma pressão na base do abafa.

A necessidade de vitória dos dois lados deixou os últimos 45 minutos (na verdade, foram 50 com os acréscimos) bem animados na Ilha do Retiro, na tarde de sábado.

Os 25 mil torcedores viram um empate em 1 x 1 em condições idênticas ao duelo do primeiro turno, nos Aflitos, com o mandante em melhor situação na tabela, mas com o visitante se desdobrando em campo. Foi justo.

No pós-jogo, esse torcedores, e outros tantos que acompanharam pela televisão ou pelo rádio, ficaram preocupados com a tabela dos rivais centenários na Série B. Os rubro-negros perderam (mais) uma chance de encostar no G4.

De fato, a diferença caiu para 2 pontos. Hoje, porém, poderia ser de “zero”.

O Náutico somou um ponto longe dos Aflitos após 11 derrotas seguidas. Já era hora, ainda mais com os times da zona de rebaixamento querendo respirar um pouco mais, com vitórias improváveis. O Náutico está em 16º lugar, no limite do Z4.

Apesar do “limite”, a margem ainda é de 5 pontos.

A cota de erros dois dos lados só fez aumentar com este empate. Os objetivos ficaram mais distantes. Para alcançá-los, restam 630 minutos para cada.

Série B-2010: Sport 1 x 1 Náutico. Marcelinho Paraíba perdeu um pênalti. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

2 Replies to “45 minutos clássicos”

  1. a analise do nosso amigo é boa mas não concordo quando diz q o sport va subir.NÃO VAI!vi o jogo no sábado.era pro Náutico ter ganho na ilha!não ganhou por que NÃO QUIS!enquanto o sport alem de desorganizado,o salto alto mais uma vez contaminou todos(comissão tecnica,diretoria e torcida).OBS:foi IRRITANTE a transmissão da”Globo Recife”.a cada 1 minuto,passava o torcedor na arquibancada e o jogo,ficou de lado.sábado,denovo a babação da globo recife no sport.e olhe q sou torcedor do clube!

  2. Cássio,
    Você provocou os torcedores/seguidores a comentar a parte final e a fase semifinal/final do segundo turno. Sem você recomendar. Vou fazer em relação à série B.
    Na parte de cima, o Coritiba já está na série A. Não importa que falte alguns pontos. O Figueirense está bem próximo e também não perde a vaga.
    Sobram duas vagas. O Bahia também está próximo da vaga, mais também tem dois confrontos diretos (América e Coritiba), pode perder a vaga se vacilar.
    Aí sobra só uma vaga. Apenas dois times disputam essa vaga (América-MG e Sport), pois os demais possuem chances apenas matemáticas.
    Se o Sport vencer o Figueirense tem chances, se empatar, adeus vaga. Além disso, acho que o Sport vai ter que vencer o América-MG fora na penúltima rodada e, talvez, já levar a vaga ou decidir em casa com a Portuguesa.
    O América tem dois confrontos diretos (Bahia e Sport), com a vantagem de ser dois jogos em casa. Se vencer os dois ou vencer um e empatar o outro, praticamente garante a vaga.
    O Sport está em situação mais difícil, pois tem dois jogos até certo ponto tranquilos em casa (Bragantino e Portuguesa) e um fora (São Caetano), que não aspiram mais nada na competição. Porém tem dois jogos, um fora e um em casa com equipes que lutam para não cair, Vila Nova e Sandré, respectivamente.  Possui ainda dois confrontos diretos fora de casa (Figueirense e América-MG) e precisa vencer os dois ou, no minimo, empatar um e ganhar outro para ter chances.
    A situação é difícil mais a vaga ainda não foi totalmente perdida.
    Sete times não aspiram mais nada no campeonato pois não vão subir e também não vão cair (Portuguesa, Duque de Caxias, Ponte Preta, ASA, Paraná,  São Caetano, Icasa, Bragantino e Guaratinguetá). Precisam de apenas cinco ou seis pontos (os três últimos para não cair).
    Também não acredito que o Vila Nova vá cair pois, apesar de ter caído um pouco nas últimas rodadas, vem em ascensão, enquanto que o Náutico vem em declínio.
    Acredito que Brasiliense e Santo André já estão rebaixados, pois não conseguem reagir no campeonato, com uma vitória ou outra perdida.
    O América-RN ainda respira, depois de duas vitórias seguidas, mas acho que não escapa, pois a distância para o 16º (Náutico) é de seis pontos e três vitórias a menos. Precisa, portanto, fazer sete pontos a mais que Náutico e Vila Nova). Como tem três confrontos diretos, se vencer os três pode até escapar, mas não acredito.
    Sobra uma vaga (que ninguém quer). Fica entre Náutico e Ipatinga. Como o Ipatinga vem reagindo (cinco vitórias em seis jogos) e o Náutico em declínio a vaga não está definida. Como o Náutico tem três confrontos diretos nas três últimas rodadas escapa se vencer dois ou, no limite, se vencer um, empatar um e perder outro. O problema é que dois desses confrontos (Brasiliense e Santo André) são fora de casa e o Vila Nova em casa.
    O Ipatinga tem dois confrontos diretos (Santo André e América-RN), ambos fora de casa e precisa vencer os dois, além de secar Náutico e Vila Nova.
    Para não ficar em cima do muro e como sou torcedor do Sport e nordestino: Bahia e Sport sobem e o América-MG sobra.
    Classficados: Coritiba, Figueirense, Bahia e Sport.
    Rebaixados: Ipatinga, Santo André, América-RN e Brasiliense.
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*