A história de São Marcos também foi escrita na Ilha

Livro "São Marcos de Palestra Itália"Em 16 de maio de 1992, em um amistoso contra a extinta Esportiva Guaratinguetá, o goleiro Marcos fez a sua estreia pelo time profissional do Palmeiras.

Tinha apenas 18 anos, era o 3º goleiro, mas a sua a estrela brilhou já naquele dia. Goleada por 4 x 0 e um pênalti defendido…

Depois, foram mais 531 partidas pelo Alviverde de São Paulo, com títulos estaduais, nacionais, Libertadores e o auge, em 2002, com a Seleção Brasileira.

Tornou-se campeão mundial, como titular da Canarinha. Resumindo: São Marcos. Carismático, respeitado pelas torcidas rivais e ídolo nacional, sem dúvida.

Fora a opinião marcante. Essa história merecia ser mesmo contada em um livro. Com 304 páginas, o livro São Marcos de Palestra Itália relata a carreira do goleiro, contada pelo jornalista Celso Campos Júnior.

Na gama de documentos, 100 fotos históricas. Começando pela capa, com uma imagem do dia 12 de maio de 2009, quando o Palmeiras eliminou o Sport na Taça Libertadores.

De fato, aquela noite na Ilha do Retiro marcou uma das grandes atuações desse craque, no tempo normal e na disputa de pênaltis, uma das especialidades do camisa 12.

Libertadores 2009: Sport 1 (1) x (3) 0 Palmeiras. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

19 Replies to “A história de São Marcos também foi escrita na Ilha”

  1. Mas por que tanta zanga das amarelinhas?

    Por acaso vocês não sabem o porquê de o campinho ser nacionalmente conhecido como A CASA DOS FESTEJOS?

    Vai gostar de animar a festa dos outros assim lá na )@)…

    Ah, ah, ah…

  2. O legal é ter história pra contar,vencer ou perder,é consequência…mas tá lá é que eu quero ver…O Marcos falou sobre LIBERTADORES…a NACRUZ não sabe o que é isso …só jogam regionais…heheheheheheh…SPORT=SUPERIOR.

  3. A CAPA DO LIVRO É PURA HERESIA,QUE DEUS TENHA PENA DELE GRANDE ATLESTA,MAS PISOU NA BOLA AO ACEITAR UMA CAPA TÃO RIDICULA

  4. PARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!   PARA! PARAAAAAAA! AS BRIGAS,DISCUSSÕES…MARCOS O MAIOR GOLEIRO DA HISTORIA DO PALMEIRAS E PENTA CAMPEÃO DA SELEÇÃO, ESTÁ FALANDO DE JOGO INESQUECIVEL DE LIBERTADORES!! ELE E NEM UM OUTRO,VAI LEMBRAR JAMAIS DE JOGO INESQUECIVEL DOS “RIVAIS” PQ ESSES NÃO GANHAM NEM 4º E 3º DIVISÃO RESPECTIVAMENTE KKKKKKKKKKKKKKKK
    OUTRA PERGUNTA,ONDE EXISTE RIVALIDADE,SE SPORT GANHA EM TUDO QUE FOR COMPARAR COM A NACRUZ? MASI VITORIAS EM JOGOS DIRETOS,MAIOR NUMERO DE VITORIAS,MAIOR DALDO DE GOLS,MAIS PARTICIPAÇÕES EM LIBERTADORES,MAIS TITULOS ESTADUAIS,NACIONAL(NEM FALO),NUNCA DISPUTOU NEM 3º DIVISÃO E PIOROU 4º……………….PELO SPORT TUDO!! KKKKKKKKKKKK

  5. o Santa ganha pra gente de 3 em 3 anos.. e ficam se gabando.. kkkkkkkkkk
    cara, vocês são o 2º maior freguês do Brasil, fiquem calados

  6. Pingback: Inesquecível para Marcos e 3,3 milhões de rubro-negros | Blog de Esportes

  7. esse Pelo SCR Tudo é um Babaca de 1a linha!grande Carater(quando principalmente,topou jogar a segundona em 2003,e subiu no campo.apesar da ajuda do STJD e imprensa do eixo),talentoso goleiro.um dos q não se pode,nem deve ter raiva.mas,quem tem Léo Medrado,como um dos”idolatrados”na nossa imprensa Recifense,pelos torcedores,não fico espantado com esse nível de mediocredade nos comentarios!

  8. Grande goleiro Marcos, grande caráter também. Só quem perde para o Plameiras é quem joga Série A e LIBERTADORES.

    Lembro do jogo contra o palmeiras na Copa do Brasil de 2008, na Ilha (4×1) em que ele rasgou elogios a Nação Rubro-Negra, disse que a massa era um exemplo de apoio ao time, era o diferencial do Sport e que era muito compicado ganhar do Leão no Recife.

    Esses torcedores da VACA do Canal são sem noção mesmo…KKKKKKKKK

    Quem é o animador oficial de festas do TUPI, ULBRA/RO, FAST CLUB, TREZE, CAMPINENSE, CSA, CRB, GUARANI DE SOBRAL, GUARANI DE JUAZEIRO, REMO, PAYSANDU, TUNA LUSO, SÃO RAYMUNDO, BAHIA, VITÓRIA…ETC ETC ????

    QUEM É O MAIOR FREGUÊS DO SPORT???? São 60 vitorias de diferença, a maior freguesia em clássicos do Brasil.

    É  o SUPER TRI-REBAIXADO (único do mundo a ser rebaixado três anos seguidos), LANTERNA DA SÉRIE A, B e C, RECORDISTA DE PARTICIPAÇÕES NA SÉRIE D.                

    Obrigado Sport, por estragar o final de ano “perfeito” das tricobarbies. Os anti-Sport estão chorando de depressão com o nosso acesso.  

  9. Apanhou de 3 a 0 do Náutico em 2009, perdeu na 1a fase da série B em 2003, mas é um grande nome do nosso futebol, nunca ouvi ele falando mal do futebol do nordeste, como o babaca do Edmundo quando jogava no vasco, Marcos merece a idolatria que os palmeirenses têm por ele…

  10. Çanta Cruis, campeão por 11 minutos em 2005 com um troféu de campeão de dominó da Carol Presentes. Çanta Cruis e Náutico, as piadas do futebol brasileiro…

  11. Anizio, quem eh animador de festa eh a carnica tricolor, alem de fazer a alegria de time pequeno (TUPI), ainda cedeu o salao de festa (Arruda), na presenca de 55 mil besteiras triste.

  12. e as cachorras que animam festa, choram litros!
    o boi
    pai Carlos 
    perder 3 clássicos pro santinhas que estava na serie D (2×0 0x2 0x2)
    rolou um show de reggae, quando o Sampaio correa, jogou ma ilha.
    teve o mascote flagrado dançando na frente de uma boate gay.
    levou gol de landu.
    é por essas e outra que eu digo: brigado burro negros por fazerem meu 2011 muito feliz!
    UASHUAHsuAHsUAHsUAHsUAHs

    #chupacoisa

  13. Anizio Silva Cala a boca desgraça , quem é tu pra falar do sport , minhoca podre, do canal do arruda só pelo nome deve ser um tricocô sofredor , de time de serie D na miseria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*