Era uma vez a Cidade da Copa

Design original da Cidade da Copa, de 2009. Imgem: governo do estado/divulgação

Cidade da Copa.

Um nome forte, que muitos já confundiam até com a denominação oficial do estádio pernambucano para a Copa do Mundo de 2014, a Arena Pernambuco (veja AQUI).

A Cidade da Copa é o projeto para uma nova centralidade urbana, a 19 quilômetros do Marco Zero, na zona oeste do Grande Recife.

Porém, esse nome está com os dias contados… A Cidade da Copa será rebatizada.

Por força de contratos junto à Fifa, que detém os direitos da marca “Copa do Mundo”, o bairro de 270 hectares deverá ganhar uma nova denominação em julho.

Mais do que o nome, essa (re)apresentação vai marcar uma nova modelagem da atual Cidade da Copa, esta na ilustração acima, divulgada em 15 de janeiro de 2009 pelo Núcleo Técnico de Operações Urbana (NTOU), do governo do estado.

Com interesses privados, o investimento que poderá passar da marca inicial de R$ 1,59 bilhão até 2020 agora vai atender à demanda do consórcio liderado pela Odebrecht.

A simulação será tranasformada após articulações de executivos da Odebrecht e das norte-americanas AEG Facilities (que irá operar o centro de entretenimento) e Aecom (consultoria). A informação foi repassada ao blog pelo diretor-executivo da AEG, Bob Newman, durante a viagem a Los Angeles

Um shopping center, um centro de convenções, um arena fechada de 15 mil lugares, um ou dois hotéis e nove mil moradias estão na pauta.

Em entrevista ao blog, o diretor-presidente do Consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa, disse que ainda está tentando reverter a provável mudança de nome – a de design está mais do que confirmada. O esforço, segundo ele, é porque o nome é “bom”.

Qual é a sua sugestão para o novo nome da Cidade da Copa?

6 Replies to “Era uma vez a Cidade da Copa”

  1. ei Cássio, essa cidade estará pronta mesmo, pois só faltam 3 anos para a copa de 2014….

  2. Pingback: Era uma vez a Cidade da Copa | Blog de Esportes | ZiiPe

  3. A minha sugestão é:
    Para o bairro:  Cidade do Boi
    Estádio: Boisinho (já q/ só cabe  15 mil).  Depois dá de presente pra coisa invejosa.
     

  4.  Acho que não poderia deixar de ser também uma opção para se avaliar o melhor nome para o novo nome do estádio de Pernambuco para a Copa de 2014. Sabemos que Pernambuco vem sendo o recordista brasileiro em média de público nos estaduais já há alguns anos. Portanto, nada poderia incentivar mais ainda o torcedor pernambucano com uma homenagem mais que justa, isto, pelo seu amor ao futebol e particularmente a time que torce. Este nome deixaria todos curiosos em saber por que tem este nome ao estádio.
    Estádio Pernambuco Público Recorde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*