O passado através de Kuki

Kuki, ídolo do Náutico. Arte: Bosco/Diario de Pernambuco

Faz tanto tempo assim, torcedor alvirrubro?

Em 3 de janeiro de 2001, um baixinho realizava o seu primeiro treino nos Aflitos.

Contratado já com idade avançada, o atacante nunca havia brilhado nos principais centros de futebol do país. No máximo, em divisões inferiores da região Sul.

O nome tinha apenas quatro letras, mantendo uma tradição nas denominações dos goleadores em Rosa e Silva, tendo Bita como o maior exemplo, é claro.

Do nada, explodiu.

Passou a fazer muitos gols, colecionar marcas quase insuperáveis no clube.

Passou a reescrever a história do Clube Náutico Capibaribe. Ele mesmo, Silvio Luiz Borba da Silva, ou simplesmente Kuki.

A “revelação” de 29 anos marcou uma década nos Aflitos. Se tornou o atleta que mais vestiu o uniforme timbu em 110 anos.

Foram 389 partidas, com direito a três títulos estaduais e três artilharias do Estadual. Kuki virou sinônimo de raça, perseverança e festa nas arquibancadas.

Kukê! Kukê! Kukê!

Ao todo, marcou 179 tentos. É o 4º maior goleador do clube. Na frente dele, só Bita, Fernando Carvalheira e Baiano.

É claro que ocorreram atritos durante o longo relacionamento. Chegou a mudar de camisa. Mas voltou para “casa”. Virou auxiliar técnico.

Não tinha como deixar de viver o Timbu, a sua paixão tardia, mas incondicional.

Futebol, agora, só como brincadeira… Como rachões e futevôlei em Boa Viagem. Os gols, as arrancadas, a alegria e até a raiva em campo, ficaram no passado.

O tempo parece cada vez mais rápido…

Aquele Kuki completa 40 anos neste sábado, 30 de abril de 2011.

A história sempre dá uma chance para ser reescrita. Às novas gerações.

One Reply to “O passado através de Kuki”

  1. Lembro muito bem do primeiro gol que vi Kuki marcar. Jogo amistoso, num sábado ou domingo de manhã, contra a Cabense. Antes do jogo, cornetagem forte nas sociais. Quem já viu jogador com esse nome, Kuki? 90 minutos depois… a corneta virou aplauso. Principalmente depois do gol que Kuki fez, do tipo entrou com bola e tudo no gol. Meses depois vi o baixinho pular, ou literalmente voar, na direção da torcida, naquele canto que fica em frente a bandeirinha, do lado em que Kuki marcou o primeiro gol da final contra o Santa Cruz, no arruda. Grandes lembranças. Grande atacante alvirrubro. Parabéns, Kuki!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*