A pluralidade do ponto final de 1987

sport, campeão brasileiro de 1987. Foto: Diario/arquivo

Here we go…

O ponto final foi em 7 de fevereiro de 1988, definitivo. Naquele domingo, o zagueiro Marco Antônio acertou uma cabeçada fulminante, no segundo tempo, após cobrança de escanteio pelo lado direito. O Sport vencia o Guarani por 1 x 0, na Ilha do Retiro, e conquistava o título de campeão brasileiro de 1987.

Quantas vezes essa história (cansativa) já não teve um ponto final?

Na oficialização da vaga à Libertadores de 1988, quando a CBF foi pressionada pela Fifa para confirmar o Leão no torneio internacional.

Em 1994, quando a 10ª Vara da Justiça Federal expediu a sentença com vitória do rubro-negro pernambucano, como o único campeão daquele conturbado Nacional.

Em 1997, na decisão do Tribunal Regional Federal, confirmando a sentença anterior.

Em 1999, quando o STJ não julgou o mérito do caso, aceitando a decisão original.

Em 16 de abril de 2001, quando acabou o último prazo para recurso do Flamengo.

Em 2007, quando a maior emissora do país precisou se desculpar após “esquecer” o título do Sport em um programa de alcance nacional, depois de ameaça de processo.

Em 2009, quando o Flamengo, ao ganhar novamente o Campeonato Brasileiro, teve o título de “hexa” negado pela CBF.

Em 2011, depois que o São Paulo recebeu a “Taça das Bolinhas”, como primeiro penta.

Em 2011, quando a CBF foi obrigada a voltar atrás em uma decisão de dividir o título poucos meses depois da publicação da resolução, novamente com ameaça de processo.

Mais uma vez em 2011, neste 26 de julho, quando a Fifa, surpresa com a visita na Suíça de dirigentes rubro-negros de Pernambuco e do Rio de Janeiro, motivados pelo longo impasse, simplesmente diz, através de documento oficial:

“A Fifa não tem competência para definir quem é o Campeão Brasileiro de 1987. Isso é um assunto interno da CBF.”

Abaixo, a lista de campeões da CBF, devidamente atualizada. Haja ponto final.

Lista de campeões brasileiros da Série A. Reprodução do site da CBF

36 Replies to “A pluralidade do ponto final de 1987”

  1. A CBF falida organizou o campeonato da segunda divisão, por isso ela reconhece o Sport como campeão.

  2. Cara, não importa mais. Nada importa mais, a cbf ja reconheceu uma vez e foi a “justiça” de PERNAMBUCO que mandou revogar… E é o seguinte: o Flamengo não precisa de cbf, nem de fifa nem de resoluçao de portaria de merda nenhuma. Os tricobichas do são paulo que fiquem com a  taça da sbolinhas e enfiem no lugar q vcs conhecem bem. O que importa é que TODA A IMPRENSA, A REVISTA PLACAR (na opinião da maioria, a outra fonte mais confiável além da cbf) e TODAS AS PESSOAS DO MUNDO exceto torcedores de sport, vasco, fluminense, botafogo e agora são paulo CONSIDERAM O FLAMENGO CAMPEÃO. Podem até considerar o sport também, whatever. Mas ninguem nem comenta isso. Como já foi dito aqui, moralmente, a batalha foi vencida. Com taça ou sem taça de bolinhas, com ou sem cbf, MENGÃO É HEXACAMPEÃO!

  3. Cadê a puniçao que as carniças do Flabola disseram que a fifa dar ao Sport, depois que desse o titulo aos urus.
    Sport Legítimo campeao 87. É e sempre será.
    Sport PRIMEIRA DIVISAO. E quem nao gostar,(pra nao falar outra coisa), pode chorar que a boca é de couro.

  4. Haja atraso.o museu das grandes novidades!esse é o futebol de pernambuco e seus torcedores.depois eu é q tenho pscologia furada!

  5. Eita o vice de 86 num foi o guarani??? então pq eh q dizem q a final entre SPORT e guarani foi da segudona??? como eh q o time vice campeão brasileiro disputar no ano seguinte uma segunda divisão? E quem jogo a libertadores do ano seguinte com a vaga de campeão brasileiro de 87? E eh q tem a taça do título na sua sede e ñ eh de isopor? SPORT CAMPEÂO BRASILEIRO DE 1987 !!!!

  6. pois é EASN(30/7/2011-7:03).até Aderval Barros,tira onda dessa história.segundo o mesmo.Pernambuco só vai voltar a ser campeão Nacional daqui há 20 anos.ou seja:em 2028!

  7. repito.ninguem vai tirar essa taça da ilha do Retiro.até por que a própria CBF entregou ao clube e esá lá guardadinha.lamentavelmente,os nossos amigos tem essa imensa dificuldade de”interpretação de texto”.é muito dificil se ter reconhecimento vindo de uma”TV Globo”.até por que,foi a mesma q Bancou essa”copa união”de 1987.engraçado:até hoje,se tem essa dificuldade de criticar mais severamente essa emissora!e isso falo Não só pela boa parte da torcida do Sport.mas,da nossa mídia local!

  8. GENTE, VAMOS PASSAR A LIMPO O BRASILEIRO DE 1987?

    VEJAM AS EQUIPES QUE JOGARAM A 1ª DIVISÃO DE 1987:
    CHAVE A

    1 ATLÉTICO MINEIRO
    2 FLAMENGO
    3 PALMEIRAS
    4 BOTAFOGO
    5 GRÊMIO
    6 BAHIA
    7 SANTA CRUZ
    8 CORINTHIANS

    CHAVE B

    1 CRUZEIRO   
    2 SÃO PAULO
    3 FLUMINENSE
    4 CORITIBA
    5 VASCO DAS GAMA
    6 SANTOS
    7 INTERNACIONAL
    8 GOIÁS   

    AGORA VEJAM AS EQUIPES QUE JOGARAM A 2ª DIVISÃO DE 1987:
    1 SPORT
    2 GUARANI
    3 BANGU
    4 ATLÉTICO PARANAENSE
    5 VITÓRIA
    6 CRICIÚMA
    7 PORTUGUESA
    8 INTER DE LIMEIRA
    9 TREZE
    10 RIO BRANCO
    11 ATLÉTICO GOIANIENSE
    12 CEARÁ
    13 NÁUTICO
    14 JOINVILLE
    15 CSA
    16 AMÉRICA-RJ  

    QUEREM TIRAR A PROVA DOS NOVE?

    CONSULTEM O SITE: http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1987.htm

    ISSO É FATO. É REALIDADE.

    COMO É QUE UM CLUBE QUER POR QUER SER CAMPEÃO BRASILEIRO?

    RIDÍCULO.

    AÍ BURROSNEGROS.

  9. Paulo Silva,

    Não se estresse não, nobre colega.

    O leonardo-pe-que-de-pe-não-tem-nada é um coitado. Ele vive com esse argumento furado de que o Sport só vive de 1987, uma tese que não resiste a qualquer análise crítica. Esse cara não tem argumento algum a não ser este, ou seja, vive de uma mera falácia.

    O que ele queria com essa psicologia furada é que a gente “esquecesse” 1987 e deixasse o Flamedo tomar nosso título na base da mutreta e do poder político-econômico. E ele não se conforma que isso não vai acontecer de jeito nenhum, aí vem com essa falácia de que o Sport só vive de 87…

    O que o leonardo-pe-que-de-pe-não-tem-nada não consegue aguentar é que nós não vamos nem esquecer 1987 nem vivemos só desse título. As duas coisas não são incompatíveis, a não ser para pessoas com inteligência limitada, cujos ticos-e-tecos não conseguem entender que se possa defender suas conquistas do passado ao mesmo tempo em que se trabalha pelas vitórias do futuro.

    Estão aí as novas iniciativas do Sport (Arena, CT, etc) que destroem sem deixar vestígios o discursozinho barato do leonardo-pe-que-de-pe-não-tem-nada.

    Saudações,

    Guilherme de Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*