Parcialidade Press

Jornais Olé (13/06/2011), de Buenos Aires, e Mais (09/06/2011), do Rio de Janeiro

Jornalismo parcial, uma verdade no futebol? Para quase todos os torcedores, sim.

Quantas vezes você abriu o jornal e ficou indignado com alguma manchete sobre o seu clube ou sobre o rival? Quantas vezes não acusou o periódico de ser “tendencioso”?

Por mais que a editoria do Superesportes seja formada por 16 torcedores dos três grandes clubes do Recife, o telefone da redação sempre toca com alguma reclamação.

Há um verdadeiro revezamento nas ligações, com gente dizendo que o time A é o preferido, que o time B é sempre criticado e que o time C mal é citado no jornal!

Mas e o que dizer das duas capas acima?

À esquerda, o Olé de 13 de junho, edição seguinte ao domingo que consagrou o tradicional Vélez Sarsfield como campeão argentino do Torneio Clausura.

Porém, a despedida do atacante Palermo, maior artilheiro da história do Boca Juniors, com 235 gols, rendeu até um “pedido de desculpas” do popular diário dos hermanos.

No dia seguinte, um mea culpa do Olé, com a reclamação do Vélez. Veja aqui.

À direita, o Mais Jornal de 9 de junho, exemplar na manhã seguinte ao título do Vasco na Copa do Brasil de 2011, após longo jejum de conquistas nacionais.

No embalo da alegria do Vasco, uma provocação sem citar nomes, mas obviamente a favor do Flamengo, com a diferença de glórias dos dois clubes cariocas.

Acho que os jornalistas dos dois diários tiraram todos os telefones do gancho nas redações quando as respectivas edições ganharam as ruas…

Qual foi a manchete esportiva mais parcial que você já leu? Comente!

7 Replies to “Parcialidade Press”

  1. O jornal “MAIS” é um jornal flamenguista, já teve outros nomes como: “Vencer” se referindo ao “Vencer, vencer, vencer” do hino do Fla. Depois virou “Mais Vencer”, até virar “MAIS”. #VascoVice

  2. Um pouquinho de informacao nunca faz mal a ninguem.
     
    O Jornal MAIS eh DEDICADO ‘a torcida do FLAMENGO. Seu publico-alvo eh o torcedor do Rubro-Negro carioca. Nada mais certo que uma manchete de acordo com o que o torcedor do Flamengo quer ler.
     
     
    Fica a dica: procurem se informar melhor!

  3. Está errado sim EASN! que dizer que todo leitor deste jornal carioca é flamenguista, é?

  4. Cássio, pelo menos o Olé e o Mais Esportes deixaram claro para quem torcem. Isso não é pecado. Pecado maior é o que parte da imprensa Pernambucana faz : Se diz imparcial mas torce para o Sport Recife. Isso se torna claro, quando o Sport tem um jogo importante em nível nacional. Num instante aparecem com essa estória manjada de “É Pernambuco” para moblilizarem torcadores do Náutico e Santa Cruz a torcerem pelo Sport. O fato é que essa papagaiada só existe aqui, em terra de mentalidade colonial. Duvido um torcedor do Vasco torcer pelo Flamengo, “pelo Rio”, ou um torcedor do Palmeiras torcer pelo Corinthians “por São Paulo” ou um Gremista torcer pelo Inter “por Rio Grande”. Claro que quando é o oposto, a imprensa pernambucana se omite!

  5. parcial,não me lembro.mas de”PÉROLAS”(Besteiras de capa),tem aos montes.”Aqui PE”e”Folha De Pernambuco”,são mestres!

  6. Falta de respeito da Bexiga desse mais esporte!! Não entendo imprensa parcial!
    Vai viver de uma só torcida? Nenhum vascaino jamais ira comprar seus e exemplares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*