Fusão de ideias sem embasamento no futebol

Matéria sobre o "Flumifogo", da revista Placar, de 1999

Fluminense + Botafogo = Flumifogo. Devaneio? Total.

Os dois clubes cariocas, cujo o clássico é disputado desde 1905, despontam nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro desta temporada. Brigam não só por vagas na Taça Libertadores como pelo próprio título nacional.

No entanto, a imagem acima ilustra uma reportagem da revista Placar de março de 2000. Há cerca de uma década, os dois clubes estavam em baixa.

Acompanhavam sem força alguma o  sucesso de Vasco e Flamengo, com títulos nacionais e internacionais no período.

O Flu acabara de participar da terceira divisão, até então o degrau mais baixo do futebol brasileiro, enquanto o Fogão ainda juntava os cacos após perder a Copa do Brasil para o intermediário Juventude em pleno Maracanã, diante de 100 mil pessoas.

Esse tipo de assunto surge a cada má fase… Quatro anos antes, em 1996, já havia sido especulado em Curitiba a criação do “Atlético Paraná”, com a fusão do Atlético Paranaense com o Paraná Clube. Também não andou, obviemente.

Algumas fusões aconteceram na história, durante a transição do futebol amador para o profissional, na década de 1930, e nos anos 80, com o próprio triocolor do Paraná.

Em quase todos os casos, eram clubes sem apelo popular. Sem força estrutural. O que, francamente, não é o caso dos rivais cariocas.

Contudo, o post se estende a outras cidades, como o próprio Recife.

Volta e meia e sempre aparece algum consultor esportivo afirmando que a capital pernambucana “só comporta no máximo dois clubes de massa”.

Por que, cara pálida?

Na justificativa, a certeza de dois clubes unidos (ou até mesmo três) formariam uma entidade mais representativa em solo nacional. Será mesmo? Ou será que isso está embasado no imediatismo?

O que fica sempre no é como seria contornado o apoio das massas em questão, ainda mais se for levado em consideração que quase 80% dos pernambucanos torcem por Náutico, Santa Cruz ou Sport.

História à parte, os três têm estádios particulares (com nível de ocupação muito acima da média nacional), terrenos valorizados e marcas que atraem patrocinadores. Se não são os melhores do país, também não são os piores. Ainda geram boas receitas.

Nacruz, Santasport, Sportimbu? Esqueça.

Mesmo que apareça megainvestidores como George Soros, Warren Buffet e Eike Batista sondando uma fusão, é mais fácil qualquer um dos três clubes virar pó do que se fundir com o rival. O mercado ainda não controla algo simples e antigo, a paixão.

11 Replies to “Fusão de ideias sem embasamento no futebol”

  1. Muitos não resistirão ao próximo século. O futuro nos reserva Cricigueirense em Santa Catarina; Avaville (Na verdade haverá uma briga, pois uma parte desejará Joinvaí), no mesmo estado; Batória em Salvador; Repa em Belém do Pará; Moto Corrêa em São Luiz do Maranhão, Juvenxias ou Caxitude em Caxias do Sul/RS; Guarapreta em Campinas/SP.

  2. Bruno escrottto, vcs  da coisa ´so responde quando a interpétração é errada, não é CASSSIO( VC AINDA NÃO DIVULGOU A NOTICIA ), procure nos site e divulgue, pois não é pesquisa encomendada. O TERROR DO NORDESTE , 3 ANOS  A MAIOR MEDIA DE PUBLICO NO BRASIL, ISSO QUE É INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Abraços SANTACRUZENSE.

  3. Fusão aí,sei não,hein! Eu só sei que esta torcida COBRA CORAL está abalando.Sejam bem-vindos a Juiz de Fora para o jogo contra o Tupi. abraços a todos.

  4. ESSE FRANCISCO CLAUDIO MAGALHÃES NUNCA ESTUDOU NA VIDA DELE, PQ EU ACHO QUE ELE NÃO SABE O QUE É INTERPRETAÇÃO DE TEXTO!!!!!!!!!!!!!!

    COMM O SPORTT SEMPREE A TORCIDA DO SANTA CRUZZ NUM CHEGA NEM PERTO COMPARADA COM A DO SPORT!!!!!!!!!!!!!

    COM O SPORTTT SEMPREEE

  5. Frederico,

    Acredito que você tenha interpretado mal o post: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=49113

    O numero divulgado pelo TCN não foi o de ingressos solicitados, mas de cartões digitais solicitados.

    Ou seja, 99 mil pessoasl que torcem pelo Sport, tem o cartão digital. Isso não quer dizer que as 99 mil pessoas foram aos jogos. Ou, muito menos, que o “99 mil” represente a quantidade de ingressos.

  6. Cassio , essa é quente , no seu blog aproximadamente duas semanas saiu uma informação que o clube que teve mais T C N foi a COISA, verdade mais vc esqueceu de informar que a COISA utilizou 16 partidas de futebol para chegar a aquele numero, e o MAIS QUERIDO SÓ UTILIZOU EM 6 PARTIDAS , para ficar com aquele numero  , hoje saiu em um site especializado que a maior media de publico em todo brasil é do S A N T A  C R U Z EM 7 JOGOS, e a COISA ficou muito abaixo com 16 partidas, PUBLIQUE ESSA NOTICIA , SE TIVER CORAGEM.

  7. Cassio, barbie e minhoca isca de beta, não é impossível, não!! Ficaria até melhor para nós, era lapada nas duas de uma vez só e pronto. HÁ ATÉ ALGUMAS SUGESTÕES CONHECIDAS:

    -NACRUZ;
    -TRICONÁUTICO

    Mas, prefiro particulamente estas:

    -BARBINHOCA SEM EXPRESSÃO CLUBE ou SARNAULETE ACADEMIA DE BALLET.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*