Socialização dos prejuízos e privatização dos lucros

Câmara dos Deputados aprova a Medida Provisória 527, com sigilo sobre orçamento da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Foto: Diógenes Santos/Agência Câmara/divulgação

Na pauta do governo brasileiro o objetivo era simplificar o processo de licitação para as obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Mas ao trilhar um caminho tão impopular quanto esse da Medida Provisória 527/11, aprovada na noite de quarta-feira, a União Federal parece confirmar o que se temia na população desde o começo da aventura esportiva…

Por 272 votos a favor e 76 contra, a Câmara dos Deputados aprovou a flexibilização da Lei das Licitações 8.666 para os dois megaeventos, estabelencendo um regime diferenciado de contratações públicas (RDC), criticado pelo Ministério Público Federal.

A ação agiliza as obras cada vez mais atrasadas tendo como preço a fragilização da transparência nas licitações, havendo até o risco de escolhas subjetivas por parte do governo para determinadas obras, sem a necessidade legal de justificá-las!

É um escândalo a olho nu. Inacreditável, até.

Para completar, como se já não fosse suficiente, a proposta – que ainda precisa ser aprovada no Senado, também com maioria governista – impõe o sigilo em todos os orçamentos dos municípios, dos estados e da União para obras do Mundial.

Sendo claro: se o gasto de uma das arenas erguidas através de parceria público-privadas for superfaturado, o valor não será conhecido por meios legais…

Dos 272 deputados federais que votaram a favor desta MP 527, dez são pernambucanos: Luciana Santos (PC do B), Roberto Teixeira (PP), Vilalba (PRB), Pastor Eurico (PSB), Carlos Eduardo Cadoca (PSC), João Paulo Lima (PT), Pedro Eugênio (PT), José Augusto Maia (PTB), José Chaves(PTB) e Silvio Costa (PTB).

Cúmplices dos bilhões secretos.

11 Replies to “Socialização dos prejuízos e privatização dos lucros”

  1. agora,verdade seja dita:q a imprensa de São Paulo(sobretudo a esportiva),tem feito de tudo e mais um pouco para q a copa não aconteça(principalmente na terra deles),é notório.só não vê quem não quer!vou repetir:sou CONTRA esa copa de 2014.mas,o comportamento da mídia Paulista nesse caso,é lamentável.fica caracterizado q os interesses deles são outros!

  2. é só não andar nos onibus do Grupo CRT/RME(José Chaves).mas,o povo de são Lourenço é OTÁRIO!e não confio atualmente não só nessa classe política.mas,em Jornalista!

  3. Cássio, parabéns pela matéria e por divulgar, DE FORMA CORAJOSA, o nome desses verdadeiros #TRAIDORESDOPOVO!

  4. O líder do governo acabou de dar uma entrevista no Bate-Bola da ESPN. Ele deu explicações, ao meu ver, convincentes.
    O sigilo será do orçamento prévio das obras. Após uma empresa vencer a licitação, os valores serão divulgados e a fiscalização poderá ser feita por nós, cidadãos.
    A idéia desse sigilo inicial é que, se as empreiteiras souberem os valores disponibilizados pelo governo para tal obra, irá cobrar um preço bem próximo a esse máximo.
    Teoricamente, com o sigilo inicial, as propostas apresentadas seriam mais competitivas e benéficas para o governo.
    Inclusive ele citou que essa regra é melhor que a atual, e que deveria ser estendida a todas a licitações do governo.
    Para finalizar: não confio em nenhum político.

  5. Twitter de um destes espertinhos…

    SILVIO COSTA @SilvioCosta1410
    José Chaves @dep_josechaves
    José Augusto Maia @joseaugustomaia
    Pedro Eugênio @PedroEugenioPT
    CADOCA @cadoca
    João Paulo @joaopaulo_pt
    Vilalba @AMIGOSDOVILALBA

  6. josé Chaves q é dono do grupo Cidade do Recife Transportes Rodoviaria Metropolitana(CRT/RME).ou seja:APOIA integralmente essa copa em São Lourenço!a gente vinha cantando isso faz tempo.a privatização dos lucros(FIFA,Prncipalmente)e Socialização dos Prejuizos(Sociedade).e vamos paragar essa conta por mais de 20 anos no mínimo!

  7. EASN,

    Não só você, mas outros internautas também já usaram no blog essa expressão que acabou virando o título deste post. Sem dúvida alguma, o título foi inspirado no que vocês já disserram por aqui. É como eu já disse outras vezes: o blog também é feito de colaborações… Abraço.

  8. Desde que o Brasil foi escolhido sede dessa Copa que eu sempre disse o que seria essa Copa : Privatização dos lucros e socialização dos prejuízos. Acho que até já disse isso aqui no teu blog,Cássio. E no meio em que trabalho e vivo, e até mesmo aqui na internet, sempre ouvi que eu era pessimista, não acreditava no país e etc e etc. Sempre ouvindo essas coisas de gente que caiu no engodo do governo Lula. Para ele, o Lula, o fato de sediarmos uma Copa nos colocava como primeiro mundo. Puro engano. E a prova está aí, com essa medida que representa um tapa na cara do povo brasileiro. ENQUANTO BRASILEIRO NÃO ENTENDER QUE PARA SERMOS PRIMEIRO MUNDO PRECISAMOS RESOLVER NOSSAS DEFICIÊNCIAS NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO SEREMOS LESADOS POR ESSES QUE DIZEM DEFENDER OS INTERESSES DO POVO.
    Copa do Mundo seria um prêmio para um país que ,em tese, resolveu essas deficiências. Vamos sediar uma Copa e após isso, as escolas continuarão caindo aos pedaços e pobres continuarão morrendo nos corredores do SUS. Parece que brasileiro não aprende!!!

  9. Todos nos já estamos cansados de ver e ouvir estes tipos de comportamento por parte de nosso governantes, já ta na hora de abrirmos a boca e brigar pelos nosso direitos!

  10. Cassio, parabéns pelo blog. Se o custo do Pan-Rio foi 10 vezes maior do que orçamento inicial, a sangria das contas públicas  na Copa e nas Olimpíadas vai ser muito maior.

  11. É um escárnio, bandidagem, será possível que não tem nenhuma entidade para combater isso? Todo mundo sabia que isso ia acontecer (atraso das obras), justamente para justificar essa quebra da Lei de licitações, fugir das regras. Vergonha, para não dizer outras coisas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*