Cambista, o estudante de “bigode”

Filme: A fantástica fábrica de chocolate

Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, a palavra cambista se originou do latim cambiar. Até o século XVI, significava trocar, mudar e substituir. No século XVII, já influenciado pelo italiano, o termo evoluiu para troca de dinheiro, sobretudo moedas.

Em pleno século XXI, a expressão é compreendida de uma só forma: criminoso.

No futebol, parece ser uma praga impossível de combater.

O “parece” empregado na frase anterior é justificado pela falta de ações corretivas dos organizadores. Se é possível controlar 50 mil pessoas em um jogo, então qual é o motivo para não conseguir organizar uma simples venda de ingressos?

A cena é clássica. Não só em Pernambuco mas em todo o país. A venda de bilhetes para o jogão que vai parar a cidade começará às 9h da manhã.

O guichê começa a fucionar com algum atraso… Estamos no Brasil, lembre-se.

Cerca de 15 minutos depois, o aviso: “não há mais ingressos para estudantes”.

Historicamente, apenas 10% da carga é destinada à meia entrada.

Eis que, instantes depois, homens de bigode, corrente de prata e fala desconfiada começam a se aproximar daqueles torcedores que seguem na fila, já impacientes com a eterna falta de estrutura e, naquele momento, de entradas.

“Ingresso de estudante a R$ 30! Sobrando eu compro”.

Como é possível? O preço era R$ 20. Na mão do cidadão – afinal, ele está livre -, dezenas de ingressos. De todos os tipos, inclusive de estudantes.

Quantas vezes ele passou na fila? Ele é mesmo estudante? Ele pode comprar tantos ingressos assim para um mesmo setor? Aliás… Ele realmente teve acesso ao guichê?

E, para a polícia, é algo tão difícil de identificar? Devem precisar de uma lupa.

As perguntas sempre ficam no ar.

Os clubes se mantêm omissos, há décadas. Alguns porque são incompetentes para acabar com a irregularidade e outros porque a ação deliberada dos cambistas, a tal palavra odiada, faz parte do ” jogo”, da circulação clandestina de dinheiro.

Mas de vez em quando aparece algum diretor anunciando um novo e moderno sistema de vendas, é bom não esquecer. Porém, o prazo sempre foge do habitual.

O jogo seguinte sempre chega antes. A confusão também.

Com os mesmos bigodes, as mesmas correntes de prata, a mesma fala desconfiada…

A atividade do cambista é definida como crime no artigo 2, inciso IX, da Lei 1251/51, sujeita a pena de detenção de seis meses a dois anos.

8 Replies to “Cambista, o estudante de “bigode””

  1.   O PROBLEMA FOI NA BILHETARIA DO ARRUDA NESSA AMANHA  : eu tava na bilheteria as 6:30 quando ainda não estavam aberto os portões quando abriram as 10:30 não tinha + né um ingresso de estudante os cupado por isso e o sport pq foram fucionario delle q estavam vendendo ingresso !!! torcedor tricolor isso e só o começo domingo na ilha eles vão nós tratar nos  como cachorro de rua , ele não estaõ né ae pra torcedor visitante por eles quantos mais agente sofre + eles boialão fica feliz !!!

  2. Pois é Tiago, o clube está visando apenas o dinheiro e esuqece que ali existem seres humanos que querem se divertir com a família. O futebol está passando de entretenimento mara NEGÓCIO SUJO!!!

  3. Maycon, eu estava lá hoje tbm, um absurdo!!!
    Sou sócio do Sport, tive que enfrentar duas filas pra comprar ingresso, a de sócio e a de estudante para comprar um ingresso para minha namorada. Depois de passar 2 horas na fila de estudante, deixado de almoçar, chegado atrasado ao trabalho, um rapaz arrogante chamado Rodrigo, careca dos olhos verdes diz que não posso comprar o ingresso da minha namorada, mesmo eu estando com minha carteira de sócio e a carteira de estudante dela. Só poderia comprar o dono da carteira de estudante.

    Assim fica dificil de se associar diretoria do Sport, vamos acordar!! Vamos contratar funcionários sérios que não vendam pra cambistas e facilitem a vida do seu sócio.

    Sinceramente, depois de hoje não volto mais a pagar a mensalidade de sócio, só não entro nas pequenas causas pq amo o Sport, se fosse outra empresa já teria entrado!!

    Do lado de fora vi um cambista passando um mói de dinheiro pra dois jovens que me pareciam ser funcionários, um verdadeiro ” ESQUEMA”.

    Revoltado!!

     
     
     
     

  4. Na bilheteria do arco tinham vários policiais, e vários cambistas. Mas os policiais fingem que não estão vendo….

  5. Uma boa polêmica para vocês que fazem a mídia, seria as sociais do Sport hoje. O ingresso de estudante, que vendia em fila separada dos ingressos se sócio (ou seja, o sócio enfentano duas filas) começou a ser vendido hoje (atrasado) e só tinha apenas um, eu disse UM guichê e os dados de todas as carteiras de estudantes estavam sendo digitados, ou seja, era em torno de 3 a 4 minutos por pessoa. Multiplicando essa quantidade pqla quantidade de pessoas que estava na fila, que era por volta de 60. (3×60=180 minutos).  O úlitimo SÓCIO (o qual deveria ter prioridade) da fila esperaria 3 horas para comprar o ingresso de estudante do seu filho(a), ou esposa.
    Falta de competência e consideração com o torcedor!
    É uma coisa tão simples… bota gente pra trabalhar, poxa! Facilita a vida do torcedor que está ali atrasado, na hora do seu almoço para comprar o ingresso. A diretoria sabe que vai lotar o estádio, então por que faz isso com o torcedor.

    Enfim, esperei 2hrs e 32 min. para compra um ingresso de estudante!

    REVOLTADO!!!

  6. Estava eu na Ilha hoje comprando um ingresso e quase saio no tapa com um, que me pediu singelamente pra compra 2 cadeiras pra ele na minha carteira de sócio!
    Eu disse: Vai tomar vergonha nessa cara rapá! Não sou teu empregado não! Cai fora!
    Agora não aparece um policial, só tem 1 segurança que coitado não dá resolver todos os problemas sozinho!
    Absurdo!
    Compra ingresso é sempre um martírio!

  7. Os cambistas estão vendendo o todos com a nota em cartão, eles juntam um grande numero de pessoas distribui os cartões e depois de passar nas catracas recolhe.
    Isso é uma vergonha, eu estudante não consigo ingresso meia-entrada.

  8. Se o ingresso fosse impresso com seu nome e rg no ato da compra, acabava com isso na hora… Era só mostrar o RG na entrada do estádio e se identificar como o dono do ingresso…. Mas os dirigentes fingem em achar que essas soluções são impossíveis. E quem continua sofrendo é o torcedor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*