Gilberto Gil e a improvável torcida pelo Chelsea

Gilberto Gil no Teatro Guararapes, em Olinda, em 2011. Foto: Ivana Moura/divulgação

Não há engano algum no título. Gilberto Gil torce pelo Chelsea Football Club…

No auge da ditadura no Brasil, com o AI-5, os cantores baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso foram acusados de atividades subversivas pelos militares.

Foram presos e, posteriormente, exilados do país. Após breve passagem em Paris, onde não se adaptaram, eles foram para Londres, na Inglaterra. Era 1969.

Casa simples na zona oeste da cidade, a algumas quadras do acanhado estádio Stamford Bridge. A cada fim de semana era a mesma situação, com um mar azul de torcedores, desembarcando na estação, em uma dezena de rotas de ônibus.

Se atualmente o Chelsea virou uma potência não só do país como da Europa, com os milhões de dólares despejados pelo russo Roman Abramovich, dono do clube, naquela época a torcida sofria bastante… Tinha apenas um título nacional, em 1955.

Mas bastou um lema para mudar tudo na vida de Gilberto Gil, então com 27 anos…

“Por cima ou por baixo, mas sempre de azul.”

Encantado pela simplicidade da mensagem, Gil passou a torcer pelo clube. O músico revelou a curiosa paixão no sábado, durante um show no Teatro Guararapes, em Olinda.

“Sempre via aquelas pessoas indo para o campo do Chelsea, perto de casa, sempre otimistas. Aquele azul foi algo importante. Tanto que hoje no Brasil eu sou Cruzeiro.”

Naquela primeira temporada em Londres, Gilberto Gil viu o Chelsea acabar em 5º lugar na liga. Uma boa campanha ajuda a fomentar qualquer paixão…

One Reply to “Gilberto Gil e a improvável torcida pelo Chelsea”

  1. Engraçado,  já vi declarações dele dizendo ser gremista pelas cores do time. O Azul, o preto que para ele simboliza os negros e o branco a paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*