Unificados, no papel

Unificação dos títulos brasileirosA unificação dos títulos brasileiros foi anunciada em dezembro de 2010.

A história da Série A foi ampliada.

Antes, de 1971 a 2010.

Agora, a partir de 1959…

Mas só agora o documento “carimbado” foi publicado no site oficial da CBF.

São três páginas com as disposições sobre a polêmica medida (veja AQUI).

A resolução foi assinada pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

“Desta resolução dar-se-á ciência à Fédération Internationale de Football Association – Fifa e a Confederación Sudamericana de Fútbol – Conmebol para os devidos fins. Revogam-se as disposições em contrário.”

Os campeões da Taça Brasil (1959/1968) e do Robertão (1967/1970) vão ter algum asterisco a partir de agora ou a aceitação do público será plena? Vide 1987.

56 Replies to “Unificados, no papel”

  1. Na minha opiniao o verdadeiro campeão de 87 é o flamengo pois jogou no modulo composto pelos maiores clubes do pais enquanto o sport jogou com times que na sua maioria estão,hoje,na 2 ou 3 divisão,o flamengo deveria ser caridoso com o sport e abrir mão publicamente dessa disputa e mostrar a sua grandeza pois não precisa entrar na justiça para ser reconhecido como campeão,já para o sport essa é a unica maneira pois dificilmente ganhará um campeonato brasileiro da 1 divisão no campo.

  2. Vitopeira, a prova mais óbvia de que a o módulo amarelo era segunda é própria Copa União de 88. Em 88, a Copa União foi formada pelos 16 clubes de verde e os melhores do Amarelo de 87, totalizando 24 times. Além disso, em 86 a Ponte Preta ficou em melhor colocação que o Sport e mesmo assim jogou o módulo azul, deixando clara a falta de críterios da CBF. Se banhe de já ter um “título” de segunda divisão transformado em primeira na justiça comum. Em campo, o Sport já deixou bem claro que é clube de segunda divisão.

  3. EASNO, olhe  o tamanho da imbecilidade flamenguista. Vocês insistem em dizer que o módulo amarelo era segundona…
    Então, me explica isso, o vice-campeão do módulo amarelo (e vice-campeão do brasileiro de 87) foi o Guarani.
    você quer dizer que o Guarani, que por acaso foi o vice-campeão do brasileirão de 86, disputou a segundona em 87?????!!!
    Não força a amizade, em que mundo, em que país o time vice-campeão da primeira divisão é rebaixado para a segunda no ano seguinte???
    Só se for na argentina, e no rio de janeiro, que é a argentina brasileira. (até o campeonato da província é feito nos moldes do argentino)…

  4. Equino é mais um torcedor do Sport com a mente viciada: Quanto perdem, sempre é porque foram roubados. Quando vencem, é porque são organizados e competentes. Exatamente como a mídia de Recife vende o queridinho dela. E como se o campeonato pernambucano não fosse viciado. A primeira rodada, quando garfaram o América, deixou isso claro.

  5. Guilherme de Aquino ,

    É preciso tomar cuidado ao falar de favorecimento aos clubes do Rio no STJD. Não que isso não ocorra , não estou falando disso. Mas a imprensa bairrista de SP usa e muito esse assunto para encobrir os enormes favorecimentos que os clubes de SP estão recebendo nos ultimos anos. Vou dar “apenas” dois exemplos , mas que valem por sei lá quantos…

    2005. A anulação dos dez jogos. O Corinthians consegue ganhar 4 pontos assim e tira o titulo do Inter.

    2008. Campeonato esse que todos esquecem mas o São Paulo teve uma enorme sequencia de jogos em que foi favorecido pela arbitragem na reta final. Mas isso não é STJD. OK.

    Mas o que dizer do ocorrido do ultimo jogo , que deu o titulo ao Goias ? O time goiano tinha perdido o mando de campo uma rodada antes e levado seu jogo para Itumbirara , região onde o time tem uma enorme torcida. A CBF , APOIOADA PELO STJD , tirou o jogo de lá e levou para Brasilia , no novo estádio do Gama , construido e reformado com o dinheiro publico. Lá , o São Paulo teve 90% da torcida a seu favor e venceu , com gol do Borges em total impedimento.  E o São Paulo terminou 3 pontos na frente do Gremio.

    Ah , mas o Goias estava fora da disputa…

    Sim , estava. Mas em 2009 também estava e venceu o São Paulo na penultima rodada em Goiania e tirou o São Paulo da liderança.

  6. Considerações :

    – A familia Zveiter é toda ela torcedora do Botafogo. O Zveitão , aquele que anulou os dez jogos em 2005 e colaborou e muito para o titulo do Corinthians , é conselheiro do Botafogo.

    – Quanto a 1987 , o próprio presidente da CBF diz que a decisão da justiça “o impede de não declarar o Sport como campeão de 1987” e deixa claro que o Flamengo e o C13 precisam agir para que o clube carioca seja reconhecido também como campeão.

    Acho que no futuro isso ocorrerá. Assim como 1967 e 1968 , o futebol brasileiro terá dois campeões em 1987.

    E agora , Sport , vamos olhar para frente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*