15 anos sem o Queixada

Ademi Menezes no Sport. Foto: Arquivo/Diario de PernambucoHá exatamente 15 anos, o mundo do futebol perdia o atacante Ademir Menezes, um gigante na grande área.

O Queixada é um dos maiores artilheiros já produzidos pelo futebol brasileiro. Tanto que mereceu uma menção especial no site oficial da Fifa neste 11 de maio (veja AQUI).

Revelado pelo Sport, o centroavante foi campeão pernambucano e artilheiro com 11 gols, em 1941. No Vasco, onde brilhou, marcou 301 gols em 429 jogos.

Pela Seleção, foi vice-campeão e artilheiro da Copa do Mundo de 1950, com 9 gols, um recorde na Canarinha.

Abaixo, o premiado vídeo Um artilheiro no meu coração, produzido  pelos jornalistas Diego Trajano e Lucas Fitpaldi, ambos do Superesportes, além de Mellyna Reis. A película conta a história do craque recifense.

O documentário, vencedor da categoria especial do júri no Cine PE em 2009, já está pré-selecionado para o Festival de Chicago, no segundo semestre.

Ademir Menezes faleceu em 1996 aos 74 anos de idade, vítima de câncer.

11 Replies to “15 anos sem o Queixada”

  1. Maravilhoso documentário sobre o grande Queixada. Eu não o vi jogando mas em todas as listas de maiores jogadores do futebol brasileiro o nome dele está na lista e maior ainda o orgulho pelo fato de ser cria do Sport e muita vergonha em ver que torcedores do Leão não conhecem esse grande jogador. Parabéns pelo documentário e obrigado Ademir Menezes por ter abrilhantado ainda mais a história do Sport Club do Recife.

  2. Tenho orgulho de ser Rubro-negro, de ser pernambucano, de ser Brasileiro, de ter Ademir Menezes como destaque internacional. Valeu Ademir ! Que tenhas um lugar feliz aí no Céu !
    Viva o SPORT Club do Recife !

  3. E muito triste querer apagar da memoria do futebol um jogador de talento onde agente procura palavras para discrever a sua grandesa e nao encontra.    9 GOLS EM UMA COPA DO MUNDO,ESSE SIM ERA UM FENOMENO.

  4. UM RICO DOCUMENTÁRIO E UMA HOMENAGEM JUSTA AQUELE QUE FOI UM DOS MAIORES OU O MAIOR ARTILHEIRO EM COPA DO MUNDO E EM CAMPEONATOS BRASILEIROS. ADEMIR VC. NÃO MORREU, CONTINUA VIVO EM NOSSAS MENTES E EM NOSSOS CORAÇÕES.  PARABÉM PELO RICO COMENTÁRIO.

  5. Pingback: 15 anos da morte de Ademir Menezes, o Queixada | Resenha Neles - A resenha esportiva que não para

  6. Quem viu Ademir jogar,sabe que viu um atleta dos mais raros na história do futebol,tanto que era elogiado e temido pela Argentina,que na época do surgimento do craque tinha sem sombra de dúvidas o melhor futebol do mundo.Foi Ademir,além de jogador fora de série,um excelente profissional e caráter.

  7. Será que quando a imprensa fica bajulando os Na-Cruz, que não ganham NADA fora de PE, ela também é marrom e tendenciosa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*