Nordestão volta em 2013 e muda o Pernambucano

Campeonato do Nordeste

Nunca o futebol do Nordeste foi tão independente no “primeiro semestre” quanto em 2001 e 2002, com um torneio regional milionário, sucesso de público e crítica. Na época, os dois regionais renderam R$ 26 milhões aos clubes.

Aquele hiato, não de edições, mas de organização, finalmente acabou. O Nordestão voltará a ser disputado a partir de 2013, de forma contínua, com até dez edições.

A competição foi confirmada nesta quinta-feira pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O torneio terá 16 clubes, com o formato implantado em 2000 e conquistado pelo Sport.

Serão quatro grupos de quatro equipes, com turno e returno (seis jogos para cada um na 1ª fase). Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final. A partir daí, mata-mata em ida e volta até a decisão. Maranhão e Piauí ficam de fora.

Os participantes serão definidos através da classificação do Estadual de 2012. Para Pernambuco, os três primeiros colocados. O regional, com 12 datas ao todo, será realizado de janeiro a março. Paralelamente aos Estaduais? Não.

Os campeonatos estaduais do Nordeste também vão sofrer modificações, já em acordo com todas as federações. Assim, o Campeonato Pernambucano só vai começar após o Campeonato de Nordeste de 2013. Acredite, será mais enxuto.

Os nove times locais que ficarem de fora do Nordestão, considerando a elite do estado, obviamente, vão disputar uma fase classificatória durante o regional. Os cinco primeiros lugares vão se juntar posteriormente aos três do Nordestão.

Desta forma, oito times irão disputar o Pernambucano de 2013, de fato, como apurou o blog junto à FPF. A princípio, com turno, returno e final. Seriam 16 datas. Já os quatro piores da primeira fase fariam um quadrangular contra o rebaixamento à Segundona.

Ou seja, serão 28 datas ao todo, cinco a mais que o atual critério da CBF. No entanto, a confederação deverá adequar o calendário para as duas competições…

O post esqueceu de citar a vaga na Copa Sul-americana? Esqueça também.

O Nordestão não teve a confirmação da vaga continental. É preciso sobreviver a isso.

29 Replies to “Nordestão volta em 2013 e muda o Pernambucano”

  1. Marcelo Henrique de Paula Alves,
    EU não tenho esse ingresso. Espero que você encontre alguém que possa colaborar neste espaço.
    De anos anteriores acho improvável…

  2. Boa tarde Cassio,
    Sou colecionador de ingressos, gostaria de saber se você teria algum ingresso da Copa do Nordeste 2013 ou de anos anteriores, pois ainda não posso nenhum ingresso deste campeonato e gostaria de telos na coleção.
    Muito obrigadopela atenção.
    Marcelo (Ribeirão Preto/SP)

  3. O futebol do nordeste merece um torneio a essa altura para divulgar a tradicao dos times e apaixao do povo nordestino pelo futebol e suas rivalidades, dessas equipes
        sera que com a volda do nordestao outros torneios tambem voltaram como a competiçao sul-minas ,centro oeste ,copa norte

  4. O Sampaio Correa ;time tradicional com quase tinta titulos estaduais,campeao da copa norte, sendo terceiro colocado na comebol 98,  campeao da serie c ,atualmente o melhor do nordeste estando invicto a 12 na serie d e possivelmente sera o campeao, nao pode ficar de fora dessa.sera que e por ter eliminado o sport na copa do brasil do ano passado?ou estao com medo do tubarao maranhense?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*