Esmeralda ou bermuda para os craques de 2014

Grama esmeralda

Um mero “detalhe”, caso não fosse a área que gera audiência em todo o mundo…

Qual será o tipo de grama dos estádios para a Copa do Mundo de 2014?

Os 12 palcos para os 64 jogos da competição, com dimensões 105m x 68m, estão sendo analisados por uma agrônoma contratada diretamente pela Fifa.

A resposta final deve sair em no máximo 30 dias.

No relatório, a recomendação sobre o tipo de grama que será plantado nos estádios.

A ideia de um tipo único poderá ser descartada devido às particularidades do solo de cada lugar, lembrando que o Mundial está espalhado em todas as regiões brasileiras.

Esmeralda (acima) e bermuda (abaixo) são os tipos favoritos. Na Arena Pernambuco, o novo campo será plantado em outubro de 2012…

Saiba mais sobre tipos de grama clicando aqui.

Grama bermuda

 

10 Replies to “Esmeralda ou bermuda para os craques de 2014”

  1. Dentro da fazenda da empresa Itograss, a grama que vai ser colocada no novo Maracanã é tratada com todo o cuidado para não decepcionar quem espera um tapete do nível dos melhores estádios europeus. O nome não poderia ser mais apropriado para quem se prepara para um evento como a Copa do Mundo: Celebration (celebração, em inglês

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/grama-do-novo-maracana-cultivada-tratada-com-cuidado-sigilo-em-saquarema-6856132#ixzz2GMUtcD6F
    © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

  2. Mas cassio. A SITUAÇÃO DO BERNABEU É TOTALMENTE DIFERENTE! LÁ ELES SÓ TROCAM A GRAMA. TEM DIAS NA ITÁLIA, NO SAN SIRO QUE ELES Poem A GRAMA Até 2h ANTES DO JOGO!

    AQUI É DIFERENTE POIS TEM QUE CAVAR CERCA DE 1,2 OU ATÉ 3 METROS PRA POR Um Sistema todo de pedra e canos,Esperar a Grama ficar verdinha,TROCAR BARRO POR TERRA ETC.

  3. Cada região deve ter seu tipo de grama mais adequado. O gramado do Beria Rio não pode ser o mesmo da Arena Pernambuco. Algumas espécies não suportam o frio de um inverno mais rigoroso (geadas) outras se adaptam melhor ao sol forte e algumas são mais sensível ao sombreamento.

    A Copa da Africa sofreu com a falta de planejamento, e os gramados foram duramente criticados.  

    A grama tipo Esmeralda está em desuso no Brasil. O padrão agora é Bermuda e suas variedades.

    Na Ilha se cogitou em princípio a esmeralda, mas depois do jogo contra o Vila Nova, Dubeux resolveu adotar a Bermuda Celebration, a mesma do Serra Dourada.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/09/dossie-gramados-clubes-brasileiros-investem-em-pisos-mais-resistentes.html

  4. Arthur Lima,

    Não me recordava dessa troca de campo do Santiago Bernabéu. Impressionante mesmo o tempo gasto, 30 horas! Parece até mentira…

    Por aqui já disseram em outros tempos que era preciso 4 meses!

    Neste caso, dinheiro faz mesmo MUITA diferença.

    Vinícius Silva,

    A grama esmeralda até pode ser a preferida dos campos de várzea, mas tem muito campo da Série A com ela também… kkkkk

  5. As Bermudas são as mais indicadas para a formação de gramados esportivos. É caracterizada por folhas estreitas, crescimento rápido, cor verde viva e o mais curioso é que, apesar de ser muito macia, regenera-se rapidamente quando submetida a maus tratos. Hábito de crescimento rasteiro. Deve ser cortada sempre que sua altura for superior a 2 cm. Para se manter viçosa, necessita de suplementação anual. Deve ser cortada e adubada pelo menos 2 vezes por ano. Podemos considerar como suas principais vantagens a excelente resistência ao pisoteio e ótima capacidade de regeneração no caso de injúria, alem de ser muito resistente a seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*