Superior Tribunal de Justiça Míope

Exclusivo. Confira abaixo a sentença completa do Superior Tribunal de Justiça (STJ), datada de 10 de março de 1999 e assinada pelo ministro Waldemar Zveiter, negando seguimento ao agravo da União Federal sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987, mantendo a exclusividade com o Sport. O documento manteve as decisões anteriores.

É contra este documento que a CBF terá que se entender daqui por diante…

27 Replies to “Superior Tribunal de Justiça Míope”

  1. Cacá, pelo jeito você é, no mínino, desinformada ou não entende nada mesmo sobre a história do futebol brasileiro.
    Expliqui-me uma coisa: Como o sport poderia disputar a série A de 1987 se em 1986 ele foi rebaixado?

  2. “Cacá, pelo jeito você é, no mínino, desinformado ou não entende nada mesmo sobre a história do futebol brasileiro.
    Expliqui-me uma coisa: Como o Guarani poderia disputar a série B de 1987 se em 1986 ele foi o vice campeão, perdendo o título para o São Paulo? Ou ainda, como a Ponte Preta disputaria uma serie C (módulo Azul) se no campeonato de 86 a Ponte Preta(22º) obteve colocação superior que a do Sport(28º).”

    Acredito que quem seja desinformada e não entende nada da história do futebol e dos regulmantos e a senhora.
    Como todo o respeito, mas falar isso que a senhora falou é coisa de inculto. Quer usar as regras atuais, para falar de algo passado, e não as regras da época. Saiba que até aquele ano, os estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de SP, os cinco primeiros do RJ, os dois melhores do MG, do RS e os campeões estaduais de outros estados se classificavam. O único critério válido para se classificar para o nacional serie A, até então, era obtendo as primeiras colocações nos estaduais(portanto, era possível que o vice-campeão ou o 4ª colocado não disputasse o campeonato da 1ª divisão no ano seguinte). O guarani foi 17º no paulista de 86 pelas regras da época não estaria na primeira divisão em 87. Outro exemplo, o brasil-RS foi 3º colocado na primeira divisão em 85 e disputou a segunda divisão em 1986. Pois foi o 7º no gaucho de 85.

  3. Pingback: Olhos abertos no STJ : Blog dos Blogs

  4. Pingback: Olhos abertos no STJ | Blog de Esportes

  5. Sou torcedor do Santa Cruz Futebol Clube, campeão Pernambucano 2011, mas o campeão brasileiro 87 é o Sport.
    Caso o Flamengo reclame na Fifa e o poder político carioca faça a Fifa mudar a história a favor do Flamengo, pior para a Fifa que pela primeira vez na história vai aprender que também não está acima do bem e do mal e que não pode fazer o que quiser. pela primeira vez teremos um clássico entre a soberania brasileira X  uma federação esportiva internacional. Caberá a justiça brasileira, Polícia Federal, Ministério Público, Presidência da Republica e sociedade brasileira fazer valer a força da justiça brasileira em solo brasileiro. Entre a justiça brasileira e a Fifa ou qualquer outra federação esportiva, prevalecerá sempre a justiça brasileira, pelo menos em solo brasileiro. 87 é do Sport ou a justiça brasileira ficará sem moral.

  6. O Sport é campeão brasileiro de 1987 tanto quanto o Vasco é campeão brasileiro de 2008… e este post é típico de quem não sabe do que está falando… Além de não ter abordagem jurídica, não tem cunho jornalístico… o rapaz que postou aqui é um simples bocarroto.

  7. Amigos flamenguistas, fiquem tranquilos, tudo que está acontecendo já era previsto. pessoas como esse blog de pernambuco poderiam já ter sido esmagados pelo poder do flamengo na primeira vez que o sport entrou na justiça, lá atrás, quando ganhou o título no papel, porque a FIFA PROÍBE QUE QUALQUER CLUBE ENTRE NA JUSTIÇA COMUM!!!! A cbf deixou na época, porque queria prejudicar o flamengo. Acontece que agora ,com a mídia gigante do jeito que está, todos conhecerão o poder da torcida do flamengo na política da cbf. O sport vai ser desfiliado!!!!KKKKKKKKK!

  8. Se ricardo teixeira tem esse poder todo … nós brasileiros devemos tomar muito cuidado … ja imaginaram se este imbecil aceitasse um pedido de bruno ex-goleiro do flamengo?   este no dia seguinte estaria livre … sendo assim o fernandinho beira mar, também entraria com recurso na cbf e sairia livre Cuidado ricardo teixeira gosta muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitttttttoooooooooo de dinheiro …

  9. Quem ricardo teixeira patricia amorim a rede bobo para  mudar uma decisao judicial ????  de fato essa quadrilha  quer mesmo é por as maos em muito dinheiro da futuras transmissoes do campeonatos brasieliros … tive a oprtunidade de ler em sites esortivos “eixo sul/sudete”,  e notei que eles pouco ou nada falam da decisao doo STJ, ficam colocando depoimentos de imbecis como zico e andrade, se dizendo  legitimos campeoes de 1987. Espero que o SPORT  CLUB DO RECIFE, entre com uma ação contar essa quadrilha e que a justiça os obguem a dizer em contario … vai ser o dia que assito a globo so pra ver eles afirmarem e reafirmaem que o SPORT CLUB DO RECIFE, É DE FATO E DE DIREITO NA BOLA E NA JUSTIÇA O UNICO CAMPEAO BRASIELUIRO DE 1987… uma sugestão … daria pra mandar por imail copia da decidsao para os crapulas da rede bobo ricardo teixeira e patricia amorim ???

  10. Meus Caros,
    Está claro que a CBF quer um racha do clube dos 13.  Veja bem, se o Sport assinou um papel validando o campeonato, deveria ter a ética de assumir o que assinou. Outra coisa, se o São Paulo endossou a decisão do Flamengo e do Inter de não fazer parte da vergonha que foi aquele quadrangular, ele deveria reconhecer o título de 87 do Flamengo e nem tocar na taça. Bem, é cara do Brasil as pessoas não sustentam aquilo que assinam!!!

  11. ORGULHO DE SER NORDESTINO É DIZER E SABER QUE REGULAMENTO FORAM ELES QUEM CRIOU E AGORA NAO   QUER TOMAR DO SEU PROPRIO VENENO E RECONHECER Q SPORT É CAMPEAO DE 1987. IMPOCRITA É O NORDESTINO INDEPENDENTE DE TIME. APOIAR E ACHAR Q O FLAMENGO SEJA CAMPEAO.PRA VCS SABER NO REGULAMENTO DAQUELE ANO DIZIA O VENCEDOR DO VERDE DESCIDIRIA COM O VENCEDOR DO AMARELO E ASSIM CHEGAR AO CAMPEAO….. FLAMENGO  X SPORT COM UM DELES SE RECUSOU,ENTAO A REGRA DIZ W.O   ¨SPORT CLUBE DO RECIFE É E SERA CAMPEAO DE 1987¨

  12. olha… o juizão manteve a decisão anterior, ok ok… mas a decisão anterior embora federal foi feita por juizes pernambucanos, e ainda deram decisão in totun, ou seja, tiraram todo o direito de contestar. Oras… se a fifa diz que quem recorre a justiça comum tem que ser punido, o sport tem que agradecer todos os dias por não ser banido do futebol, afinal, recorreu a justiça comum. Ja o flamengo, quando a seleção brasileira foi ameçada de ficar de fora do mundial por causa dessa pendenga, retirou tudo a pedido da cbf… agora digo, os pernambucanos são verdadeiros hipocritas, so nos jornais regionais que dão ganho de causa para o sporte, ja o restante do Brasil enaltece a campanha do flamengo. Podemos até chamar o sport de rubro negro cover do flamengo, o verdadeiro rubro negro hexacampeão.

  13. FALSO MORALISMO??

    Acho que esses hipocritas pernambucanos e todos os pertencentes ao clube dos 13 tem que se basear mais nas leis… então meus camaradas se é assim… existe algo na justiça onde se o Juiz percebe que você esta agindo de má fé jamais lhe proporciona um ganho de causa… Qual Juiz do mundo ira contra um documento assinado por Presidente de um clube que agora pede o contrario do acordo? Qual Juiz vai dar ganho de causa a um presidente imoral sem ética de um clube fétido que só quer se aproveitar de uma situação… pois se realmente se consideram e acham que são os bons pq assinaram o papel?? deixem de ser hipocritas seus falsos moralistas principalmente o besta do 6 comentario 

  14. Em lugar algum diz q o Sport tem q ser o único e exclusivo campeão da bagunça de 87. Esse é o problema. Colocaram o Fla como campeão, mas não tiraram o título do Sport.

  15. Caro amigo Cássio, como já foi dito por aí esta decisão não fala rigorosamente nada sobre a questão de 87. Decide apenas uma questão processual, acerca dos honorários a serem pagos. Enfim, não houve qualquer decisão sobre 87 feita por tribunal, somente aquela do juiz de Recife. E nem mesmo ela define que o Sport seria o único campeão.

  16. Cacá, pelo jeito você é, no mínino, desinformado ou não entende nada mesmo sobre a história do futebol brasileiro.
    Expliqui-me uma coisa: Como o Guarani poderia disputar a série B de 1987 se em 1986 ele foi o vice campeão, perdendo o título para o São Paulo? Ou ainda, como a Ponte Preta disputaria uma serie C (módulo Azul) se no campeonato de 86 a Ponte Preta(22º) obteve colocação superior que a do Sport(28º).
    A vocês sarnabarbies comecem a aceitarem os fatos e parem de se influenciar com jornalzinho e televisãozinha.
    Sport, club de tradição, raçã diferentes de algumas agramiação esportivas que são caseiras por natureza!
    Sport campeão de 87 de fato e de direito.

  17. isso é sem logica.
    como um time que disputava a serie B, que ser campeão brasileiro da serie A?
    é como Juca Kfouri disse: o internacional podia entrar em campo e jogar, ja tinha perdido a copa união pro flamengo mesmo, a “CBF queria o cruzamento dos modulos”, ele nao tinha nada a perder, e o flamengo não queria jogar, ele podia entrar em campo e tentar o título.  mas internacional não jogou, porque teve caracter.
    o presidente do São paulo sempre reconheceu o flamengo como campeão de 87, e agora ta falando merda.
    era pra CBF acabar com esse título de 87. nem um, nem outro .
     
    pronto

  18. É revoltante e constragedor a postura dos nossos ditos “lideres” do futebol brasileiro. Ao senhor, se é que tal ser merece ser chamado desse modo, Ricardo Teixeira que a cada dia deixa mais claro e notorio sua falta de carater e escrúpulos, não medindo meios para se beneficiar. Ao flamengo só posso dizer que tal postura é sinônimo de vergonha!!!
    Ao desvairado Ricardo Teixeira e cia só vejo como um CÂNCER no futebol brasileiro.
    SPORT CAMPEÃO DE 1987 DE FATO E DE DIREITO!!!

  19. Prezados amigos,
    Uma sentença Transitada em Julgado jamais pode ser revista. Mas o problema não é apenas este. 
    A indignação está também no fato de um déspota como Ricardo Teixeira, juntamente com uma imbecil de uma presidenta de um clube da dimensão do Flamengo, simplesmente acharem que podem estar acima de uma decisão do STJ ou STF.
    E o pior: como sempre, contando com o famigerado apoio das Organizações Globo (maior câncer do País) e de outras mídias nacionais (tumores malignos menores), que simplesmente vão na onda, sem sequer se darem ao trabalho de pesquisarem absolutamente nada a respeito da versão final da justiça e/ou suas consequências.
    O Brasil é mesmo um País de transloucados e desvairados, como este Ricardo Teixeira, Patrícia Amorim, entre outros, que não entendem na prática, muito embora digam que o façam na teoria, o que representa a justiça e o estado democrático de direito.
    Ao Sport, e seus nobres torcedores (ou seriam lutadores?), cabe buscar, nesta mesma justiça, os reparos para os imensos prejuízos que esta mentira deslavada e sem cabimento jurídico possam ter sobre sua digna e histórica imagem.
    Pelo Sport e por nossa Honra Tudo!
    Abraços.

  20. mais uma vez,Pernambuco,dá mais um show de”moralismo”.só não lavei as mãos.por isso q me sinto cada vez mais limpo.infelizmente,caros nobres,somos FALSOS MORALISTAS!

  21. Em verdade, prezado Cassio, esta decisão trata de uma questão processual. Na verdade, o que o STJ diz ai é que a decisão definitiva foi dada pelo TRF5.
     
    ASsim, quando o STJ relata que o juízo monocrático (primeira instância) decidiu julgar procedente in totum as pretensões da exordial (petição inicial do SPORT) e,  ao mesmo tempo, nega seguimento ao Recurso interposto, significa dizer que a decisão inicial está mantida, ou seja, a decisão que reconhece o SPORT como campeão brasileiro de 1987, bem como declara invalido as mudanças de regulamento que consagram o Flamengo como campeão.
     
    Mais proveitoso seria divulgar a sentença de 1° instÂncia e, posteriormente, a do TRF5.

  22. Pingback: Tweets that mention Superior Tribunal de Justiça Cega | Blog de Esportes -- Topsy.com

  23. Eu não consegui ver onde diz que o sport seria o unico campeao de 1987, vejo onde diz que há um agravo em considerar o flamengo o legitimo campeao de 1987, o que faria com que o sport nao fosse considerado campeao, porem ha uma brecha para divisao de titulos. Se estou errado vc poderia me espricar isso, sem paixoes clubistas e bairristas e sim com teor juridico e jornalistico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*