Da arquibancada para as ladeiras

Carnaval

Quatro dias.

Deixe o futebol um pouco de lado, torcedor.

As cores do seu time seguem intactas.

Discussões, provocações, bate-papo… Tudo em outra atmosfera.

Hora de vestir as cores do seu bloco (blocos), de sair a procura de orquestras de frevo, de encontrar gente, de reencontrar… Hora de se divertir.

Sem o aperreio das arquibancadas de cimento, da superlotação.

Multidão, agora, só nas ladeiras de Olinda, sob sol forte, ou na noite do Recife Antigo.

Todos os ritmos, todas as raças, as crenças, todos os sorrisos.

Carnaval.

A pausa maior para o futebol de Pernambuco, onde o esporte realmente para por causa do período momesco, sem rivalidade.

Em outros cantos do país a bola até vai seguir rolando.

Aqui, as três torcidas vão se misturar… Durante quatro dias. Na paz.

12 Replies to “Da arquibancada para as ladeiras”

  1. Jorge, uma coisa é retrucar tirando onda, também. Outra coisa é ficar com esse eterno chororô de pobres discriminados! Além disso, foi a pernambucanada que começou o chororô! Faz parte da pobreza de espírito de alguns pernambucanos : Falam o que querem e bem entendem e na hora de ouvirem posam de coitados discriminados!

  2. Não tem nada demais o prefeito do Rio tirar onda, assim como não tem nada demais os pernambucanos retrucarem.

    Isso é democracia.

    O que não pode é querer amordaçar os pernambucanos, né EASN!

  3. Calma EASN.

    Controle sua inveja sobre Pernambuco.

    Tá aí… mais um personagem criado por Cássio. hehehehehe

  4. O vitimismo de alguns pernambucanos cada vez mais se supera. Quer dizer que se um bloco superar o Galo as pessoas de tal lugar estão sendo xenofóbicas ? Façam o favor, deixem de frescura. Só porque ele falou isso está sendo preconceituoso e xenófobico ? E os outros nordestinos que escutam baboseiras de pernambucanos se achando os melhores da america latina em tudo quando sabemos que é falácia de um povo frustrado? Por esse raciocínio tosco, agora sempre que um pernambucano dizer que a Caxangá é a maior avenida em linha reta do nordeste, devemos considerá-lo preconceituoso. Qual o problema se o Galo foi superado ? Qual o problema se o prefeito Carioca tirou onda? A pernambucanada vai convulsionar por causa  disso ? É muito fricote!
    Quanto ao sofisma de que o carnaval daqui é democrático, só sendo otário para acreditar nisso. A elitezinha daqui não se mistura. Ficam em camarotes caros como em qualquer lugar. O Galo não passa da maior pipoca a céu aberto do mundo pois os riquinhos locais ficam em seus camarotezinhos tanto no galo como em Olinda.

  5. O Bola Preta tem mais de 90 anos, enquanto o Galo só tem 33. Neste ano o Galo desfilou com 27 trios, o Bola Preta com 5 carros de som. O Guiness “oficializou” o título de maior bloco do mundo para o Galo há 16 anos, entretanto o bloco já ocupava este posto anos antes.

    Parece que a notoriedade do Galo no cenário internacional deixava o prefeito do Rio um tanto perplexo. Ele estava engasgado com isso.

    Vê bem Eduardo M! O carioca tem de entender que o Rio exerce no país um papel de liderança e serve de espelho para todas as outras cidades por tudo que representa, sua cultura, o formato que deu ao samba que conhecemos hoje criado no Recôncavo Baiano, a vocação turística pelas belezas naturais, apesar de ter perdido para São Paulo a liderança econômica e cultural.

    Mas pelo visto o carioca despreza isto incitando rivalidades com atitudes improdutivas de preconceito e xenofobia.

    Esta liderança tem de ser exercida com sabedoria, trazendo o povo brasileiro para perto de si.

  6. Realmente Cássio!

    Postura inadequada do prefeito do Rio. Comentário jocoso, debochado que parece refletir o verdadeiro comportamento do carioca bairrista.

    Afinal de contas ele é o PREFEITO, principal REPRESENTANTE da cidade.

    Mesmo porque o Cordão do Bola Preta se apresentou num dos palcos principais do Recife durante a semana pré-carnavalesca. Que diferença de tratamento, hein?

    Vejam só o que ele disse:

    “O Bola Preta deu uma chinelada no Galo que mal está cocoricando até agora”.

    http://oglobo.globo.com/carnaval2011/rio/mat/2011/03/06/carnaval-2011-eduardo-paes-quer-bola-preta-no-guiness-923956599.asp

    De qualquer forma é legal ver Pernambuco contribuindo para a volta do carnaval de rua do Rio que há anos estava praticamente morto.

  7. Realmente a declaração do prefeito do Rio foi lamentavel. Eu não tinha lido.

    É para ser menosprezado.

    Mesmo assim , seus comentários foram igualmente ridiculos ao falar no twitter que “o Cordão do Bola Preta chegou agora e já quer sentar na janela”.

    Você conhece o que é o Bola Preta ?

    Pelo visto , não !

  8. É isso aí CÁSSIO. Quem tiver achando ruim que fique com os seus enlatados goela abaixo tentando superar o maior carnaval do mundo, o carnaval de PERNAMBUCO. Onde não há cordões de isolamento, onde não há superprodução televisiva, onde o povo se mistura, de norte a sul, sem discriminação. Esta mesma dircriminação que se espalha por aí ao dizer que os investimentos em SUAPE e no SERTÃO são obras exclusivas dos impostos destas regiões “superiores” e que estão nos ajudando a deixar de comer calango. Essa é a visão que esses “brasileiros” têm de nós. ENTÃO F…….

  9. Como já devem ter notado, meu carnaval o blog está restrito a aceitar comentários… E só.

    Nada de posts.

    Cada um que curta seu carnaval da melhor forma possível (em qualquer cidade), inclusive o blogueiro… Que gosta bastante de carnaval, diga-e, pois creceu em Olinda, no pezinho da Cidade Alta, frequentando blocos, subindo e descendo as ladeiras e que vai continuar assim por um bom tempo, se tudo der certo. Abraço!

  10. Terá sido tão ridículo quanto o prefeito do Rio de Janeiro, fomentando um bairrismo antiquado e desnecessário em pleno carnaval (ao ironizar o Galo)?

    É tão injusto assim eu achar que o Galo da Madrugada ainda é maior, mesmo que o bloco carioca tenha potencial de superá-lo (até porque a população do Rio é o dobro)? Ou teria sido só a MINHA opinião (afinal, eu posso ter uma também, certo?).

    Tá lá no meu Twitter:

    “Esse Bola Preta do Rio querendo ser o maior bloco do mundo só vai instigar o Galo em 2012, pra chegar a 2,5 milhões em PE… Aguardem!”

    O que tem de ridículo nisso? Quem sabe não foi uma verdade… Desafiado, o Galo poderá ser ainda maior no ano que vem…

    Cada um curta o seu carnaval, seu bloco… Seja lá qual for o número da PM, que costuma divulgar cálculos curiosos, não é bom duvidar do Galo…

  11. Cássio ,

    Simplesmente ridiculo o seu comentário , querendo menosprezar o tradicional Bloco do Cordão do Bola Preta.

    Seria muito mais inteligente da sua parte falar sobre as coisas boas do carnaval de Recife e nada mais , já que a sua veia bairrista se manifesta em qualquer assunto.

    Aqui no Rio , caso você seja um sujeito curioso , se abrir O Globo verá , mais uma vez , um belo destaque dado pela equipe do jornal ao belissimo Galo da Madrugada. Mas sem uma unica frase para se criar rivalidade , que acaba sempre levando para o lado da violencia.

    É uma pena que ainda se faça esse tipo de provocação !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*