Resposta pública da FPF

Está no blog da Federação Pernambucana de Futebol (veja AQUI).

Que jornalismo é esse?

Gilberto Prado

“Por mim, daria uma taça para cada um. Porém, como somente haverá um único campeão, que vença o melhor, dentro do maior espírito esportivo, para que assim se encerre o melhor Campeonato Estadual do Brasil”.

O texto acima trata de um pronunciamento feito pelo presidente da Federação Pernambucana, Carlos Alberto Oliveira, quando homenageado pelos clubes pernambucanos, de forma unânime, razão do sucesso de público no Campeonato Pernambucano de 2011, superando a marca de um milhão de torcedores, antes mesmo da sua fase final. Fato esse não noticiado por jornais locais. (Mas isso é outra história. Trata-se de uma questão interna ou orientação de cada periódico na avaliação dos acontecimentos quanto a sua relevância).

O foco principal deste comentário é a interpretação jocosa, impertinente e, ao mesmo tempo desleal do jornalista Cássio Zírpoli, ainda sem nenhuma história na imprensa pernambucana. Pelo que demonstra no seu “Blog de Esportes” (Edição de terça-feira, 12), o rapaz pretende fazê-la acompanhando o rastro abjeto de uma pequena fração de nocivos profissionais que usa o poder do espaço disponível nos poderosos órgãos formadores de opinião para obter destaque através do mau que pode fazer.

Com toda certeza, através desse tipo de expediente, Cássio Zirpoli está na contramão da linha editorial coerente e imparcial do DIÁRIO DE PERNAMBUCO (onde, com muito orgulho, dediquei parte da minha vida profissional) hoje sob a orientação do meu querido amigo Joezil Barros, assim como a minha ex-companheira de batente Vera Ogando.

A essência da colocação feita pelo presidente da FPF (“Por mim, daria uma taça para cada um”) é antiga, utilizada em várias solenidades onde há uma disputa equilibrada. Nunca da forma como, maliciosamente, foi postada por Carlos Zirpoli. Na ocasião, a própria Vera (que já militou na crônica esportiva) pode confirmar isso, Carlos Alberto Oliveira quis homenagear o bom desempenho de Santa Cruz, Náutico, Porto e Sport durante a primeira etapa do Campeonato Pernambucano.

Ao desvirtuar a intenção do dirigente, o jovem Zirpoli pratica um antijornalismo que deve abandoná-lo enquanto é tempo, a fim de não macular o seu promissor talento, a ponto de já ser responsável por uma seção em um órgão tradicional como o nosso DP. Do contrário, o seu vôo profissional será tão curto quanto o de uma galinha.

Caso não tenha entendido, o motivo foi o post “Quatro campeões pernambucanos?!”, publicado aqui pelo blog em 12 de abril. Leia AQUI.

16 Replies to “Resposta pública da FPF”

  1. Cássio, fala sempre o que quiseres! Aceita o esperneio dos outros com profissionalismo. Mas lembre-se sempre que jornalista bom é o que tem fama de impetinente. De discursos oficiais e falaciosos já há saturação! O produtor e compositor Carlos Imperial já dizia “Enquanto não se puder espinafrar, qualquer elogio é sem valor”. Deixa que te critiquem para quando te elogiarem, o elogio ser realmente verdadeiro.
    Quanto sensíveis são os homens da federação, heim!? Nem o ursinho carinhoso de minha irmã se magoou com o post…

  2. Cássio, fala sempre o que quiseres! Aceita o esoerneio dos outros com profissionalismo. Mas lembre-se sempre que jornalista bom é o que tem fama de impetinente. De discursos oficiais e falaciosos já há saturação! O produtor e compositor Carlos Imperial já dizia “Enquanto não se puder espinafrar, qualquer elogio é sem valor”. Deixa que te critiquem para quando te elogiarem, o elogio ser realmente verdadeiro.
    Quanto sensíveis são os homens da federação, heim!? Nem o ursinho carinhoso de minha irmã se magoou com o post…

  3. O tal Gilberto Prado (QUEM?) vislumbrou duas oportunidades ao perfilar-se em defesa do que NÃO precisava ser defendido: a de APARECER, sair do anonimato, de onde, pelo visto, não sairá tão cedo. E a que ele perdeu: A DE FICAR CALADO.
    Segue em frente, Cassio, fazendo JORNALISMO SÉRIO.

  4. Não vi nada demais no post para merecer uma resposta oficial, muito menos desse tamanho. A ironia faz parte do jogo, quer dizer, do jornalismo.

  5. Um trololó desse todo por um texto daquele? esse profissional da fpf q se acha o tampa foi incapaz de interpretar a brincadeira de um post? ta mal demais a fpf, pelo menos de assessoria. a agressividade nas palavras eh a cara da entidade desde 1995, truculenta e arrogante! Zirpoli, continua fazendo o teu ai e falando do SPORT (sem esquecer das comadres, claro). o voo desse gilberto prado eh capaz de nem decolar, pq ja vi q deve ser queimado na praça.
    MILAGRE!!! concordei com leonardo-sp-rj-pe em um post. Obrigado, fpf!

  6. Perfeito, leonardo-pe! E mais: quando falo nas benesses, não estou colocando minha paixão pelo Santa Cruz em primeiro plano e criticando o Sport. Acho justo o Sort receber a cota, por tudo que apresentou nos anos 90. O que acho absurdo é que não tenha havido a mesma mobilização da FPF em trazer benefícios para os demais clubes. Todos sabem que o mandatário participou e articulou a entrada do Sport no C13. Depois acomodou-se. O próprio Sport sai prejudicado nessa história, pela falta de parâmetros que o campeonato estadual representa, fazendo com que o clube não tenha como medir, de fato, seu potencial. O resultado são as fracas campanhas na 1ª divisão.

  7. na verdade Lucio Wanderley,é a 6a vez q Pernambuco vai jogar a Segunda Divisão do Brasileiro(2002/2003/2004/2005/2010/2011).é um negócio chato e assustador.mais assustador é saber q o DITADOR DA FPF,vetou a transmissão de Náutico x Sport.ora:esse jogo NÃO VALE NADA!só para ver como ficará a configuração das semi finais.mas”é para levar gente aos Aflitos”.mas,pouquissimos contestam e batem Palmas para o Mandatario do nosso futebol desde 1995!

  8. desde 2002,Lúcio Wanderley,q nosso estado é figurinha carimbada na segunda divisão do Brasileiro.no mais,asssino embaixo(20:08)!

  9. o q este q vos fala vem dizendo,parece q certos”Gilbertos Prados”(inclusive aqui neste blog),não entendem!das 7 opiniões,TODAS são a Favor do Zirpoli.q diga-se de passagem,não pertence a escola ultra-ultrapassada da nossa imprensa Recifense!o blogueiro em destaque NÃO desvirtuou o q o”amado e defendido”presidente da FPF disse.botou na Íntegra.mas,tudo bem:continuem defendendo esse modelo de gestão na qual é mais fácil,botar a culpa em Ricardo Teixeira pelo atual momento do nosso futebol!

  10. Gustavo Militão, Mateus, Lúcio Wanderley, EASN e Guilherme Braga,

    Obrigado a todos.

    Primeiramente pela participação no blog, sobretudo comentando e aumentando a interação que forma essa mídia do Diario de Pernambuco.

    Sobre o episódio, vou dizer o mesmo que já havia escrito no Twitter (@Cassito_Z): vamos seguir no ritmo da internet, cada vez mais veloz. Portanto, o assunto já ficou ultrapassado.

    Voltemos ao tema principal aqui no estado, o Campeonato Pernambucano de futebol de 2011, em sua reta final. As críticas, análises, sugestões, posts e algumas doses de ironia continuarão saindo na mesma escala por aqui.

    A opinião que realmente importa ao blog é a de vocês.

    Abraço!

  11. Cássio, estou com você, acompanho seu trabalho há algum tempo e tenho plena convicção da seriedade do material por você produzido. Acontece que as finas ironias as vezes são interpretadas como ofensas diretas. Quem veste a carapuça é que tem que ter vergonha.
    Continue seu trabalho e não mude sua linha editorial. Não mude por causa de uma instituição arcaica, cujos diretores se perpetuaram no poder, escolhendo por nós (isso é democracia?) o que é melhor para o futebol de PE.
    Futebol no Brasil não é esporte, transcende tal barreira, é cultura, impregnada no seio da sociedade brasileira. Pena que alguns se acham no ‘direito” (talvez entendam ser direito divino) de tomar todo tipo de decisão, à nossa revelia.
    Tô contigo e não abro velho.

  12. A resposta desse cidadão mostra como faltam argumentos à FPF. Ao invés de rebaterem a crítica do Cássio com argumentos, preferem atacar a pessoa do mesmo. É a forma amadora dos dirigentes pernambucanos em ação!
    Tentam esconder a incompetência com ataque pessoal, estórias de conspirações do” sul malvado “e etc.
    Parabéns pelos posts e pelo blog Cássio. Quem tem bom senso não aguenta o grosso da imprensa esportiva pernambucana, que endossa essas estórias de coñspirações para esconder a incompetência dos dirigentes dos clubes e do Bode ( L’état est moi).

  13. Até 2002, o estado nunca havia ficado de fora da 1ª divisão. Com Náutico e Sport e Salgueiro cambaleando, na Série B, um cenário melhor em 2011 ainda está um pouco distante. O Santa segue tentando sair da Série D.

    Notem bem: ATÉ 2002, PERNAMBUCO SEMPRE CONTOU COM, AO MENOS, UM REPRESENTANTE NA ELITE DO FUTEBOL NACIONAL. PELA 5ª VEZ NOS ÚLTIMOS ANOS, NÃO TEREMOS REPRESENTANTE ALGUM NA 1ª DIVISÃO!
    Os clubes têm culpa? Claro que sim! Mas o modelo criado pelo senhor Carlos Alberto, onde apenas um clube sempre foi favorecido e agraciado com as benesses do Clube dos 13, enfraqueceu o futebol estadual. Náutico e Sport cambaleando. Santa Cruz desmoralizado e enfraquecido. E outros centros, que sempre tiveram menor expressão, como Ceará, Paraná e Santa Catarina acima de Pernambuco. O futebol pernambucano vai na contramão do crescimento econômico do Estado!

    Uma boa leitura:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/17/esportes9_0.asp

  14. Cássio, nunca se deixe abater por comentários invejosos, sarcásticos e JURÁSSICOS de “profissionais” ultrapassados. A imprensa esportiva pernambucana tem nomes importantes como Lenivaldo Aragão, Luiz Cavalcanti, Barbosa Filho, Aramis Trindade (que nos deliciava com seus causos no antigo Tablóide Esportivo) e outros. Não podemos esquecer esse e outros nomes importantes. Mas, quem é Gilberto Prado? Eu, por exemplo, não o conheço. E se conhecesse diria que ele não está sendo o “bom profissional” que descreveu, pois o direito de discordar é sagrado, mas não nos dá o direito de rebaixar ou tripudiar dos nosso congêneres.
    Moro atualmente em Fortaleza (sou servidor público federal) e agradeço a Deus por poder, todos os dias, ao chegar do trabalho, ler as notícias do amado futebol pernambucano. Saber como meu clube de coração está e suas novidades. Debater com os demais participantes.
    A FPF tornou-se refém de atitudes impopulares e intempestivas. Comandada por personagens que fariam inveja aos fantasmas existentes nos porões da ditadura. Subordinada a mentes arcaicas, ultrapassadas e doentias.
    A desculpa é de que ninguém quer assumir a cadeira. Mas como alguém, em sã consciência, poderia candidatar-se a um pleito, sabendo do seu resultado antecipadamente? DERROTA! Sim, porque o estatuto atual, que privilegia figuras asquerosas como os presidentes de liga, é muito CÔMODO para que os sanguessugas se deem ao trabalho de, APÓS 20 ANOS NO PODER, modificá-lo!
    Não se deixe abater, Cássio. Nós, que participamos do seu dia a dia, sabemos reconhecer os verdadeiros valores do seu trabalho! A humildade com a qual você trata os que tentam acrescentar informações às suas.  Parabéns e continue com seu jornalismo informativo, bem-humorado e atual! Sempre!
    Lúcio Wanderley
    Torcedor do Santa Cruz e de Pernambuco
     

  15. cássio, to contigo, tu é fera. esse bode rouco e seus asseclas são um desserviço ao futebol de PE. Essa resposta é títpica dos arrogantes que acham que podem falar o que querem e não admitem ouvir  o que não querem.
    O que dizer de um presidente de federação que assume fazer um regulamento para favorecer a um time que vem em crise?
    Ou que se nega a receber documentação de jogador em favor a um clube?
    Ou que veta transmissão de Tv para interferir numa atitude de uma torcida que não quer dar dinheiro ao rival e pagar ingressos caríssimos num jogo que não vale nada?
    Bode rouco, és um filho da mãe arrogante.

  16. Le etat es moi! (OLIVEIRA, C. Alberto)
     
    E o troféu baba ovo do ano tem candidato forte, para mim esse GilbertoPrado (quem?) já ganhou…
     
    Segue o enterro, como ou sem o déspota da FPF!
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*