Agora, sem o olhar de Kim Jong-il

Kim Jong-il

Mais um ditador que atravessou décadas no poder sucumbiu.

Aos 69 anos, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-il, faleceu. Uma prova do controle da informação do país é o fato do episódio ter acontecido no sábado, mas só na segunda-feira a rede de televisão estatal ter informado a população de 24 milhões.

Com um regime comunista e uma renda per capita miserável, de apenas 1.800 dólares, a 189ª do mundo, a Coreia do Norte sempre foi um mistério nos esportes…

Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, os resultados foram divulgados dias depois por lá, para evitar qualquer vexame que pudesse atingir a imagem local…

No entanto, uma paixão nacional é a realização dos jogos de massa, com mosaicos gigantes e artistas nos gramados, sempre no estádio de Pyongyang, a capital.

Com capacidade para 100 mil pessoas, o estádio abriga mosaicos de 20 mil pessoas em determinados pontos da arquibancada. Assista abaixo à abertura da 65ª edição.

Confira o “aquecimento” para essa atividade aqui.

6 Replies to “Agora, sem o olhar de Kim Jong-il”

  1. Tinha visto já, EASN.

    Sensacional. Proporciou boas risadas na época em que foi lançado.

    PS. mesmo caseiro, ficou bem feito que só! Abraço.

  2. Menos um palhaço no mundo!!!! Incrível como populações inteiras são sacrificadas para satisfazer o ego de alguns palhaços!!!

  3. E sobre a participação da Coréia do Norte nas copas, na África, teve uma história que no jogo contra Portugal, pararam de transmitir a partida, para não mostrarem a humilhação, que os norte-coreanos estavam sofrendo, nem lembro de quanto foi a goleada, não sei se isso é verdade, mas não duvido, ele era cheio de marra na frente das câmeras, disseram que os jogadores foram até torturados, por conta da goleada contra Portugal… Mas vale citar a copa de 1966, a Coréia do Norte eliminou a Itália e perdeu de virada para Portugal(5 x 3), de Eusébio, uma das maiores surpresas das copas.

  4. Já foi tarde, a diferença do desenvolvimento da Coréia do Sul para a Coréia do Norte é gritante, enquanto a Coréia do Sul têm uma economia forte, sede da samsung e LG, a Coréia do Norte vive numa merda… E os norte-coreanos chorando a morte dele, na moral, tenho certeza que alguns encenaram, hehehe, só pra passar na TV, depois que desligaram a camêra, a turma deve ter feito a festa, esse foi se encontrar com Saddam Hussein e Kadhafi… No futebol também têm gente assim, e só sai do mesmo jeito, claro que falo sobre ficar muito tempo no poder, só isso.

  5. É CASSIO, JÁ LI E VI MUITO SOBRE COMO FUNCIONA A POLITICA DA C.N. É UM PAÍS ORGANIZADO E SUA POPULAÇÃO TEM MUITO ORGULHO. MAS NA VERDADE VIVEM NUM FAZ DE CONTA E ACHAM QUE TUDO É MÁGICA. VIVEM NA CENSURA ABSOLUTA. ESSE ”INFELIZ” MORREU. MAS COMO ELE NÃO É BOBO…TEM SEU SUCESSOR. ELE DEIXOU TUDO PREPARADO. E ASSIM SEGUE A C.N…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*