21ª final das multidões

Leão e Cobra Coral decidem o título estadual de 2011. Arte: Greg/Diario de Pernambuco

Historicamente, o clássico Sport x Santa Cruz sempre exalou um clima de decisão.

O primeiro Clássico das Multidões, aliás, foi logo em uma final do Pernambucano.

No antigo campo do British Club, diante de quase quatro mil recifenses, o Rubro-negro goleou o Tricolor por 4 x 1, em 24 de dezembro do longíquo ano de 1916.

Os gols de Mota, duas vezes, Asdrúbal e Vasconcelos deram, também, o primeiro título ao Leão – Pitota descontou. Desde então, muitas finais inesquecíveis. Ao todo, 20.

Abaixo, as conquistas de cada um nas finais. Até 1996, quando o Sport iniciou o seu primeiro pentacampeonato estadual, a vantagem era coral (8 x 7). Hoje, Sport 12 x 8.

Considerando apenas a era profissional do futebol local (pós-1937), o placar a favor do Leão fica em 9 x 8. Vale lembrar que 1990 marcou o último vice rubro-negro.

A finalíssima desta temporada será no Arruda. Lá, o Sport só ganhou em 1980.

Sport: 1916, 1917, 1920, 1949, 1953, 1962, 1980, 1996, 1999, 2000, 2003 e 2006.

Santa Cruz: 1940, 1957, 1969, 1971, 1973, 1986, 1987 e 1990.

Curiosidade: o Leão conquistou 30,7% dos seus títulos locais sobre a Cobra Coral, que, por sua vez, ergueu 33,3% de suas taças sobre o rival da Ilha.

Se neste domingo teremos Cláudio Mercante na arbitragem do 380º clássico pelo Estadual, em 1916, na primeira final das multidões, o juiz foi “Mister Bold”.

40 Replies to “21ª final das multidões”

  1. Fico muito impressionado com à atenção que alguns rubro-negros dão a torcedores de clubizinhos sem importância, caso da lombriga do canal e a barbie, mais conhecidas como tricobarbies, soma-se as duas: não chegaram, não chegam e nunca chegarão aos pés(isso mesmo, aos pés, um pouco abaixo das unhas) do SPORT. E tenho dito.

  2. Se for p/ contar turno (1999, 2000 e 2003), visto que se fosse final o Santa ganhando seria campeão, o que não era o caso, o Santa ganhando provocaria uma decisão em dois jogos. Esqueceram então 1993 e 1995 que o Santa disputou com o Sport uma vaga na final com o Nautico. ESQUECERAM DE CONTABILIZAR OS 3 SUPER CAMPEONATOS TB.
    SANTA CRUZ Campeão do Estadual 2011

  3. Rodrigo Carvalho,

    Você tem todo o direito de achar o que quiser em relação à história do futebol pernambucano, mas você mesmo diz que os jogos em 1999, 2000, 2003 foram jogos “extras”.

    Assim também aconteceu em três títulos do Santa Cruz (1971, 1973 e 1986). Sempre foi assim em campeonatos de três turnos, e os jogos sempre foram finais.

    O que poderia ocorrer, segundo o regulamento, era a ampliação da decisão, em mais duas partidas.

  4. 1999, 2000, e 2003 não eram finais, eram extra pq eram 3 turnos, e sessas extras levariam a melhres de dois jogos finais? vamos contabilizar os turnos que a coisa perdeu p/ o Santa tb então. rubro negro = Dick Vigarista —–> FATO

  5. ninosport,

    tu quer comparara midia nacional do Santa com de vcs  è???, faça isso não rapaz, vc vai morrer de desgosto, já que segundo o que um idolatra do time do boi postou aqui “o sport é uma razão pra viver” kkkkkkkk,, cuidado, o clube dos 13 acabou, vai ser tanto burronegro se suicidando, começa logo domingo, com os boiolões tendo infarto no terceiro gol do santa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Olha vcs este ano foram 3 vezes destaque na midia nacional,

    1) vice campeonato de 87, kkkkkkkkkkk

    2) a macumba e o boi, kkkkkkkkkkkkk
     
    3) suborno pra poder ir pras , semi e finais, kkkkkkkkk
    ,

    isso tudo resume-se a …  CHACOTA EM REDE NACIONAL!!!

    enquanto que o que se fala em rede nacional do santa é o tamanho e paixão da torcida, a raça dentro de campo mesmo com um time limitado (vide jogo do são paulo), melhores medias de publico em todo o Brasil, E RECORDISTA DE MAIOR PUBLICO DO ANO DE 2011, e isso tudo, pasmen, na quarta divisão , isso é que é foda!!!

    adiós muchachps

  6. O SANTA CRUZ JÁ CONSEGUIU SEUS OBJETIVOS NESSE CAMPEONATO, A COISA PODE ATÉ GANHAR, MAIS A PROBABILIDADE DO TÍTULO FICAR COM A MELHOR EQUIPE DA COMPETIÇÃO É MUITO GRANDE!
     
    SÓ PRA DESCONTRAIR… SABE O QUE SAÍ DO CRUZAMENTO DE UM BOI COM UM LEÃO… CLARO… UM BOIOLÃO.
     
    DA-LHE SANTINHA….

  7. Time sem experiência, burro, essa cobra pensa que vai ser campeão, vcs nem sabem mais o que é um título, tá não na 4ª ou 5ª divisão de sei qual campeonato, final é final e tá provado que vcs estão comedo, pq quem vinha atraz de vcs, já foi, e vão morrer na praia, feito baleia encalhada, fiquem na sua, pra não sofrer mais do que estão sofrendo, vivendo de merrecas pedindo esmola, sem pagar nada, só ganha dinheiro no PE mesmo, quando acabar, fica todo mundo liso, pisar no cabeça de vc com força eo HEXA É NOSSO, PST, PST….

  8. MUITOS TORCEM POR UM TIME DE FUTEBOL, NOS SOMOS SEGUIDORES DE UMA RELIGIAO SPORT CLUBE DO RECIFE UMA RAZAO PARA VIVER.

  9. EU ACOMPANHO O CAMPEONATO ITALIANO,INGLES,FRANCES,PORTUGUES,ALEMAO  E NUNCA VI TIMES RIVAIS SE UNIR COMO NAUTICO E SANTA CRUZ! ISSO MOSTRA COMO O SPORT E PODEROSO, QUE O SPORT SO PRECISA DO APOIO DE SUA TORCIDA E NAO SE ALIAR COM UM “RIVAL”. E QUERO QUE ALGUEM ME RESPONDA PORQUE O VERMELHO DO NAUTICO E MEIO ROSADO? 

  10. “O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará.”

  11. Santa merece ser campeão, fato! Mas o SPORT vai contrariar a todo(a)s vocês vão ver. E Pst =D – “O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará.”

  12. KKKKKK  O VINÍCIUS QUER COMPARAR A MÍDIA DO SANTA COM A DO SPORT. SÓ PODE SER PIADA. PARABÉNS, VC É UM ÓTIMO HUMORISTA. PELO SPORT TUDOOOOOOOOOOOOO.

  13. 20 anos que a sarna do canal não ganha do glorioso numa final????????
     
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
     
    A turma ainda diz que o Glorioso Papai da Cidade tem medo desse time de quarta divisão???????????????
     
    Só pode ser piada mesmo!!!
     
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. hexa é luxo e vai continua sendo..
    essa semana morreu pai edu, domingo morre o boi edu..kkk

    era um timinho muito engraçado não tem ataque meio nem zaga o unico bomzinho era magrão mais com gilberto não deu não ciro coitado ainda ta verde pegou cardozo que é uma parede o marcelinho que nimguem viu o everton sena o engolio na final eu te espero time orroroso de nota zero…kkk..

    ôôô é boi é boi…kkkk

  15. CARTA CAPITAL   (Leia com Atenção)

    Sport…SPORT..SPORT…Ah sport… QUANDO UM FILHO DA ”COISA” Fala DESSE TIMÉCO (4° Lugar no Estadual e 11 pts atrás do STA)  EU AS VEZES IMAGINO QUE É O BARCELONA,Boca Junior e etc. MAS NÃO É NADA DESSE TIPO. Um Time Fraco COM JOGADORES ULTRAPASSADOS! UM Técnico  DESEQUILIBRADO Mentalmente! Uma TORCIDA ILUDIDA QUE ACHA QUE ESTAMOS EM 2010.  Rubro-negros..PRESTEM ATENÇÃO ESTOU FALANDO DA REALIDADE VOCÊS SABEM A FORÇA DO SANTA E SABEM QUE SE GANHAMOS 8x GANHAMOS 9,10,11,100!   FICAM SE ESCONDENDO NO PASSADO.

    OBS: EU VIVO REALIDADE MEU TIME  Venceu A Coisa ESTE ANO 2X. foi A ”SARNA”  QUE PERDEU PRA UM TIME QUE NEM CAMPEONATO DISPUTA ? (Sampaio Correia) ?

  16. Esse TRICORNOR do Antônio só pode ser analfabeto, 12 x 8 pro LEÃO em decisões, procure saber tb em confrontos diretos, pois a MINHOCA COLORIDA perde de goleada, PELO SPORT TUDO

  17. parece que as tricoletes nao se lembram,eu tremo na frente de vcs kkkkk um time que dentro de 20 anos de disputas ganha 14 titulos eita tremedeira hein e isso mesmo sport 2 x 0 sarna domingo!

  18. CARTA CAPITAL    (Leia,Vai gostar)

    O Sport É UM TIME MAGOADO E SEMPRE QUANDO O PODEROSO SANTA APARECE NA MÍDIA NACIONAL ( EX: Copa do brasil 2011) Os Rubro-Negros SEMPRE TENTAM APARECER NOS WEBSITES COMO youtube e TWITTER FALANDO DE SEUS TÍTULOS CONCEDIDOS COM FALCATRUA NUMA CONVERSA ONDE ELES NEM SÃO COGITADOS.ACHANDO QUE VÃO TER ATENÇÃO. Mas é UMA CRIANCINHA MIMADA E IDIOTA QUE VAI APRENDER QUE O SPORT NÃO É NADA DE TIMÃO E VAI APANHAR DA COBRA CORAL!!!!!!!!!!

    OBS: PROCURE POR VIDEOS SANTA CRUZ X SPORT NO http://www.youtube.com E VEJA COMENTÁRIOS!   Tem tudo que eu disse!

  19. Time sem estrela, time sem divisão,sem titulos nascionais, time sem tradição, vocês chegaram num arroto esse ano, não vão ter nem dinheiro para manter o plantel, e querem falar de tremer em decisão! aff vão procurar o que fazer “lombriga colorida”

  20. Gente desculpa, mas não existe macumba. Existe sim vitória e trabalho.
    O Sport não começou bem, perdeu jogos para Cabense e Araripina, além de empatar com Petrolina e outros. Mas o Náutico fez o favor de ressuscitar o Sport quando antes da partida para o Central nos aflitos, soltou um boato que iria abrir o jogo para o time de Caruaru. Pois bem, o time do Sport acreditou na classificação e jogou a vida para poder entrar e ficar entre os quatro melhores. O Náutico criou um monstro e, depois da falta de humildade de Roberto Fernandes perdeu as semi finais para o rival. Ai vem o Zé Teodoro humilhar o time vermelho e preto ao dizer que prefere jogar com o Sport por que teoricamente é o mais fraco de todos, deixando de lado a tradição do Sport, o retrospecto dos últimos anos onde o Sport foi vencedor de 14 campeonatos em 18 disputados, nos anos 90 e 2000 só deu leão minha gente. Zé Teodoro agora vai engolir suas palavras e respeitar a bandeira do Sport que tem mais tradição que ele como técnico.  Os dois Técnicos criaram um monstro nos jogadores do Sport, esperem para ver.

    Abraços..

  21. Ricardo, é que esse ano vai valer por 10 campeonatos, tanto pelo sucesso que foii (pelo menos até a sujeira que a diretoria macumbeira do time do boi fez, subornos, roubalheiras , macumba…), e pela importancia dele para vcs, que com sua mania de grandeza e arrogancia não querem ficar pra trás nesta questao de maior quantidade de titulos seguidos.

    então com as duas lapadas que estão por vir vcs completarão 4 tabocadas em um só campeonato e ficara 18×12 em titulos pro santa…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Liga nao Ricardo …esses torcedores da sarna nao sabem ler 12×8 para o Sport e o cara dizendo que a gente treme…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Vamos lá, não será fácil para ninguém!
    Os detalhes é que evidenciarão o grande campeão desse ano.
    E que com fé em Deus, espero que dê o meu Santa Cruz!!!

  24. Eu acho que tu tas é cego lombriga do canal.
    “Hoje, Sport 12 x 8” domingo vcs vão levar uma lapada do BOI, ops Leão!
    Chupa SARNA!

  25. ESTÁ PROVADO QUE A COISA TREME EM DECISÕES DIANTE DO SANTINHA.

    E NESTE DOMINGO A TREMEDEIRA VAI SER GERAL.

    VAMOS SANTINHA.

    VAMOS DAR NA COISA NA CASA DE FESTEJOS.

    VAMOS DAR NAS BONECAS ZUZYS.

    VAMOS ENTERRAR O BOI.

    VAMOS DAR NAS MENINAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*