Cota da base no Estadual

Centro de treinamento

Uma medida polêmica, fato. Mas, de forma inegável, foi algo inovador.

A FPF pretende implantar no Campeonato Pernambucano da primeira divisão, a partir de 2013, uma cota para atletas da base.

Exatamente isso….

Literalmente, um número mínimo para jogadores formados nas categorias de base nos elencos profissionais dos 12 clubes participantes como algo presente no regulamento.

A ideia começaria com 20% em 2013, levando em consideração grupos de 30 atletas.

Ou seja, 6 jogadores.

Em 2014, o índice subiria para 30%, com 9 jovens profissionais no plantel.

Em 2015, no centenário da entidade, o grau máximo, com 40%, ou 12 atletas.

A medida, idealizada pelo próprio presidente da FPF, Evandro Carvalho, ainda será discutida com os clubes filiados, mas já é tratada como oficial. Ele explica:

“O foco da federação será na formação de atletas. Não podemos ficar importando jogadores caros e sem compromisso.”

Resta saber, contudo, como os clubes vão receber o plano. Até porque precisa haver a aprovação no próximo Conselho Arbitral…

Qual é a sua opinião sobre o projeto de fortalecer a base em pleno Estadual?

16 Replies to “Cota da base no Estadual”

  1. Pingback: Enquete: Você é a favor da cota da base no Estadual? | Blog de Esportes

  2. Investir em CTs e não colocar os garotos pra jogar, como irão revelar, boa idéia do presidente, pena que não será aceita pelo nossos clubes, vejam como pensamos pequeno e não evoluimos, o proprio santa que não tem dinheiro prefere renovar com Dutra em final de carreira e que não joga mas em time algum do brasil que investir num jogador novo que futuramente lhes traga
    dividendos.

  3. Na verdade eu quero mesmo saber porque a Bahia será o único Estado do NE a ter um time (Bahia) patrocinado pela NIKE e nenhum de PE?

  4. Cassio ,
     
    Por questões ideologicas , sou contra a qualquer legislação que limite o poder de liberdade e escolha , em qualquer segmento. O investimento na base tem que ser feito e tido como uma das metas prioritárias de qualquer clube , mas sem essa tal obrigação de ter um detemrinado numero de jogadores da base.

  5. Jucier,

    Obrigado pela leitura.

    Não só a você, mas todos os outros internautas que movimentam esse blog.

    Acho bacana quando um post rende algum debate entre torcedores, pois sempre aparecem boas ideias.

    Portanto, o agradecimento vai a todos os outros leitores!

  6. A ideia e excelente, como toda boa novidade. Mas é necessário fortalecer a formação dos atletas, investir em estrutura, centros de treinamentos e coisa e tal… Não adianta exigir essa cota se os clubes não tem meio para revelar talentos locais. Parece até um paradoxo, pois os três grandes da capital, que apesar de ter CTS (tenho conhecimento dos CTS de Sport e Náutico, não sei se o Santa Cruz possui CT…) são os que importam mais jogadores, ou seja, deve ter mais condições de revelar jogadores. Já os do interior, normalmente fazem seus times com o que tem em casa mesmo… O Barcelona investe pesado nas categorias de base, não é à toa que hoje é a grande potência mundial no futebol e em outras modalidades com menos evidência. Talvez isso faça com que os clubes deem mais valor as coisas boas que estãos debaixo dos seus narizes e as vezes não são enxergadas!
    Sou leitor assídou do seu blog Cássio. Parabéns. É um blog excelente. Um abraço para você!

  7. Eu achei a ideia bem interessante. Porém, achei um pouco exagerado o crescimento da porcentagem numa faixa de tempo tão pequena.

    20% é um bom número. Mas 40%, apenas dois anos depois, pode se tornar uma carga muito grande para os clubes, sobretudo os pequenos, caso não tenham uma base estruturada.

    Hoje, sabemos que essas equipes não têm…

  8. Cassio ,
     
    Noticias de agora dão conta que o Sport fechou com o volante Diogo do Fluminense ( era reserva , mas vinha sendo utilizado com certa frequencia ) e o Marquinhos Paraná , do Cruzeiro.
     

  9. OAAA CASSIO PARA SER SINCEROO EUU ACHEI ESSA DECISÃO COMO UMA DAS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS É UMA VALORIZAÇÃO PARA A BASE E DIRETAMENTE PARA O FUTEBOL PERNAMBUCANO SEM TAMANHOSS  PORRA SINCERAMENTE PARABENS EVANDROO VC ME SURPREENDEUU!!!!

    FIQUEII MUITO FELIZZ COM ESSA INFORMAÇÃOO E APOIOO MESMOOO!!!!

  10. Esse presidente da FPF é uma piada! O cara a todo tempo tá querendo aparecer.

    A FPF não tem o direito de intervir na administração dos clubes, se a política de um clube é ter 100% dos jogadores de fora ou da casa, não cabe a FPF dizer.

  11. A ideia é ótima. Só assim acabaria com projetos megalomânicos de alguns dirigentes dos clubes daqui. Por exemplo, contratar técnico que só quer jogador medalhão e do eixo rio-são paulo, pagando-se altas cifras, e no final das contas não conquistam os sonhados títulos, pedem demissão dos clubes e ainda vão a justiça cobrar os que lhes pertencem, exemplo, técnico Leão quando dirigiu a coisa, hoje técnico do Coríntians. Outra a questão, a valorização do jogador da base, que em muitos casos ganham salário mínimo, exemplo, Ciro, ex-coisa, pois teve que se rebelar para que a diretoria o valorizasse. Finalizando, os dirigentes deveriam sim, consolidar o projeto de valorização da base, com um único objetivo, conquistar o espaço no Cenário Nacional, como o exemplo o meu NAÚTICO, que tem tudo para se equiparar as equipas tradicionais de outros Estados.
    Abraçps.

  12. Cássio essa ideia é sim boa! VAI VALORIZAR NOSSO FUTEBOL. VEJA BEM!

    1°-DEVERIAM SER FEITOS BONS CONTRATOS PARA MANTER OS JOGADORES POR MAIS TEMPO AQUI. SEM SEREM VENDIDOS NO TERMINO DOS ESTADUAIS E DAR RENDA AOS CLUBES.

    2°-MAS….NÃO ACREDITO QUE OS CLUBES DE PERNAMBUCO NÃO TENHAM A CAPACIDADE DE FORMAR GRANDES ATLETAS DA BASE. ISSO DEMORARIA 1 OU 2 ANOS PARA FORTALECER OS CT’S ETC…

  13. Cássio, em 94 havia uma regra de só poder contratar, para o Pernambucano, até 3 jogadores de fora de Pernambuco (mas acho que eram um pouco mais), o que forçava os clubes daqui a valorizarem a base… e assim o Sport teve um time que, ao final das contas, só tinha Jefferson (o goleiro) e Dedé, como jogadores “estrangeiros”… hoje em dia é totalmente irreal algo do tipo, mas acho que a regra para esses anos é válida sim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*