Brasileirão sem fim, nos tribunais

Reportagem interessante sobre os meandros jurídicos do Brasileirão de 1987.

Grande parte do assunto do vídeo abaixo já foi amplamente discutido no blog, é verdade. No entanto, a brecha da lei sobre o caso, cujo título agora está oficialmente dividido entre Sport e Flamengo, ainda pode, sim, ter alguma reviravolta.

O vídeo é do Programa Via Legal, exibido nas TVs Jutiça, Cultura e Brasil (veja AQUI).

Torcedor, você acredita que a CBF ainda possa revogar a decisão sobre a divisão?

14 Replies to “Brasileirão sem fim, nos tribunais”

  1. Vocês que são da massa falida, tricobarbies, esqueçam 87 porque é briga de time grande e não de timecos que se gloriam com títulos estaduais. Querem até comparar o Ceará com o time mais glorioso do Nordeste, Sport. O Nordeste só tem 5 títulos nacionais, 3 do Sport e 2 do Bahia; quantos o Ceará tem? Em nível nacional, entre todos os times do Norte e Nordeste, somos o melhor no ranking da CBF, 16º.  Somos o melhor representante do Nordeste. Além dos títulos somos: finalista da 1ª Copa do Brasil, finalista da Copa dos Campeões e 2 participações a Libertadores (a segunda participação inesquecível). Ah! Adicionem dois Nordestões. 

  2. eu cansei desse assunto.muito tambem culpa de uma imprensa FALIDA feito a Brasileira!é um problema serio.o futebol pernambucano parece o futebol do Uruguai q vive de 1950.concordo com o Raciocínio do Eduardo M.(14:24).nem o Flamengo Vive tanto desse título de 1987.a Copa Do Brasil ganha pelo Sport em 2008,já está ficando”esquecida”!

  3. O melhor clube no Brasil para ser dirigente é o Sport. É maravilhoso.

    No século 21 , o Sport é um clube de segunda linha no cenário nacional. Basta analisar o retrospecto. Em onze campeonatos da série A ( 2001-2011 ) , o ‘campeão de 1987’ disputou apenas 4 deles ( 2001-2007-2008 e 2009 ) , sendo um enorme saco de pancadas dos demais times. Em duas vezes , 2001 e 2009 , foi lanterna da competição , ou seja , em 50% das vezes.

    O projeto do Sport parece ser mesmo roubar o titulo do Ceará como time que mais vezes jogou a segundona do brasileirão na história…

    Mas nada disso incomoda a torcida. Não !

    E os dirigentes já descobriram isso. A torcida do Sport é facilmente iludida ,manupilada. Basta levantar a bandeira de 1987 e pronto , todos os problemas do time viram de lado…

    Mas incluo os “jornalistas esportivos” do estado também. Não estão nem ai para o fato do futebol pernambucano ter sido jogado lá para baixo , atrás até de forças emergentes , como o futebol de Santa Catarina. Já foi passado com folga pelo Paraná e por Goias. Não !!!!

    O importante é sempre falar de 1987 , o titulo que o Sport ganhou de mãos beijadas com a divisão homologada pela CBF.

    Se o Sport tivesse disputado a primeira divisão de 1987 , seria o ultimo ou penultimo colocado.

  4. Cássio,
    é nisso que dá o título Denorex do seu clube de coração.
    Jogar com Treze, CSA, Mixto, etc. e dizer que é campeão brasileiro foi a melhor piada que a ilha-da-fantasia podia fabricar naquela época.
    Um abraço, Fernando Arruda.

  5. Com a desistência da CBF organizar a competição, o Clube dos 13 decidiu realizar seu próprio campeonato
    V
    Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco
    V
    O Clube dos 13 ainda convidou as três equipes mais populares de Estados que não tinham vaga na Copa União para tornar a competição mais nacional.
    V
    Coritiba, Goiás e Santa Cruz
    V
    A CBF decidiu organizar o Módulo Amarelo com os clubes que se classificaram entre os 28 da Copa Brasil 1986 e não estavam na Copa União. Ainda CONVIDOU Sport e Vitória.

  6. Pela Copa Brasil 1986, os seis primeiros de cada grupo da segunda fase teriam vaga no Brasileirão do ano seguinte. Com a briga na Justiça entre Joinville, Vasco e Portuguesa, a CBF determinou que seriam os sete primeiros de cada chave.
    V
    América-RJ, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional-RS, Internacional-SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco-ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze e Vasco

  7. Edward, por que você não se informa também?
    “Como o Guarani, vice no ano anterior, iria jogar uma segundona? O próprio Bangu, que ficou à frente de Flamedo e Fludeusse no ano anterior foi relegado à segundona?”
    E como o sport entrou no lugar da Ponte Preta? Pela janela?
    O critério da CBF era formar uma grupo com os dezesseis melhores de 1986que não estivessem no módulo verde: o sport ficaria fora!
    E isso já contrariava o regulamento do ano anterior, que falava que os sete melhores de cada chave teriam vaga assegurada em 1987: o sport estava fora DE NOVO!
    Cadê o REGULAMENTO?

  8. Eduardo M, meu filho, um pouco mais de conhecimento nunca deve ser negado. Leia mais, procure o regulamento daquele ano, o C13 se manifestou contrário ao cruzamento mas quer a taça da CBF? Por que não fez uma taça pra ele? Como o Guarani, vice no ano anterior, iria jogar uma segundona? O próprio Bangu, que ficou à frente de Flamedo e Fludeusse no ano anterior foi relegado à segundona? O C13 mesmo, na pessoa de EURICO MIRANDA, empossado dos poderes legais, ACEITOU o cruzamento, está lá assinado. O grande problema dos brasileiros, opa, flamenguistas, é que emprenharam pelos ouvidos de uma rede de televisão que para não se expor no esquema vergonhoso que tentou armar mentiu descaradamente.
    Quer dizer que se um time pegar uma chave bem mais fraca não pode ser campeão por que não jogou com os principais? O campeonato de 90 teria o Vasco como campeão mesmo que ele perdesse?
    Meu Deus, até quando o Sport e seus torcedores, os brasileiros sérios irão ter que aturar uma mentira tentando ser “empurrada” goela abaixo? Os flamenguistas deveriam ter vergonha disso e cobrar de seus dirigentes na época, na pessoa do Sr. Márcio Braga, o porquê de não terem entrado em campo. Poderiam ganhar, poderiam perder mas, acima de tudo, GANHAR EM CAMPO pois só quem ENTROU EM CAMPO realmente, foram SPORT e GUARANI.
    Hoje o abismo está voltando novamente, a mesma rede de TV está tentando fazer valer um esquema em que os times do interior do Brasil, do interior de TODOS os estados virem barriga de aluguel de poucos clubes no país. Não entendo o motivo de aceitarem mas, depois dessa estória da CBF “dar” um título inexistente ao Flamedo, começo a vislumbrar os reais interesses.
    Ah, e não venham me dizer que o título do Sport foi dividido, eles não têm respaldo nem poder para isso, eles “deram” um ao Flamedo, situação que MUITO diferente do que pregam.
    Flamenguistas, se quiserem conhecer a taça que vocês fizeram uma réplica de ISOPOR ela está exposta no Sport Club do Recife. CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 e da COPA DO BRASIL DE 2008.

  9. Questinador ,

    O problema é que não foi o Flamengo que se recusou a fazer o cruzamento. Foi uma posição tomada pelo Clube dos 13. Se fosse o São Paulo , Fluminense , Cruzeiro ou qualquer outro time , a situação seria a mesma.

    Veja o caso do Inter , que foi o vice campeão brasileiro de 1987. Ele estava no quadriangular suposto. Sem o Flamengo , é claro que o Inter venceria uma disputa contra os fracos times do Sport e do Guarani. Mas o Inter não foi aos supustos jogos. Por que ? DECISÃO DO C13.

    Ano passado , no auge da polemica , o vice presidente Fernando Carvalho , tido como um dos cinco maiores presidentes da história do Inter , disse numa entrevista na ZeroHora que o campeão de 1987 era sim o Flamengo e , quando questionado por um jornalista gacuho do porque não mandou o time a campo , mesmo sem o Flamengo , ele disse “que jogos você está se referindo ?. Em janeiro de 1988 , o Inter estava de férias , seguindo o calendário oficial da CBF”

    Agora , o sr. Cassio Zirpolli vive de 1987. Ele deve ser filho de uruguaio , que vive de 1950.

    O sr. Cássio Zirpolli é incapaz de discutir a péssima fase do futebol pernambucano , fase essa que começou no inicio do século 21 e se mantem de forma persistente , sem nenhum sinal de mudança.

    Então , assim como os dirigentes do Sport , o sr. Cassio Zirpolli vive tentando ressucitar a polemica de 1987 , quando o Sport ganhou um titulo dividido que NUNCA teria condições de conquistar no campo.

  10. Não há brecha na lei nenhuma, Cassio. Só existiu um campeonato brasileiro em 87 e na decisão judicial está claro que o Sport é o único campeão. Transformar o flamengo em campeão é a mesma coisa que dizer que o regulamento era inválido, e então, consequentemente, não existiria nenhum campeonato, nem nenhum campeão.

    O problema não é a besteira que a CBF fez, porque daquela entidade se espera tudo. O problema é que, até agora, eu não vi o Sport agir.

  11. No Nordeste e na bola só quem venceu foi o Bahia. Mas o Flamengo deveria ter feito esse maldito cruzamento. Era só dar duas enfiadas no sport e acabava esse problema. Time para isso tinha. O time do sport ninguém lembra.

  12. Já havia visto. Ótima iniciativa sua……como sempre antenado nas questões futebolísticas de PE, sem gerar polêmica nem sensacionalismos……
    A DIRETORIA do SPORT tá só esperando o momento certo pra fazer valer o DIREITO DO SPORT. Não sou jurista, advogado, nem nada correlato. Pelo que entendo, como muita gente também deve entender……o que TRANSITA EM JULGADO não há possibilidade de recurso legal pois já foi julgado na última instância jurídica. Deixem só a Série B começar após se negociar com patrocinadores e direitos de transmissão, definitivamente…..
    Vão ter que voltar atrás com a PORTARIA e se brincar o SPORT ganhará dinheiro com indenizações….pois é de FATO e de DIREITO o ÚNICO e LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987!!!
     

  13. O Assaf se descontrolando com a mentira que conta ha mais de 20 anos. jornalista ridiculo. tipico da imprensa carioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*