O foco da discussão de cada torcedor

Lupa

Recentemente, uma pesquisa de opinião produzida pela faculdade Fafire repercutiu bastante no futebol pernambucano, ao apontar a torcida do Santa Cruz como a mais fanática do estado, na visão dos próprios rivais.

Foram entrevistadas 693 pessoas acima de 16 anos, no Grande Recife, entre os dias 8 e 17 de agosto, para o pesquisa “O Nível de Paixão do Torcedor Pernambucano”.

Na opinião de 90% dos tricolores, a torcida coral é a mais apaixonada do estado. Surpreendeu, porém, a opinião de alvirrubros e rubro-negros, que também apontaram o povão como o mais fanático, com 65% e 49% (veja aqui).

Vale uma ressalva do blog, colocando um pouco de lenha nessa eterna discussão…

Dos 693 entrevistados, 517 afirmaram torcer pelos três grandes clubes do Recife. Ou seja, 74,6%. Considerando todos os 693 torcedores (margem de 100%, claro), a divisão de torcidas, quase relegada na pesquisa, foi a seguinte:

Sport – 36,22%

Santa Cruz – 26,84%

Nautico – 11,54%

Se é para aceitar um dado da pesquisa, seria prudente aceitar todos… Ou não?

Impressiona a quantidade de pessoas sem ligação clubística alguma na RMR: 21,35%. Essa parcela da população está realmente alheia ao futebol ou a melhora do desempenho local (resultados e estrutura) poderia mudar esse índice? Comente.

11 Replies to “O foco da discussão de cada torcedor”

  1. Não tem o que discutir, a torcida do Santa é de longe a maior e mais apaixonada de Pernambuco. Até os coisentos sabem disso!

  2. Até agora eu só vejo reclamação dos SEGUIDORES DO EMBUÁ COLORIDO……desde qdo ENCHER CAMPO é parâmetro pra ser maior em algo? Torcedor não é só o que vai a campo….raciocinem uma vez na vida…..muita gente prefere tomar uma cervejinha vendo jogo no PFC…..há divisões no porão do futebol que qdo vem passar na TV é com antenas posicionadas sabe-se lá pra onde e com BOMBRIL na ponta das antenas internas…..enfim, há torcedor de JORNAL, DE RÁDIO, DE IR A CAMPO e assim vai….
    Lembrem-se PESQUISA POR AMOSTRAGEM não é o CENSO DO IBGE que vai de porta em porta……já fui pesquisado por ambas, mas em nenhuma delas foi sobre futebol, mas qdo perguntei 02 vezes a dois caras do IBGE o motivo de não ter isso….os caras na bucha, tu és torcedor do SPORT né? Um nem daqui era e o outro era tricolor…..falando que a maioria que questionava isso era do SPORT e que já foi discutido isso nas reuniões deles….ou seja, em breve no CENSO DO IBGE terá pesquisa de torcida…..vai ser o maior banho da História….a NAÇÃO LEONINA VAI HUMILHAR……basta ver o vídeo do GALO(tem todo tipo de pessoas das mais diversas classes sociais)….quer prova maior que essa?

  3. A TORCIDA DO SANTA EH A MAIOR E A MAIS FANATICAAA NAO TENHO DUVIDAS NENHUMA!! A DA MUNDIÇA DA COISA DO BOI QUER SER A MAIOR KKKKK SOH SE FOR A MAIOR EM LADRAO KKKKKKKKKK

  4. Concordo com Erivam, quantos jogos o Santa fez em casa este ano?

    Claro que os Triconossomos do canal teriam que lotar, pois os jogos são poucos e da pra juntar dinheiro pra ir para o jogo, por exemplo a final agora os caras tem 2 semanas para juntar as moedas e pagar o ingresso

    O Sport não, Joga na Sexta, terça, no sabado. hora o trocedor ta no estadio , hora  ta no bazinho vendo os jogos do Sport .

    Apaixonados somos nós que a média nunca cai desde 2005.

    Sport o maior, o mais amado, o mais odiado e o maior campeão de PE.

  5. o sport sempre foi a maio torcida do norte nordeste issop niguem tira de nos. tupi 3 santa merda0

  6. Erivan, tua torcida só é grande em bares, lanchonetes, self – service e show de brega, a do Santinha enche os estadios e paga ingressos mais caros do que a do boileão. Tas ficando doido de fazer um comentario ridiculo desses é? Brincadeira essa torcida da cachorra de peruca!!

  7. santa merda vai ganhar o q maria ganhou na capoeira ou seja uma alor bem grande. pelo sport tudo e tudo etudo etudo etudo etudo kkkkkkkkkkkkkkk vai toma no uc santinha de merda

  8. Falou tudo Erivan, a torcida do SPORT é a maior e a mais fanática daqui, juntando a da ANTA CRUZ junto com a da bárbie não dá a do SPORT.

  9. Concordo em parte , pois a TORCIDA DO SANTA CRUZ É A MAIOR E MAIS FANATICA , ELA É A FORÇA DE PERNAMBUCO , SANTA CRUZ MAIOR TORCIDA DO NORDESTE // Joogo de Santa x Tupi televisionado pelo Sportv as 3:50 nos domingos de dia 13 e dia 20 , interesse da GLOBO para Triplicar a audiencia do canal ////// #SantaCruz

  10. Isso não divulgam, que a NAÇÃO LEONINA ganhou mais uma……eu duvido que algum torcedor leonino tenha dito diretamente que a torcida do canal é a mais fanática(disse isso no twitter pra vc). No mínimo havia alguma pergunta do tipo: “Diante da situação do ÇANTA na quarta divisão, vcs acham que a torcida é muito fanática em ir aos jogos e encher o estádio”? Logicamente, muita gente iria dizer que sim…..agora pegar isso e dizer que as torcidas adversárias disseram que a torcida do canal É A MAIS FANÁTICA, há uma diferença nisso…. O que mede fanatismo é motivação, quantidade de jogos, estilo de campeonato…..EU QUERIA VER SE TIVESSEM 19 JOGOS NO PENICÃO SE A TORCIDA DO CANAL LOTARIA TODOS OS JOGOS…..DUVIDO!!!
    Basta pegar 2006 com o SPORT na Série B e o CANAL na Série A…..a maior média de público foi a do SPORT e tem sido ultimamente….com um ou outro ano dando a do CANAL devido a circunstâncias do tipo…………VAMOS APOIAR MACIÇAMENTE E MOSTRAR QUE SOMOS APAIXONADOS OU FECHAMOS AS PORTAS….
    Acompanho desde 1993(tenho a PLACAR desse ano) e nunca vi a torcida do SPORT perder em pesquisas ou manifestações populares em bares, shows pagos e de graça como esse GALO DA MADRUGADA DE 2008 http://www.youtube.com/watch?v=P1W3esNSKlA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*