Os números da vitória na televisão

Os leitores costumam colaborar bastante com o blog, tanto com críticas e ideias quanto com informações colhidas nos bastidores.

No caso, eis os possíveis valores fechados pelos 20 clubes do Clube dos 13 com a Rede Globo pelos direitos de transmissão do Brasileirão de 2012 a 2015, em um incrível orçamento de 4,2 bilhões, dos quais 74,7% vão ficar nas mãos dos 12 maiores clubes.

Globo1º) Flamengo – 396 milhões de reais
2º) Corinthians – 384 mi
3º) São Paulo – 300 mi
4º) Palmeiras – 297 mi
5º) Vasco – 250 mi
6º) Santos – 246 mi
7º) Cruzeiro e Atlético-MG – 227 mi
9º) Gremio – 221 mi
10º) Internacional, Fluminense e Botafogo –  218 mi
13º) Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Vitória, Sport, Goiás, Guarani e Portuguesa – 135 mi

No maior acordo da história do futebol nacional, que deverá ser assinado ainda neste mês, cada clube receberia 10% dos valores apresentados acima já na assinatura, como “luvas”. Dos 20 integrantes do C-13, apenas Lusa e Guarani não receberiam a verba integral em caso de ausência na Série A. Assim, o valor cairia para 35%.

Caso outro clube alcance a elite, ele irá negociar valores específicos por um ano.

Considerando que o Sport receberá R$ 13 milhões nas luvas, o Leão vai ganhar R$ 2,5 milhões mensais durante quatro anos. Haja dinheiro.

Se a diferença de investimento local já era enorme, agora ficará brutal.

Por sinal, vale a dúvida: uma vez que a Rede Globo negociou diretamente com cada clube, à parte do C-13, o que falta para que Náutico e Santa Cruz entrem na pauta?

Audiência, torcida, marca?!

45 Replies to “Os números da vitória na televisão”

  1. A torcida banguela era a maior em 1970… De 30 ou 20 anos pra cá só dá Leão!

    PST!!!!

  2. NAS MAIORES AUDIÊNCIAS EM 2010 A TORCIDA DO SANTA FICOU A APENAS 1,2 PONTO DA FINAL DA COPA DO MUNDO
     
    VIVER A VIDA: final 14/05 46.5 PASSIONE 27/12 46.3 COPA DO MUNDO 28/06 46.0 COPA DO MUNDO 02/07 45.4 COPA DO MUNDO 15/06 45.2

  3. O engraçado é o jogo entre náutico x sport não consegui ultrapassar a barreira dos 35 pontos. OXE a torcida do sport não tava em casa assistindo pela tv?… piada…

  4. isso eh a sua opiniao parcial. dizer q o sport tava desanimado na final? eh doido, eh? o SPORT lotou a parte dele naquele chiqueiro. to pra ver qual clube faria isso se levasse de 2×0 em casa. o santa, meu deus do ceu, eh q nao seria. se a torcida do sport nao tava no estadio, eh obvio q foi a torcida do sport q deu audiencia na final. pq o santa nao fez o mesmo na ilha? nao teve nem a dignidade de lotar o seu espaço la. coisa q ate a catita rosa e branca fez na final de 2010. e mais!!! quem garante q esses teus numeros sao verdadeiros? se forem, so provam q a do sport eh maior. aproveita as ferias do santa e vai pra praia, menino. eh mais futuro.

  5. Globo Nordeste transmitiu dois jogos do Náutico e dois do Sport em setembro. A Globo Nordeste, afiliada da Globo em Pernambuco, registrou em setembro uma média de 15 pontos de audiência e 44% de participação, com média de 337 mil telespectadores a cada jogo do Campeonato Brasileiro Série B nos sábados.

  6. Tá maluco michel? Ou vc é ignorante mesmo? E vc acha que toda a torcida do Santa estava no estádio? Claro que a audiência aumetou pois a torcida do Santa em massa sintonizou na Globo, já a do Sport, desmotivada depois do 2×0, já sabia quem seria o Campeão, mas se vc reparar os dados dos jogos intemediários vai perceber que em todos eles o Santa Cruz teve mais audiência que o Sport… vai dizer agora que tava todo mundo secando o Santa… viva a torcida coral, ONTEM, HOJE E AMANHà a maior e a mais apaixonada torcida do N/NE.

  7. Muito obrigado, bruno. a sua informaçao foi um tiro no seu pe tricolor. se na final da ilha a torcida tricolor nao foi, era pra ser maior na tv, ne? ja na segunda, so com tricolor no estadio, quem viu mais na tv? a do sport. hahahahahahaha
    so lamento. Sport Clube do Recife, SEMPRE a maior torcida do N/NE.

  8. JOGOS DO SANTA CRUZ DÃO MAIS AUDIÊNCIA
     

    eja as audiências dos últimos jogos exibidos pela Globo Nordeste:

    A partida Náutico x Sport, exibida no dia 01/mai, registrou média de 32 pontos de audiência e 69% de participação entre os recifenses.

    O jogo Sport x Santa Cruz, exibido no dia 08/mai, registrou média de 37 pontos de audiência e 72% de participação.

    O jogo Santa Cruz x Sport, exibido no dia 15/maio, apresentou média de 44 pontos de audiência e 77% de participação no Grande recife.

  9. Cássio,

    Você poderia nos esclarecer (com uma reportagem, ou post no blog) o que a diretoria do Náutico e do Santa pretendem fazer com relação a captação de recursos da TV??
    Quanto o Náutico receberá hoje pela Série B?
    E se subir pra série A, quanto que acrescentaria?

    Abs,

    PS: Não vi na lista os times de Figueirense, Avaí, Atlético-GO, Ceará… quanto eles ganham???

  10. Cássio, falta a Nautico e Santa Cruz o que tem sobrado no Sport: organização. O Sport é exemplo de profissionalismo em Pernambuco, assim como o Porto, por exemplo. Não costuma atrasar salários (não há esse histórico, pois mesmo antes do C-13 não fazia loucuras nas contratações, preferindo jogar com revelações das bases). Além, é claro, de ter uma torcida de massa. Na verdade, um clube que, por ano, independentemente da competição, bota em média 15-16.000 pessoas no estádio merece até mais visibilidade (em parte, se o Sport é modelo no quesito gestão do futebol, precisa aprender muito no quesito marketing).

    Agora o que chama mesmo atenção no seu post é o abismo que separa, de um lado, os cabeças do C-13 (Flamengo e Corinthians, que sequer têm estádios, e cuja média de público é decepcionante para os padrões que eles divulgam ser – o ManUnited tem média de público de 70.000 no Camp Inglês; Corinthians e Flamengo botam entre 15 a 20.000 em média aqui no brasileirão, e olhe lá!) e de outro os “pequenos” do C-13 (Sport incluso) e os “nanicos” que estão fora dele. É simplemente desumano. Basta citar uma reportagem do próprio Diario de Pernambuco, revelando que a diferença monetária entre ManUnited (maior quota) e o Blackpool (menor), era de 40 milhões de dólares (150 mi a 108 mi). Só no Brasil esse tipo de injustiça passa por legítima e justa…

  11. Pingback: Os números da vitória na televisão | Blog de Esportes | ZiiPe

  12. Ao Rodrigo,

    Os Cadernos técnicos sobre recomendação e padrões a serem seguidos nos estádios chamados “padrão FIFA” para sua Copa do mundo são baseados em situações vivenciadas e empregadas nas próprias copa do mundo.

    O novo caderno técnico, lançado pós copa de 2010 nada mais é que novas situações encontradas e aplicadas nos estádios naquela copa. Assim sendo, você pode notar que houve uma pequena, digamos, melhora de 2006 para 2010.

    O grande salto nos cadernos técnicos da FIFA foi do período de 1998 para 2002, chegando a quase que a “perfeição” em 2006.

    Não surprenda-se quando encontar em 2015, no novo caderno técnico da FIFA, imagens e soluções de sustentabilidade ambiental da Arena Pernambuco.

    O grande salto outra vez na questão de estádios pela FIFA se dará na questão ambiental…

    É viver para ver!

  13. E havia gente aqui, comemorando o fim dos C-13 e como o Sport iria ser daqui para frente, que iria perder a boquinha, etc. Piorou para “eles”.

  14. No caso do Atlético PR, os R$ 20 Milhões são realmente luvas, o Marcos Malucelli (presidente do CAP) foi categórico ao dizer isso na reunião do conselho, quando questionado pelo ex-presidente Mário Celso Petraglia. Não tem nada de adiantamento de verba, são simplesmente “luvas contratuais”. Sendo isso verdade, o CAP ficaria em um nível entre o ultimo grupo e o penúltimo, uma coisa que acho justo e já vinha sendo divulgado em alguns fóruns (…)

  15. Além dos requisitos citados, os quais Náutico e Santa Cruz têm sim representatividade – basta olhar o ranking de clubes -, uma coisa que falta é lei, que deva ser justa e cumprida, obviamente. Essa divisão de cotas da forma como foi feita, à luz da chance real da Globo perder a boquinha do monopólio das transmissões do futebol brasileiro, é uma falta de respeito total com os torcedores. Será que código de defesa do torcedor vale para alguma coisa? Também acho que Náutico e Santa Cruz devam romper com a Globo. Se é para se fu… que o faça de uma vez. É preciso pressionar. Estes clubes não podem ficar de braços cruzados.

  16. Cassio, muito o bom o texto. Agora respondendo sua pergunta, o que falta a Náutico e Santa são títulos nacionais…!!!
     
    Se quiserem o Sport pode emprestar um para cada, para ver se conseguem entrar na nova cota da TV!!!!

  17. Cássio ,

    Ainda acho que vale uma reportagem com os dirigentes do Náutico e do Santa Cruz para discutir com eles os caminhos que os dois tomarão para fazer frente ao poderio financeiro que o Sport terá nos próximos 4 anos.

    É bom lembrar que esse abismo financeiro causado pelo contrato da Globo , será refletido nas demais fontes de receita comercial , que são os patrocinadores e os fornecedores de material esportivo.

    É uma bola de neve que vai aumentando e criando um abismo financeiro cada vez maior.

  18. Questionador ,

    Se a Globo diz que vai pagar aos clubes independente da série que estarão , imagino que tudo isto deva constar da redação do contrato assinado. Sport , Bahia , Vitória , Coritiba e Atlético PR são forças regionais e são presença dominante nas suas regiões metropolitanas , o foco das medições do Ibope.

    E não se esqueça que o discurso de todos os clubes foi que , entre o certo e o duvidoso , preferiam assinar com uma empresa que paga religiosamente em dia ( ou melhor , até antes pois antecipa ) há mais de 15 anos.

  19. Pingback: Os números da vitória na televisão | Blog de Esportes : Link Mundial

  20. Ou seja , as luvas totais do Atlético PR podem ser de R$ 20 milhões , mas o que o clube fez jus no ato da assinatura foi de cerca de R$ 13 milhões. Assim como o Sport , por exemplo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*