Arena da Metamorfose

Metamorfose virtual à vista na Arena Pernambuco.

Além dos inúmeros nomes – Cidade da Copa, Arena da Copa, Arena Capibaribe e, por último, Arena Pernambuco – o projeto local para o Mundial de futebol também vem ganhando vários formatos, ainda que em 3D.

O primeiro projeto do estádio de R$ 532 milhões fincado em São Lourenço da Mata foi divulgado pelo governo de Pernambuco em 15 de janeiro de 2009, exatamente no último dia de inscrição de projetos junto à Fifa, visando o Mundial de 2014.

Aquele projeto foi desenvolvido em oito meses pelo Núcleo Técnico de Operações Urbanas do governo do estado (NTOU), chefiado pelo arquiteto Zeca Brandão.

Até maio do ano seguinte o órgão apresentaria ainda um segundo design, parecido.

Depois, uma mudança drástica, em julho, já com a percepção de Daniel Fernandes, da Fernandes Arquitetos Associados, radicada em São Paulo.

Ele só assumiu o projeto após a vitória da Odebrecht na licitação, uma vez que a construtora ganhou o direito de propor uma nova modelagem.

Neste terceiro modelo, além das cadeiras vermelhas, destaque para a fachada mais opaca, projetada para uma iluminação diferenciada, como na Allianz Arena, em Munique.

Agora, em julho de 2011, mais uma “cara” para o estádio, com o 4º projeto.

O material foi apresentado pelo governo do estado no estande pernambucano no Rio, no Sorteio das Eliminatórias. Retoma para o 2º design, com leves diferenças, arrojadas.

Na média, uma modelagem a cada sete meses e meio. Então, ainda poderemos “ver” mais dois gráficos até a inauguração do estádio, em 2012…

5 Replies to “Arena da Metamorfose”

  1. EASN é chato d+ lembro dele no blog Recife capital do nordeste mais de 2 mil acesso graças a mim e ele que começou toda discussão..não liguem.Porém concordo com ele dessa vez ELEFANTÃO SIM!!!Não gostei dessa arena o primeiro projeto arena RECIFE-OLINDA o mais bonito em todo brasil designer fantástico..esse ai acho horrível sem graça …só ganha pro Fortaleza e Cuiabá que conseguiram ser pior que esse ..Agora se ficar igual estadio de Munique com iluminação aspecto de balão voltara a ser mais bonito novamente…vejo que odebrecht mudara esse ai graças a Deus!!!
    achei sem nexo ser em São Lourenço da mata também nada contra região até achava aquela região pobre demais e tava na hora de ganahra investimentos porém imagino a poluição visual dos gringos em direção ao estágio vendo toda pobreza pelo caminho…

  2. não tão elefantão assim EASN.esse estádio deve para nas mãos do Náutico.até por que a própria imprensa daqui,quer!tá,uma bola dentro da nossa mídia.quero dizer q concordo com essa arena pertencer ao Náutico.pois,os aflitos não dá mais!15 mil para 45 mil?é melhor 45 mil!

  3. Cássio,

    Presta atenção na modelagem 3D atual, divulgada recentemente, com a planta que você postou (http://bit.ly/imSu8K)

    Note que a modelagem 3D atual representa fielmente a planta, principalmente no número de entradas e na disposição de entrada ao campo atrás do gol, bem como o novo desenho da arquibancada de trás do gol!

  4. É capaz de vermos algo totalmente diferente quando concluirem o elefantão de São Lourenço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*