Santa Cruz e a estrela de cobre

Série D 2011: Cuiabá/MT 1 x 2 Santa Cruz. Foto: Roberto Barcelos/especial para o Diario de Pernambuco

Um breve relato sobre a história do Santa Cruz em finais nacionais:

Em sua melhor campanha, passou muito perto em 1975.

Diante de 38 mil torcedores, num Arruda bem diferente – ainda sem o anel superior -, o Santa Cruz disputou a semifinal do Campeonato Brasileiro.

Da Série A, é bom lembrar. Contra o timaço do Cruzeiro, o Tricolor jogava pelo empate para chegar à decisão da competição.

O jogo seguia 2 x 2 até os 45 minutos do segundo tempo, quando Palhinha, em posição duvidosa, fez o gol da vitória mineira.

Não veio a classificação à finalíssima do Brasileirão e nem a vaga à Libertadores de 1976. Depois daquele dia fatídico na história coral, o clube ainda teve mais duas oportunidades claras de conquistar uma estrela.

Em vez do ouro, um metal menos nobre, a prata. Primeiro, em 1999.

No estádio Serra Dourada, o Santa Cruz jogava pelo empate com o Goiás para conseguir o acesso. Uma vitória, no entanto, daria o título da Série B.

Não foi uma final de direito, mas quase isso, de fato. Porém, naquela última rodada do campeonato, o empate sem gols não foi sequer ameaçado.

Portanto, Goiás campeão e Santa vice.

Depois, novamente ma Segundona, o título ficou ainda mais perto.

Na verdade, o título chegou a ser comemorado durante 15 minutos, após a vitória pro 2 x 1 sobre a Portuguesa, diante de 65 mil pessoas no Mundão.

A derrota do Náutico diante do Grêmio, aos 60 minutos (isso mesmo) do 2º tempo, brecou a volta olímpica tricolor, então com uma taça improvisada.

Veio, então, a derrocada que todos estão cansados de saber.

Mas o primeiro passo para a reconstrução de um gigante adormecido – como o próprio povão faz questão de dizer – está acontecendo.

Neste primeiro passo, a pioneira estreia numa decisão nacional. Neste domingo, o time treinado por Zé Teodoro venceu o Cuiabá/MT por 2 x 1, de virada e fora de casa.

Na Série D, a última divisão do país?! Pouco importa, hoje. Só por hoje.

Infelizmente, o Santa Cruz teve que disputá-la (três vezes). Está fazendo o seu papel e agora está a duas partidas de superar essa fase em sua história com uma conquista.

Pela lógica, seria uma estrela de cobre, “cor” instituída pela Conmebol nesta temporada. Valeria a pena bordar? A expectativa da torcida tricolor é a resposta.

O blog já deu outra ideia…  Veja aqui.

Série D 2011: Cuiabá/MT 1 x 2 Santa Cruz. Foto: Roberto Barcelos/especial para o Diario de Pernambuco

Probabilidades da Série B 2011 – A 5 rodadas do fim

Projeções da Série B 2011 a 5 rodadas do fim. Crédito: Infobola e Chance de Gol

Faltam apenas cinco rodadas para o fim da Série B do Brasileiro. Hora de apresentar as novas as projeções do Infobola e do Chance de Gol para os times pernambucanos.

G4 formado por três clubes de São Paulo e um de Pernambuco. Vantagem de 1 ponto.

Com as 330 partidas na competição, a chance de acesso do Timbu varia entre 89% e 89,5%, mostrando coerência nos cálculos. Assim como o Leão, entre 10,3% a 11%.

A vitória timbu no Clássico dos Clássicos encaminhou Pernambuco à elite.

O número histórico para um tranquilo acesso à elite é de 65 pontos – por mais que este ano mire um índice menor. De qualquer forma, o Náutico precisa somar 9 pontos – 3 vitórias – , ou 60% dos pontos restantes.

Já o Sport necessita de mais 17 pontos. Como faltam apenas cinco jogos (15 pontos a disputar), o Rubro-negro saiu da margem de segurança…

Contudo, o 4º lugar tem, hoje, um aproveitamento de 51,5%. Projetando esse dado para a 38ª rodada, a pontuação da última vaga ficaria em 59 pontos…

Enquanto isso, o Salgueiro já pode ser rebaixado matematicamente nesta rodada. O time tem uma probabilidade “maior que 99,99%” para cair.

Confira os dados da última rodada clicando aqui. Fontes: Infobola e Chance de Gol.

Eis a 34ª rodada para os pernambucanos:

04/11 – Sport x Boa Esporte (19h30)
04/11 – Vitória x Salgueiro (19h30)
05/11 – ASA x Náutico (15h20)