O desafio

Carlos Alberto Oliveira, presidente da FPF. Foto: Helder Tavares/DP

A FPF tem dono.

Quem manda lá, e não esconde de ninguém, é Carlos Alberto Oliveira. Ele prova isso ao passar por cima até do calendário da CBF.

A CBF libera apenas 23 datas para os Estaduais.

Em Pernambuco, o Estadual de 2011 utilizará mais uma vez um número acima do permitido pela Confederação Brasileira.

Serão 26 jogos rodadas, entre fase classificatória e mata-mata decisivo.

Em uma reunião extraordinária nesta quarta-feira, a FPF antecipou o Pernambucano de 16 para o dia 13 de janeiro. Paliativo.

Seriam quatro jogos em oito dias. Agora, apenas um intervalo será “sufocado”.

Entre a 3ª e 4ª rodadas não há solução. O desgaste físico é iminente, com um intervalo entre os jogos de apenas 48 horas. Segundo normas da CBF, deveriam ser 66.

O mandatário da Federação Pernambucana de Futebol, no entanto, diz que não há o que fazer e que continuará assim.

“Não tem nada que eu possa fazer. O clubes querem jogar a semifinal, então continuará sendo assim. E a imprensa, que fez uma polêmica com isso, que faça a tabela dela. Sou o presidente da FPF e não abro mão das minhas atribuições”.

OLIVEIRA, Carlos Alberto.

Não só a imprensa pode fazer, mas qualquer torcedor, presidente.

Exigências do dirigente: elaborar uma competição com 12 clubes e formato de semifinal e final e em 23 datas. Como ficaria? Está lançado o desafio.

Elaborei uma fórmula com os critérios. Confira nos comentários e faça a sua!

13 Replies to “O desafio”

  1. Eu acho que a solução é esta , colocar mais 4 Clubes no torneio , ficando assim com 16 equipes no pernambucano sendo a 1ª fase só jogo de ida , e a  segunda fase seria mata mata com jogos de ida e volta , assim quartas ,semi e final.
    OBS.: as 8 primeiras equipes além de conseguirem o acesso a 2ª fase, no ano seguinte teria um jogo a mais em casa teriam 8 jogos em casa e o restante do 10º ate o 16º  teriam 7 jogos em casa, o ultimo e penúltimo seriam rebaixados a serie A2, Nas oitavas de finais o Se o líder for o Sport ele só poderia pegar o santa na final, Se for o Náutico ele só poderia pegar o Sport na final, Se for o Santa ele só poderia pegar o Sport na final.

  2. Cassio,
    Como eu acompanho também o Campeonato Mineiro (sou de MG), acredito que seria interessante adotarmos uma formula semelhante a de lá. Inicialmente, teriamos jogos apenas de ida na fase inicial. Gastariamos 11 datas. Para deixarmos emocionante, dividiamos o campeonato em mais três fases com quartas, semi e finais com jogos de ida e volta o que daria mais 6 datas e somando com a primeira fase daria 17 datas! O descenço também poderia ser disputado entre os que não foram pra segunda fase… no caso os quatro ultimos, em jogos de ida e volta, o que dariam 8 datas, entretanto, seriam apenas duas a mais do que os que estão tentanto o titulo estadual. Desta forma o campeonato teria 19 datas! Enfim, curto, simples e emociante! 😀

  3. Poderia ser também dessa maneira:
    1ª fase: turno único, todos contra todos, classificaria os 8 melhores  – 11 datas
    2ª fase: 2 grupos de 4, jogando em turno e returno, classificaria os 2 melhores de cada grupo – 6 datas
    Semi-finais: jogos de ida e volta, com vantagem para o melhor classificado geral – 2 datas
    Final: ida e volta, com vantagem pra melhor classificado no geral – 2 datas
    total 21 datas.
    só a federação que não consegue fazer uma tabela com menos de 23 datas ou é impressão minha?!
     

  4. Jogos na primeira fase apenas de ida. Sport, Nautico e Santa teria menos jogos em casa do que os clubes do interior, ou as finais e semi-finais apenas na casa do melhor classificado na primeira fase.

  5. Nao precisa ser com 23 datas… eu consigo uma formula melhor.
     
    1 fase, os 12 times todos se enfrentando entre si, 6 classificados para a 2 fase. Total de 11 datas. O melhor time leva 1 ponto de bonificação.
    2 fase: 6 times, fazendo um hexagonal só de ida. 5 datas. O campeão e o vice do hexagonal passam para a final. 5 datas. Os seis q sobrarem jogam o hexagonal para decidir quem não cai.
    Final: Ida e volta, 2 jogos, o time com melhor campanha nas duas fases joga com a vantagem de decidir em casa e por 2 empates. Pronto.
     
    Total: 18 datas. Daria praticamente para fazer o campeonato com 80% dos jogos so nos fins de semana. Não desgastaria os clubes e manteria a emoção em todo o campeonato. Se quiser ainda tem espaço pra adicionar uma semifinal antes da final.
     
    Com essa formula patetica do Bode Rouco, ja tera time eliminado no inicio do returno, sendo que qualquer criança de 5 anos sabe q teremos os 3 times da capital + 1 do interior, que possivelmente sera o Salgueiro, pq tera o orçamento mais vitaminado dos times fora da capital.
    O problema maior nem é a formula de disputa, é um campeonato falido desses ter 12 times. Com 10 times nessa formula seriam 22 datas ao total, uma data a menos q a CBF reserva. Daria tranquilamente pra fazer o campeonato.
    Mas, no “engenho” que virou a FPF, quem manda é o “Coronel” Bode Rouco e seus capatazes.

  6. Pingback: Tweets that mention Pronto, acabei de fazer o meu regulamento com a exigência da FPF: 23 datas, 12 times, semi e final. -- Topsy.com

  7. ou seja:se revelou de vez o nosso”Mandatário”do futebol de 2a!como já falei aqui,q a nossa imprensa se esquece de maneira proposital nosso”presidente da FPF”e critica o Rico Teixeira,o resultado é esse.simplesmente Ridiculo.até quando nosso futebol e mentalidade vão ficar parados no tempo?

  8. Easn,

    Eu pensei nisso… Mas quis preencher as exigências da FPF: emoção (mata-mata) e muitos jogos. Assim, fiz uma competição na qual o PIOR clube jogaria pelo menos 18 vezes.

    Sobre a tua segunda fórmula: “Os 3 primeiros do hexagonal dos melhores com o primeiro da repescagem”. Se você parar pra pensar, tem um ‘quê’ de 1987…

  9. Cássio, tua fórmula é parecida com a do campeonato carioca. Mas lá tem grupos devido a história de seminais e finais de taça Guanabara e Taça Rio. Por aqui,não teria muito sentido ter 2 grupos. Poderia fazer um turno único (11 jogos). Os 6 primeiros jogariam um turno (5 jogos) e os 6 últimos (5 jogos) uma respecagem e que ao mesmo tempo seria um hexagonal da morte onde os 2 últimos cairiam. 1°,2° e 3°  do turno de 11 jogos jogariam em casa, assim como 7°,8° e 9° no hexagonal da morte.
    As semi-finais ficariam : Os 3 primeiros do hexagonal dos melhores com o primeiro da repescagem.  Como semi-final e final = 4 datas.
    Sobrariam 3 datas.

  10. Vamos lá, tentar fazer um Frankenstein.

    12 clubes, 23 datas, semifinal e final?  Ok.

    Antes, a ressalva.

    Carlos Alberto Oliveira vocifera que é “impossível” reduzir o número de clubes do Estadual de 12 para 10.

    Caso fosse “possível”, o Estadual – com o regulamento atual – teria 18 rodadas da fase classificatória, 2 jogos da semifinal e 2 na final. Total? 22 partidas, rigorosamente dentro do cronograma da CBF, que libera no máximo 23 dias para jogos.

    Com 12 e o calendário apertadíssimo (culpa exclusiva da própria FPF), não seria possível manter o turno e returno da fase classificatória. Nem que a semifinal e a final fosse realizadas em “jogo único”. Ainda assim, o total de jogos chegaria a 24. Tudo por causa da cansativa primeira fase, com 22 rodadas.

    Então, infelizmente, é preciso “inventar” um pouco (sem chegar ao cúmulo da edição de 2008).

    Idia: 2 grupos de 6 times, com sorteio dirigido – a única ressalva seria colocar 2 grandes em uma chave e o terceiro no outro grupo (para não haver risco de três grandes clubes do Recife no mesmo grupo).

    Primeira fase:
    Ida e volta nas chaves = 10 rodadas. Depois, os times de um grupo enfrentariam os times da outra chave. Assim, os 12 clubes disputariam mais 6 partidas, sendo três em casa e três fora.

    No total, 16 jogos na primeira fase. Restariam ainda 7 datas.

    Então, seria possível realizar uma fase de mata-mata a mais… Mata-mata com vantagem de resultados iguais para a melhor campanha, é claro.

    Quartas de final, também em ida e volta.

    Etapa seguida de semifinal e final, com 22 partidas no total.

    Para que todos os clubes jogassem pelo menos 18 vezes (número mínimo caso o Pernambucano tivesse 10 clubes), os 4 times eliminados na primeira fase realizariam um mata-mata (12º x 9º e 11º x 10º) contra o rebaixamento à Série A2.

    Desta forma, os times jogariam 18 partidas (chegando às quartas de final ou disputando o duelo contra o rebaixamento), 20 (semifinal) e 22 (final)

    Ao todo, o campeonato teria (considerando os jogos contra o descenso) teria 114 jogos, dos quais 18 seriam no estilo mata-mata. Isso representa 15,7% dos jogos. Atualmente, com 138 partidas e 6 no mata-mata, o número é de 4,3%…

    Pronto.

  11. Depois da fase de ida, onde cada clube jogaria 11 vezes, os dois últimos seriam eliminados. Ficariam 10, que fariam 9 jogos cada no returno. Sobrariam 3 datas que seriam usadas nas semi-finais (só ida) e finais(ida e volta). Surreal,né ?
    Acho que os clubes não tem do que reclamar. Não são eles que perpetuam essa figura no poder ? Agora, que engulam a tabela caladinhos e sem chiar!

  12. Primeiramente, sou a favor de sorteio para se fazer uma tabela. Não tem como alguém reclamar, é na sorte.
    Tabela dirigida sempre vai dar confusão, para beneficiar uns, outros serão prejudicados, não tem como beneficiar todo mundo.
    Minha sugestão: 14* clubes divididos em 2 grupos (por sorteio, obviamente), ida e volta.
    12 jogos pra cada, para as oitavas passam 4 de cada grupo.
    Os finalistas iriam jogar 20 datas e poderia ser feito um campeonato qualquer para os outros, só para movimentar, como esse torneio do interior.
    Os times da capital achariam bom pq poderiam fazer uma pré temporada com calma, colocando os garotos para jogar, pois com certeza ficariam entre os 4 primeiros de cada grupo.
    E aumentaria a rivalidade entre os clubes do interior pelas “5″ vagas restantes.
    *Com 14 clubes obviamente não poderia ser esse ano, seria meu modelo ideal.
    Com 12 eu faria dois jogos entre os times de mesma colocação e de grupos diferentes entre o final da primeira fase e o começo do mata-mata, tipo 3o x 3o, para jogar pelo desempate mais para frente em uma possível final.
    Só para encher linguica mesmo e bater os 20 jogos.

  13. Pingback: Tweets that mention O desafio | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*