Resistência quase eterna ao interior

Estrada do interior

Um campeão do interior. Raramente o título acaba desta forma…

Neste domingo, o futebol do Pará viu pela primeira vez a festa de um clube longe da capital e seu ar de metrópole, urbano.

O modesto Independente de Tucuruí bateu o tradicional Paysandu, nos pênaltis, e levou a taça para o interior do enorme estado após 103 anos desde o início do torneio.

O campeão, conhecido como “Galo Elétrico”, tem uma folha de apenas R$ 90 mil.

Tucuruí fica a 480 quilômetros de Belém. Com menos de 100 mil habitantes, o clima ainda pode ser considerado bucólico, apesar da potência da gigante Usina Hidrelétrica.

Além do Pará, Roraima, também no Norte, viu um time longe da capital erguer o troféu nesta temporada, com a Associação Esportiva Real, a 298 km de Boa Vista.

Assim, Rio de Janeiro e Pernambuco são, agora, os únicos estados sem um campeão do interior. No Rio, o Americano foi vice em 2002, enquanto o Volta Redonda perdeu a decisão de 2005. Lá, após a união da Guanabara com o antigo estado do Rio, os times do interior só entraram na disputa em 1979.

Em Pernambuco, Porto (1997 e 1998) e Central (2007) são os únicos vice-campeões. O interior passou a disputar o Pernambucano em 1937. Sempre como coadjuvante.

Qual será o último estado com um campeão do interior, PE ou RJ? Comente!

Abaixo, os 25 estados brasileiros nos quais o interior já deu a volta olímpica. Confira o primeiro campeão do interior de cada unidade da federação. Em alguns casos, o único.

Norte
Acre – Adesg, de Senador Guimard, em 2006
Amapá – Santana, de Santana, em 1960
Amazonas – Grêmio Coariense, de Coari, em 2005
Pará – Independente, de Tucuruí, em 2011
Rondônio – Ji-Paraná, de Ji-Paraná, em 1991
Roraima – Real, de São Luís do Anuá, em 2011
Tocantins – Tocantinópolis, de Tocantinópolis, em 1993

Nordeste
Alagoas – ASA, de Arapiraca, em 1953
Bahia – Fluminense, de Feira de Santana, em 1963
Ceará – Icasa, de Juazeiro do Norte, em 1992
Maranhão – Bacabal, de Bacabal, em 1996
Paraíba – Treze, de Campina Grande, em 1940
Piauí – Picos, de Picos, em 1991
Rio Grande do Norte – Coríntians, de Caicó, em 2001
Sergipe – Ipiranga, de Maruim, em 1939

Centro-Oeste
Distrito Federal – Grêmio Brasiliense, do Núcleo Bandeirante, em 1959
Goiás – Anápolis, de Anápolis, em 1965
Mato Grosso – Operário, de Várzea Grande, em 1964
Mato Grosso do Sul – Corumbaense, de Corumbá, em 1984

Sudeste
Espírito Santo – Cachoeiro, de Cachoeiro do Itapemirim, em 1948
Minas Gerais – Villa Nova, de Nova Lima, em 1932
São Paulo – Internacional, de Limeira, em 1986

Sul
Paraná – Monte Alegre, de Telêmaco Borba, em 1955
Rio Grande do Sul – Brasil, de Pelotas, em 1919
Santa Catarina – Caxias, de Joinvilla, em 1929

13 Replies to “Resistência quase eterna ao interior”

  1. Olha, o Americano de Campos e o Goytacaz já foram campeões no estado do Rio sim.

    Acontece que a mídia finge que não existia futebol no estado do Rio antes da fusão com a Guanabara. A Impressão que dá é que Americano e Goytacaz ficavam disputando amistosos até a fusão. Fala sério.

    Agora que a Taça Brasil foi reconhecida, talvez olhem o participante e se perguntem: se só campeões estaduais participavam, o que seriam o Americano, o Goytacaz, o Rio Branco ou o Fonseca de Niterói? “Convidados”?

    E outra: fusão Guanabara-Rio coisíssima nenhuma, eufemismo bobo. A Guanabara ACABOU. O Estado do Rio de Janeiro é que encampou a cidade do Rio. Tanto é que a bandeira é a mesma, o brasão é o mesmo, a sigla é a mesma, a lista de governadores é uma só… Não existe “antigo estado do Rio”, ele só ganhou uma cidade a mais. Existe é antiga Guanabara, extinta, morta e enterrada, cujo campeonato carioca (de verdade) não existe mais.

    No máximo podem dizer que com a entrada dos cariocas em 1979 o interior não teve mais vez. Antes disso o interior ganhava ate mais do que a capital (Niterói). O Americano ganhou em 1954, 1964, 1965, 1968, 1969 e 1975!Gilson

  2. pois é Lucio(19:06)!mas,os torcedores do Sport fazem questão de reverenciar isso.enquanto isso,o clube pena na segunda divisão mais fácil dos ultimos 9 anos.nem em 2002(ano q pernambuco disputou com os 3 da capital),se teve tanta facilidade!

  3. O título do Ituano é igual ao do sport em 1987: sem brilho, pois não contou com a participação dos grandes clubes.

  4. O ano de 2002 é um caso a parte nos estaduais, Cassio. Em São Paulo mesmo… houve o Campeonato Paulista vencido pelo o Ituano e o Supercampeonato Paulista que foi disputado entre os times grandes da capital, Santos mais o próprio Ituano. O mesmo ocorreu em MG, RS.
    Acho que dos grandes centros, apenas BA, GO, RJ e PE ficou de fora deste modelo confuso de estadual.

  5. Maurício Targino,

    A lista mostra apenas o primeiro clube do interior a ser campeão estadual. Em vários estados tiveram outros campeões. Em São Paulo, por exemplo:

    1986 – Internacional, de Limeira

    1990 – Bragantino, de Bragança Paulista

    2002 – Ituano, de Itu

    2004 – São Caetano, de São Caetano do Sul – já considerando o mesmo critério fora dos grandes, como foi dito acima, sobre o Santos

  6. Sanderson,

    Você tem razão sobre Santos. Porém, o Peixe é mesmo um caso à parte. Considerado um dos gigantes do futebol brasileiro, como colocá-lo à margem das conquistas em SP, se ele sempre foi protagonista? Além disso – só como curiosidade -, Santos não chega a ser interior… É, na verdade, litoral.

  7. e ainda digo, varzea grande é ligada a cuiaba, como olinda e recife e vc considera interior, porque Santos nao, porque Pele jogou la e virou capital devido a sua Majestade?

  8. q fase do futebol do Pará.Remo,Fora da 4a Divisão e o Paysandu,nessa pindaiba.depois dizem q a culpa é da CBF!

  9. Gustavo,

    Temos outros casos na Paraíba fora Treze e Campinense, de Campina Grande.

    Sousa, de Sousa – 1994 e 2009

    Santa Cruz, de Santa Rita – 1995 e 1996

    Confiança, de Sapé – 1997

    Atlético, de Cajazeiras – 2002

    Nacional, de Patos – 2007

     

  10. Mas a paraíba não conta Cassito, pois Campina Grande pode não ser capital, mas tem a mesma força de JP, quero ver um time ser campeão de lá, sem ser nem de JP e nem de CG, ai vale. e acho que dificilmente veremos um campeão do Interior em PE, praticamente, os 3 grandes só brigam por este título para deixar escapar assim. 

    abraço

    @gugapessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*