Fontes seguras garantem timaços no Recife

Fonte de água

Não tem jeito. A cada entressafra nos gramados, a avalanche verbal toma conta do futebol. Em Pernambuco não é diferente. A transição dos elencos dos grandes clubes do Recife nas competições é fomentada por notícias diárias de bastidores.

Por muitas vezes, o assunto torna-se monotemático. Campo aberto para as especulações, para as “fontes seguras” dos jornalistas, para a informação apressadamente divulgada de que “fulano foi sondado” e por aí vai.

Os nomes aparecem em listas intermináveis, com nível pra lá de qualificado.

Nas últimas 48 horas: Carlinhos Paraíba e Marquinhos Catarina no Náutico, Ricardo Xavier e Rivaldo no Santa Cruz, Keirrison, Cléber Santana e Diego Tardelli no Sport…

Em todos os casos, sem exceção, os atletas estão num patamar financeiro bem acima da realidade local. Um nome de peso, até vai. Um pacote? Não está jorrando dinheiro.

É preciso ficar atento às rodadas de negociação nos intervalos anteriores. Quantos nomes foram divulgados? Quantos fecharam? A subtração é quantidade de “peruas”.

E o que dizer da batidíssima notícia de que o destaque de um clube foi “procurado” pelo rival? Quase sempre, a consequência é uma só: o jogador fica, recebendo um aumento acima do necessário, por causa do suposto leilão. O empresário agradece. Sempre.

Nesse período chatíssimo do futebol, na visão do blog, o torcedor costuma sonhar com a montagem de grandes equipes. É induzido a isso, pela própria imprensa, que no papel de informar acaba fazendo mais do que isso. Muitas vezes “cria” a notícia, o factóide.

Rádio, jornal, televisão, internet etc.

Obviamente, é preciso divulgar as negociações, sem ficar restrito à versão oficial. Mas uma coisa não muda, pelo menos no Recife, com o abuso da sede do torcedor.

Os craques imaginados, especulados e divulgados somem a cada apito inicial de uma nova temporada. Acredite, o seu time não vai se tornar um timaço…

9 Replies to “Fontes seguras garantem timaços no Recife”

  1. Pois é, meu patrono Guilherme de Aquino, é bem isso que você falou. Eu só me dou ao direito de me divertir com isso porque reservo esses devaneios para mim mesmo.

    PST

  2. eu tambem faço o mesmo.não me interesso por notícias nesse tempo.só em Janeiro,quando começa o chato estadual!

  3. Eu geralmente desligo o rádio e fujo das notícias… chega um momento que se torna patético… por exemplo, eu nem sabia desse papo de Keirrison, Cléber Santana e Diego Tardelli no Sport… o Sport não tem dinheiro pra pagar um só, vai pagar a três (e, convenhamos, quais dos três fez uma boa temporada??) Concordo contigo, Cássio, só quem ganha na perua são os empresários…

  4. Essa época é uma merda, os empresários saem oferecendo os jogadores, o torcedor fica sem saber o que é verdade e o que é mentira, alguns jornalistas também “ajudam” pra isso, semana passada teve um réporter que tweetou “Waldemar Lemos dificilmente fica no Náutico” ontem Waldemar renovou! O pior é a guerra entre os clubes pra contratarem os mesmos jogadores, resumindo é melhor nem acompanhar muito e esperar a reapresentação do time pra saber quem continua, quem foi contratado e quem foi embora…

  5. Caro rubro-negro André Maciel,

    O problema é que esse sonhar das torcidas leva justamente a um processo de leilão que só favorece jogadores/empresários e desfavorece os próprios clubes (e, em última instância, suas torcidas), como o próprio Cassio coloca no texto.

    Forte abraço e PST,

    Guilherme de Aquino 87/08

  6. Excelente post, Cássio. Eu particularmente gosto dessa época de especulações, mas gosto justamente porque tenho a exata no noção que é uma época somente de sonhos.
     
    PST

  7. Meu time já é um Timaço! Campeão Nacional 3 vezes! Hahahaha
    Ótimo texto! Pura verdade!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*