Primeira volta olímpica de 2011

Troféu da Taça do Interior do Pernambucano de 2011. Foto: FPF/divulgação

Primeira volta olímpica de 2011, primeiro troféu pernambucano.

Na noite desta quarta, Salgueiro e Araripina decidem a segunda edição da Taça do Interior. No jogo de ida, empate em 1 x 1. A fórmula é a mesma da Copa do Brasil.

Como o estádio Cornélio de Barros está em reformas, a final será em Petrolina.

Acima, o troféu de campeão, cujo nome oficial é “Edualison Matos Santos”.

Não reconheceu? Trata-se de Edu Matos, ex-atleta do Araripina, que está em estado vegetativo após múltiplas paradas cardíacas durante um jogo pelo clube em 2010.

Ao jogador será destinada uma fatia de 15% da renda da final.

Sugestões para a Taça do Interior: o formato precisa de ajustes urgentemente.

Atualmente, o vencedor não ganha absolutamente nada. Nem prêmio em dinheiro nem vaga para alguma competição, como Série D, Copa do Brasil etc.

Outro ponto, talvez o principal, é a ausência do melhor time do interior de fato, aquele classificado no G4 do Estadual, acima dos competidores, do 5º ao 8º.

Por que não criar uma forma para esse time (Central em 2010 e Porto em 2011) entrar logo na final, por exemplo? O torneio teria mais sentido. Seria mais justo.

6 Replies to “Primeira volta olímpica de 2011”

  1. FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL – ASSESSORIA DE IMPRENSA
    RESPOSTA AO JORNALISTA CASSIO ZIRPOLI

    Inicialmente, esta Assessoria de Imprensa agradece ao jornalista Carlos Zirpoli pela divulgação em seu prestigioso blog (Blog dos Esportes) pela divulgação da decisão do Campeonato do Interior Série A1 – 2011, nesta quarta-feira (4), entre as equipes do Salgueiro e Araripina, tendo como palco, o Estádio “Paulo de Souza Coelho”, em Petrolina.
    Fica ao mesmo tempo este Departamento da Federação Pernambucana de Futebol grato pelas sugestões feitas quanto ao formato da disputa, salientando, todavia, apesar de relevantes e bem intencionadas, com todo respeito à subjetividade do competente profissional, divergem do objetivo da competição cujo modelo é similar ao de outras federações estaduais.
    Diz o jornalista Cassio Zirpoli: “Atualmente, o vencedor não ganha absolutamente nada. Nem prêmio em dinheiro, nem vaga para alguma competição, como Série D, Copa do Brasil etc.”
    Ora, é importante salientar ser meta básica de toda competição, o título, os louros da vitória. No caso em questão, vale a pena fazer empatia com um torcedor Salgueiro ou Araripina para saber o quanto lhe emociona o fato de ver o seu time Campeão do Interior.
    O mérito é comemorado até pelos atletas, mesmo profissionais. Não deixa de ser uma conquista.
    Os prêmios aos quais se refere o jornalista seriam um bom complemento. No entanto, não há como premiar o vencedor com outros certames, tais como Série D e Copa do Brasil cujos participantes são indicados pelos regulamentos da CBF.
    Continua Cassio Zirpoli: “Outro ponto, talvez o principal, é a ausência do melhor time do interior de fato, aquele classificado no G4 do Estadual, acima dos competidores do 5º e 8º”.
    “Por que não criar uma forma para esse time (Central em 2010 e Porto em 2011) entrar logo na final, por exemplo? O torneio teria mais sentido. Seria mais justo”.
    Adiantamos ser objetivo principal da Taça do Interior motivar as equipes não classificadas no G4 e mantidas na Série A1 de 2012, pelo menos com mais algum tempo, em atividade. Quanto ao Porto, o fato de ter ficado entre os semifinalistas já satisfaz, considerando ter-se equiparado, com mérito, ao chamado “trio de ferro” pernambucano.
    Na forma como o jornalista sugere, em São Paulo, por exemplo, onde o modelo é similar ao de Pernambuco, o Santos estaria disputando o título do interior paulista com Oeste, Ponte Preta, Mirassol, Paulista etc.
    Esta Assessoria de Imprensa faz questão de salientar que as considerações acima têm como objetivo explicar ao jornalista Carlos Zirpoli o posicionamento da FPF quanto à competição, sem nenhuma contestação à sua opinião ou visão mais moderna.  Trata-se apenas de uma questão de respeito ao profissional.
    Aproveitamos a oportunidade, sem nenhuma referência à questão apontada pelo jornalistas do DP, para estranhar ou (por que não dizer?) lamentar a omissão de outras editorias da Imprensa escrita (com uma única exceção) quanto à decisão do título do Interior da Série A1, nos grandes jornais diários, mesmo tratando-se de uma competição relevante.
    Um boicote (este é o termo exato), no qual volta a se sobrepor divergências pessoais gratuitas, mesmo desrespeitando leitores, particularmente de dois importantes municípios do Estado de Pernambuco, que são Araripina e Salgueiro.

    Assessoria de Imprensa da FPF

  2. Maravilhosa Graça!!!
    Cassio, você acha mesmo que a Federação com esta Copa do Interior
    está pensando nos times do interior?
    Mais fácil acreditar no papai noel.
    Um forte abraço.

  3. Boa, Cassio!
    Esta formula seria a melhor para o Trofeu do Interior realmente… nada mais justo que o melhor classificado nas fases finais esteja na final deste torneio!

  4. nem o aluguel do estadio paga, acho que vão é mandar o resto da conta pra familia dele pagar.

    Agora Cassio, pelo amor de Deus, PEDE PRA TROCAR  ESSA TAÇA COM A OUTRA, manda aquele bocado de prego pro campeão do interior e manda essa pro campeão de 2011, é bem mais bonita.

    essa FPF éuma merda mesmo, bota uma taça feia dukarai daquela.

  5. 15% de uma final que não vale nada, sem a torcida de nenhuma das duas equipes??? isso é piada neh? vão ter 76 espectadores, ai vai pagar o aluguel do estádio e fica exatamente R$15,00 pro Edu Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*