“A implosão do Sport”, por Homero Lacerda

Homero Lacerda. Foto: Julio Jacobina/Diario de Pernambuco

Texto publicado nesta terça-feira na página de Opinião, no Diario de Pernambuco, provavelmente com o maior oposicionista do arena leonina.

Ao longo dos seus 106 anos de existência, o Sport Club do Recife cresceu e consolidou-se como a maior agremiação sócio-esportiva do Norte e Nordeste do Brasil. Hoje, sua grandeza é superior à dos rivais de Pernambuco, tomados conjuntamente, e comparável, potencialmente, à dos grandes clubes do Sul e Sudeste do país.

Sua torcida imensa e apaixonada, seu corpo associativo vibrante, seus atletas de diferentes modalidades e seus dirigentes dedicados e destemidos, do presente e do passado, vêm garantindo-lhe uma bela história, repleta de glórias e memoráveis conquistas. No futebol, são 39 títulos estaduais e três nacionais.

A propósito, em 1987, além de vencer nos gramados, o Sport escreveu, com letras maiúsculas, uma importante página, na história do futebol brasileiro, impondo, nos tribunais, a força da Justiça e restaurando, no campo desportivo, o estado democrático de direito, ao derrotar o autoritarismo e a prepotência de dirigentes da CBF e de clubes do Sudeste e Sul, que até então agiam como se estivessem acima da lei. Nunca Pernambuco se viu tão unido: imprensa, lideranças políticas e torcedores de todos os times do estado, num movimento cívico em torno de uma causa, que transcendia o esporte e o Sport, por tratar-se de questão de cidadania e de reafirmação da altivez nordestina.

Mas o Sport não é só futebol. Pelo contrário. Quando lemos sobre sua história, quando visitamos a sua sala de troféus ou quando entramos em um dos seus ginásios, em dia de jogo, temos uma percepção bem nítida da sua grandeza, nas mais de vinte modalidades olímpicas que pratica, da importância desses esportes no cotidiano do Clube, na inclusão social que promove, na educação de jovens e na formação de novas lideranças que ali aprendem a amar e a lutar pelas cores rubro-negras. Esportes olímpicos fazem parte das tradições, da essência e da razão de ser do Sport. O mundo os valoriza cada vez mais. E, como sede das Olimpíadas de 2016, o Brasil como um todo precisa, mais do que nunca, apoiá-los.

Ocorre que, para tristeza de muitos pernambucanos, tudo isso está ameaçado. Pretende-se implodir o estádio da Ilha do Retiro, para edificar uma arena e um complexo com várias centenas de unidades imobiliárias, entre elas escritórios e apartamentos de hotel, transformando o nosso santuário rubro-negro, nosso parque esportivo, numa verdadeira selva de pedras.

Um golpe mortal na história, na tradição, no bom gosto e até no orgulho da imensa família rubro-negra. O que diriam os nossos antepassados, aqueles que nos deixaram esse colossal patrimônio de 140.000m2 numa das áreas mais nobres do Recife, avaliado em um bilhão de reais?

O que sentiriam eles ao ver todo esse legado, construído com tanto amor e sacrifício, ser entregue para exploração por terceiros durante trinta anos, período em que o Sport terá uma remuneração irrisória em relação ao patrimônio tornado indisponível? E se soubessem que uma questão tão séria, como essa, está sendo tratada de maneira apressada, sem maiores discussões, sem amadurecimento?

Por tudo isso, pedimos, humildemente, mais uma vez, agora de público, aos diletos amigos que atualmente dirigem o nosso Sport, para que reflitam sobre essas palavras de alerta e revejam suas posições. Que elaborem um projeto de uma arena moderna, como se pretende, mas cercada por uma monumental praça de esportes olímpicos, sem espigões destinados a negócios, conciliando, assim, modernidade com respeito à tradição e aos mais elevados interesses do nosso Clube.

E que o discutam de maneira ampla, organizada e profunda, para só então aprová-lo. De modo que implodir o estádio da Ilha não resulte em implodir o Sport. As futuras gerações, nossos netos e bisnetos, que certamente serão rubro-negros, agradecerão e terão orgulho de vocês.

Arena Sport. Imagem: DDB/Aedas/ divulgação

17 Replies to ““A implosão do Sport”, por Homero Lacerda”

  1. HOMERO LACERDA – sem dúvidas alguma, o ETERNO ÍDOLO DE TODOS OS RUBRO-NEGROS LEONINOS -, entretanto, agora, MONUMENTALMENTE EQUIVOCADO. Nossa Ilha do Retiro (A MAIS FAMOSA DAS AMÉRICAS) já com quase 80 anos de existência. E aí, firme, servindo a toda a NAÇÃO LEONINA. Com a NOVA ARENA FANTÁSTICA, será nossa em 30 ANOS, tempo este que passará rapidamente. E lá estará MONUMENTAL E ESPETACULARMENTE A ARENAÇA BELA, CONSERVADA, EXTRAORDINÁRIA, toda nossa.

    HOMERAÇO, sempre o ÍDOLO FANTÁSTICO. Neste ponto, DESCANSA, COMANDANTE-87. Teremos um edifício inteirinho destinado a todos AS MODALIDADES OLÍMPICAS, hoje existentes no SOLO SAGRADO LEONINO. O que mudará é a FEIÇÃO ATUAL DA NOSSA AMADA ILHA pela nova MAJESTOSA ARENA DE OUTRAS GALÁXIAS.

    O MEGADUBEUX dará mais uma NO MEIO. Este, também ficará na história do LEÃO como um dos PRESIDENTES mais COMPETENTE, FANÁTICO, APAIXONADO (e torcedor), que, hoje e sempre, só ORGULHO NOS DÁ.

    2013-2014 – MEGADUBEUX também lá. Reeleição já no bolso do DUBAÇO. É só ele aceitar; A MAIOR MASSA DE APAIXONADOS DO NORDESTE E UMA DAS MAIORES DO FUTEBOL SUL-AMERICANO também assim desejam.

    PELO MEGASPORT EXTRAORDINARIUS, O MAGNATA E PAPAI DO NORDESTE, TUDO!!!  

  2. Eu gostaria mesmo é que após, a implosão das Ilha, houvesse um grande problema na justiça e esse time nojento ficasse sem estádio e sem sede, totalmente entregue as baratas.

  3. Homero Lacerda está corretíssimo em todas as colocações que faz. A construção dessa arena será um atentado loucamente absurdo contra o patrimônio físico e histórico do Sport. É muito estranho a pressa que se quer dar à aprovação desse projeto. O nosso clube é mais uma vítima da predação imobiliária que está transformando a cidade do Recife numa caótica selva de pedras. O nosso espaço físico deve ser preservado integralmente para a prática de atividades esportivas, lazer e ócio. A implementação que se deseja dar a esse complexo comercial, não trará absolutamente nehuma vantagem ou benefício ao associado rubro-negro.

  4. Homero Lacerda está corretíssimo em todas as colocações que faz. A construção dessa arena é um atentado loucamente absurdo contra o patrimônio físico e histórico do Sport. Há uma pressa exagerada e estranha na aprovação desse projeto – ontém mesmo ele foi apresentado ao prefeito João da Costa. O Sport é mais uma vítima da predação imobiliária que está transformando a cidade do Recife numa caótica selva de pedras. O nosso espaço físico deve ser preservado em sua integridade para a prática de atidades esportivas, lazer e ócio. As atividades comerciais que se planejam implantar ali não se converterão em absolutamente nenhuma vantagem ou benefício ao associado rubro-negro.

  5. CONCORDO PLENAMENTE, FAZER ARENA É UMA COISA URGENTE E NECESSARIA, MAIS DERRUBAR TODO NOSSO PATRIMONIO PARA LEVANTAR ESPIGOES, TRANSFORMAR EM HOTEL E PRDIOS DE LOJA, É DEMAIS. A NOSSA SEDE VAI PRO FUNDO DO TERRENO, PERDENDO TODA REFERENCIA, QUANDO ALGUEM PERGUNTAR ONDE É A SEDE, VA ATE A SALA 301, É BRINCADEIRA. ESSE DUBEUX REZE PARA QUE NADA ACONTECA.
    CLOVIS.

  6. eh lamentavel que homero tenha um posicionamento desse.não pensa no sport pensa nele.para frente dubeaux.a historia vai lhe consagrar e a raiva de homero eh essa.ele sabe da importancia da obra .
    pedro francisco socio patrimonial218240-0

  7. Meu Deus, quanta VAIDADE!!!

    Será que Homero Lacerda sabe dos detalhes deste projeto? Será que sabe do prédio poliesportivo, uma idéia de sucesso implantada na europa? E o parque aquático, ele não está vendo?  
    Alguém sabe das condições das quadras e ginásios do Sport?  São precárias, não tem a mínima estrutura e conforto para os atletas. Os ex-dirigentes que construiram esse imenso patrimônio, tenho certeza, são favoráveis a modernização destes equipamentos.
    Ficar preocupado com prédios comerciais e hotel (gerando mais receitas para o clube) é fazer demagogia. Pois nenhum investidor aplica dinheiro sem ter o seu retorno. O Sport não tem condições financeiras de bancar uma Arena de primeiro mundo sozinho, clubes endividados não tem crédito nos bancos, muito menos num BNDES da vida. Se não for construindo prédios comerciais em parceria com a iniciativa privada, não tem Arena, complexo esportivo, nem nada. 

    Essa conversinha não engana mais ninguém, sr. Homero.

  8. É SÓ O SPORT LEVAR UMAS TRÊS TRAULITADAS QUE VEM HOMERO BOTANDO MAIS LENHA NA FOGUEIRA. PARA HOMERO , PARE DE FAZAR POLITICA SEMPRE QUE NÃO ESTÁ NA DIRETORIA , SOU À POLITICO DENTRO DO CLUBE , GOSTO DE TODOS , INCLUSIVE DA SUA PESSOA COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, SOU´SÓCIO PATRIMONIAL DE NUMERO 209245-0, GRANDE ABRAÇO.

  9. grande Homero, sempre perfeito em suas palavras!

    dessa vez… quase perfeito.

    relaxa, grande Leão. o espaço para os demais esportes estarão lá na nova Arena.

  10. é INACREDITÁVEL o discurso de Homero Lacerda.PAROU NO TEMPO!ainda glorificando 1987?ainda dizendo q há um complô do sul-sudeste?ele não leu o post desse blog”o opaco discurso de um time sem confiança”.contendo comentários contudentes até de”Bairristas”torcedores Pernambucanos.são pessoas dessa mentalidade q nosso futebol está na Segunda Divisão Do Brasileiro.nem se trata de conversar Água,do qual concordo.é discurso de”idade Média”!

  11. Pelo que vi do projeto os demais esportes não estão sendo esquecidos, haverão espaços para todas as modalidades que o nosso clube atua e melhorias para todas elas. Vejo esse projeto da nova Arena da ilha como um avanço e, apesar de respeitar Homero, acho que ele está equivocado quanto a este assunto, Saudações rubronegras!!!

  12. Eu gostaria mesmo é que após a implosão das Ilha houvesse um grande problema na justiça e esse time nojento ficasse sem estádio e sem sede, totalmente entregue as baratas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*