O erro antes do erro antes do erro

Pernambucano 2011, final: Sport 0 x 2 Santa Cruz. Imagem: TV Clube

Polêmica, a falta do zagueiro tricolor Thiago Matias sobre o rubro-negro Bruno Mineiro ainda rende nas discussões na cidade, uma vez que o capitão do Santa não foi expulso.

Eram apenas cinco segundos de bola rolando.

Mercante contemporizou e deu apenas o amarelo – no lance seguinte, novamente para cartão, não mostrou nada.

Agora, os corais deram a resposta à reclamação leonina (veja AQUI).

Os torcedores lembraram de uma regra básica do futebol. Ao dar a saída de bola, todos os jogadores devem estar em seus respectivos lados do campo.

Nos post, dois print screens do vídeo da TV Clube no exato momento em que Landu tocou para Gilberto. Bruno Mineiro já estava bem adiantado (assista ao vídeo AQUI).

Está na regra 8 do futebol, do início e reinício do jogo (veja as 17 regras AQUI):

Procedimentos:
1) Todos os jogadores deverão encontrar-se em seu próprio campo.
2) A bola se encontrará imóvel no ponto central.
3) O árbitro dará o sinal.
4) A bola entrará em jogo no momento em que seja chutada e se mova.

Bruno Mineiro foi o primeiro “infrator” desta regra? Não mesmo. É algo absolutamente comum no futebol, como o agarra-agarra em cobranças de escanteio, que poderiam gerar dez pênaltis por partida. Os árbitros não marcam? Aí é o X da questão.

O erro já parte dali. Mercante poderia, sim, ter anulado a saída de jogo e reiniciado a partida, o que, obviamente, anularia qualquer falta cometida por Thiago Matias.

Mas, das 143 partidas deste Estadual, pelo menos metade deve ter registrado algo assim. Caso o lance não tivesse resultado em nada, provavelmente a imagem acima nunca teria sido utilizada como defesa. Ainda que justa, dentro da regra.

Mas o jogo seguiu. Portanto, na minha opinião, um erro não justifica o outro…

Nota-se que Mercante não estava mesmo em uma tarde de sorte.

Pernambucano 2011, final: Sport 0 x 2 Santa Cruz. Imagem: TV Clube

166 Replies to “O erro antes do erro antes do erro”

  1. EASN Diz: 
    10 de maio, 2011 às 23:55
    Pois é. O feitiço virou-se contra o feitiçeiro e na verdade quem foi roubado foi o Santa Cruz, que teve seu zagueiro suspenso decorrente de uma falha grotesca da arbitragem. O cara já tinha corrido 1/4 do campo do santa cruz quando o juiz apitou o início da partida. E agora Fla Junior ? Vai continuar chorando ?

    _____________________-

    1/4 do campo?
    o arruda tem 105×73, logo cada lado do campo tem 52,5 metros… 1/4 de cada lado do campo tem 13,125 metro, que teriam que ser percorridos em 1 segundo (de acordo com esse comentário) Velocidade média de 13,125 m/s

    O recordista mundial dos 100 metros, Usain Bolt, percorreu tal distância em 9,58 segundos. Velocidade média de 0,0958m/s

    Se Bruno Mineiro tivesse na mesma prova, e com a mesma média de velocidade, teria cravado o novo recorde mundial com 7,61 segundos.

    Definitivamente, ele está no esporte errado kkkkkkkkkk

  2. tou cansado de ver wilson souza mandar voltar cobrança de pontapé inicial a regra é clara, quero ouvir agora a posiçao da federaçao em relaçao a isso tudo e tambem da rede globo que so edita materias desmerecendo o santa cruz…

  3. MASSA RUBRO-NEGRA,
    O QUE IMPORTA É QUE O CÍNICO DO THIAGO MATHIAS ESTÁ FORA DA DECISÃO!
    SE ELE DEVERIA TER SIDO EXPULSO, AGORA, NÃO IMPORTA.
    VAMOS TORCER, VENDO O JOGO PELA TELEVISÃO, QUE É PRA NÃO PAGAR A CESTA BÁSICA DOS SOFREDORES DO IMUNDÃO DO ARRUDA!
    SPORT 3 x 0 NACRUZ.

  4. Finalmente!!!!!!!!!!!!!

    Encontrei um jornalista em PE!!!!! Parabéns Cássio pela reportagem, pois pior do que uma MENTIRA, são as meias verdades… 

    Tudo tem limite, inclusive a arrogância… Sejam racionais, parem com essa loucura… que torna o campeonato ainda mais feio. A derrota mais gritante.

    Só sei que foram 3 derrotas = 1, 2, 3!!!!!!!!!!!! Estão lamentando como se tivessem perdido o campeonato numa única partida.

    Partida esta, que vcs deveriam agradecer:

    1. Agradecer a Mercante por ter classificado o export, dando 3 pontos na primeira partida do campeonato – com 2 ERROS CAPITAIS, anulação do gol do américa e validação de um gol impedido.

    2. Agradecer essa polêmica toda em decorrência dos erros de Mercante, os quais prejudicaram o Santa Cruz

    3. E agradecer a humildade tricolor que colocou o pé no freio para não dar um goleada histórica.

  5. JÁ QUE ESTÃO DIZENDO QUE HOUVE INVASÃO, PQ NÃO EXPULSOU O ZAGUEIRO ENTÃO NA FALTA EM BRUNO MINEIRO DENTRO DA ÁREA???
    ALÉM DE TER MARCADO FORA DA ÁREA, QUE NA VERDADE SERIA DENTRO POIS A JOGADA FOI FINALIZADA DENTRO DÁ ÁREA, NÃO DEU O PÊNALTY NEM CARTÃO AO ZAGUEIRO TRICOLOR…!!!

    SE É PARA SEGUIR A REGRA NA RISCA, VAMOS USAR…!!!!
    SE É PARA APELAR, VAMOS APELAR!!!!

  6. Peraí…. Choro de vencedor é???? Nunca vi!!!!!!!
     
    Jefferson Barbosa (Homem e rubro-negro)

  7. Domingo quero te encontrar
    E te devorar com todo meu prazer
    Te comer de novo faz parte da vida
    Segura meu canhão e enfia dentro do seu coração
    Põe o seu rabo na mesa 
    Chega falando que sim
    Faça de conta que eu sou seu açougueiro
    Furar você é bom demais
    É tudo que eu posso querer 
    Tirar HEXA ninguem faz melhor
    Desejo da cobra é te comer
     

  8. zagueiro burro entra sem o
    equipamento adequado
    para a situaçao de jogo.
    ou bruno nao estando adiantado
    evitaria escorregao dakele fdp?!!
     
    decada a decada a hist se repete
    eh menos mau pq demora
    neh?

  9. Tem que ter uma cabeça de boi mesmo para achar que a invasão do Bruno Mineiro não intefere no lance do Thiago Matias.

  10. Mas para uma torcida que diz ser campeão do Brasil porque disputou um simples torneiozinjo amarelo, que diz que é campeão do centenário sendo campeão no ano seguinte ao que completou cem então com cento e um anos, que é campeão invicto mesmo perdendo uma partida então qualquer ilusão é valida para eles, estão pensão que todo mundo é otário como eles são que se engana com pouca coisa não burros negros! só vocês mesmo que come este partido a verdade é a verdade e tem que ser dita doa em quem doer Saudações Tricolores Domingo no Arruda 50 mil Tricolores para ver os guerreiros tricolores da outro banho de bola no timeco da coisa vai ser o maior publico do Brasil em 2011 eita torcida apaixonada e fiel esta massa tricolor a maior do norte e nordeste vamos dobrar o numero de burro negros que estiveram na ilha do Landú domingo passado pois das 30 mil e poucas pessoas que la estiveram 6 mil era guerreiros tricolores e no arruda vai ser pelo menos 50 mil guerreiros tricolores alguém duvida disto Saudações Tricolres

  11. Pois é. O feitiço virou-se contra o feitiçeiro e na verdade quem foi roubado foi o Santa Cruz, que teve seu zagueiro suspenso decorrente de uma falha grotesca da arbitragem. O cara já tinha corrido 1/4 do campo do santa cruz quando o juiz apitou o início da partida. E agora Fla Junior ? Vai continuar chorando ?

  12. Meus parabéns ao jornalista que publicou essa matéria!
    sinta-se aplaudido de pé meu caro, é isso aí.

  13. Quem és tu ixpót pra reclamar de arbitragem! Se for falar das inúmeras falcatruas de juíz ao teu favor vou passar a noite inteira digitando. “Quem com ferro fere”…Por quê não comentam o primeiro jogo de vcs no campeonato. Já começou mostrando a cara. Falta marcada no meio de campo e cobrada na meia-lua da grande área. Gol  com a cara do ixpót. Depois gol legítimo do América onde o juíz anulou até agora ninguém sabe como. E etc, etc, etc…

  14. Perfeita a observação do Cassio…
     
    Cade os tricolores para rebater? Qual o argumento agora?
     

  15. O Santa Cruz foi roubado descaradamente com a suspensao de Tiago Matias.
    Que raca de rubro negros mala. Quando eles conseguem convencer quase toda a imprensa de que foram roubados, na realidade ,ai e que eles estao roubando alguem. Do presidente ao menos arrogante dos torcedores sao todos golpistas.
    Fazem este carnaval de indgnacao ja pensando no proximo golpe que e pressionar o proximo trio de arbitragem.
    So merecem levar uma lapada bem dada domingo para deixarem de ser trambiqueiros e estelionatarios. Pousam de honestos e vitima para dar golpes e ganhar algo. Oh cambada, conseguiram nos roubar mais uma vez com a suspensao do capitao, mas a esperteza vai comer o esperto. Da lhe santa.

  16. E agora Thiago ainda tinha que ser expulso mercante teria que ter reiniciado a partida.

    CALEM A BOCA RUBRO NEGROS  O SANTINHA GANHOU BEM E NA BOLA
    SAIU BARATO PRA VCS

  17. Pra mim isso é frescura. Desse jeito temos que bater foto de todo escanteio – pra ver se o juiz e/ou o bandeirinha não errou/erraram, por exemplo.

    O lance capital foi a falta em Bruno Mineiro. Ponto!

    Aos tricoletes, digo que aproveitem muito esta semana, como estão aproveitando. Pois vão ter o resto do ano pra chorar.

    O discurso será parecido ao de Betinha Fernandes. “Ficamos 8 pontos na frente do adversário, ganhamos 3 clássicos, só perdemos um…”.

    Mas aproveitem mesmo. Só restam 5 dias!

  18. Cássio, esquenta não. O juiz errou na saída, mas a saída geralmente não dá em nada. Errou ao não expulsar Matias. Só que não foram essas as causas da derrota do sport ou da vitória do Santa. Na bola, tirando os 60 segundos iniciais, o jogo foi bom e o Santa foi melhor. O EFEITO BORBOLETA É FOGO. Tudo mudaria se…

  19. Esse advogado da cachorra deveria pedir a quebra do sigilo telefônico da mulher dele, principalmente nas horas em que está vendo a merda do seu time jogar no mangue!

  20. Pessoal, não adianta explicar e nem exibir o que foi publicado, essa cambada de analfabetos do Export “hehehehehe como eles escrevem”, não sabem ler, rezam a cartilha da soberba de alguns idiotas que mandam no clube. Vergonha é comprar o central e outros jogadores pra poder chegar no g4 e na final, outra coisa o hexa já chegou 2×0 , 2×0 e 2×0 = 6 hexa! Agora… Será que vai ser octa 2×0?. Só lembrando, domingo tem churrasco de boi+leão o boiolão?

  21. Sou torcedor do Nautico, mas  estou torcendo pelo Santa neste final do Campeonato Pernambucano. Espero só que seja de goleada para acabar com este desejo pueril, de ser hexa, dos torcedores do Sport. Avante Santa Cruz

  22. Pessoal,

    Sobre a frase “Mas o jogo seguiu. Portanto, na minha opinião, um erro não justifica o outro…”

    Exemplo:

    A bola não toca no jogador da defesa antes de sair pela linha de fundo. Porém, o árbitro marca escanteio. Errou.

    Na cobrança do escanteio, bola na área. O jogador da defesa derruba o atacante. Pênalti. No entanto, o árbitro não marca pênalti.

    O juiz acertou no lance? Claro que não (na minha opinião). Ele errou duas vezes. Se o lance seguiu, tinha que continuar aplicando a regra. Caso não fosse assim, numa leitura mais simples, estaria liberado até cotovelada da zaga na cobrança de escanteio… Afinal, o lance não era para ter acontecido.

    Se for assim, nenhum jogo de futebol andaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*