Valor de mercado dos “12 maiores clubes”

Relatório elaborado pela BDO RCS Brasil sobre os 12 maiores clubes do país. Por sinal, será que esse grupo é tão imutável assim quanto imaginam…?

No documento de 25 páginas é possível ver, além do valor das marcas, o faturamento de cada um dos clubes pesquisados, com dados a partir de 2003.

No caso, vale perceber que a receita projetada pelo Sport para 2012, de R$ 55 milhões, já havia sido alcançada pelo Corinthians em 2003. Sem considerar a inflação!

Em relação ao Náutico, cujo montante para o próximo ano varia de R$ 35 mi a R$ 40 mi, o paralelo há oito temporadas foi o Vasco. Enquanto isso, a receita do Santa Cruz, cuja previsão mais otimista aponta para R$ 14,3 milhões, é inferior a qualquer dado da pesquisa. O menor foi o do Botafogo, em 2003, com R$ 16,2 mi.

A opinião do blog sobre o “G12” foi postada na lista de comentários.

44 Replies to “Valor de mercado dos “12 maiores clubes””

  1. Aí a pergunta que não quer calar: se não houvesse a virada de mesa da Copa João Havelange, em 2000, o que forçaria o Fluminense a jogar a Série B naquele ano, o time tricolor teria conseguido isso tudo?
    A favor dos grandes de RJ/SP, além da Zona da Mata Mineira ser basicamente formada por torcedores de times paulistas ou cariocas, o interior do Paraná praticamente só torce por Corinthians, São Paulo. A mesma coisa em Santa Catarina, interior da Bahia, o Centro Oeste todo, e o resto do Nordeste em geral.   
    Ou a mentalidade dos investidores mudam – o que acho difícil porque eles vão investir em algo já consolidado pela mídia – ou seremos eternos coadjuvantes. Isso quando acerta-se um planejamento, como o Sport em 2008 (com a política do bom e barato que, por exemplo fez o Palmeiras vencer a Copa dos Campeões em 2000, mas que não adiantou nada para o próprio Verdão neste 2011), mas é algo tremendamente sazonal. O Nordeste, com tantos investimentos notadamente na Bahia, em Pernambuco e no Ceará, não consegue capitalizar isso em termos esportivos.

  2. É claro que esse numeros mudaram em 2010 e 2011. Vou dar um exemplo de uma reportagem de 2010 do nosso Vasco na epoca do lançamento da camisa oficial numero 3 , a Camisa Templária , que custava o mesmo preço das oficiais 1 e 2
    NETVASCO – 26/03/2010 – SEX – 17:40 – VASCO VENDEU 70 MIL CAMISAS Nº 3 EM 5 DIAS

    VASCO FATURA ALTO COM CAMISA 3

    70 mil camisas – em apenas 5 dias desde o seu lançamento oficial, com festa de arromba na Sede Náutica do clube – já foram vendidas pelo Vasco e Penalty Cavalera.

    O número é um recorde em todos os aspectos, inclusive no financeiro.

    Até aqui, o Vasco já faz jus a receber 526 mil reais brutos em royalties, segundo o contrato do clube do a marca de material esportivo, só pelas vendas desta camisa especial.

    Criada em parceria com o Departamento de Marketing do Vasco, a camisa 3 segue um padrão moderno já bastante disseminado entre os clubes europeus, principalmente, e que aqui no Brasil já começa a fazer escola. Esses clubes, aos quais o Vasco se junta agora, apesar de muito tradicionais, entenderam que insistir apenas na repetição do padrão de suas camisas de jogo tradicionais é a garantia de estabilização ou estagnação até, no volume de vendas de seus pavilhões.

    Segundo o vice-presidente de Marketing do Vasco, Fabio Fernandes, o caso do Vasco é ainda mais sensível: “O Vasco tem, basicamente, apenas camisas chamadas No. 1 já que ambos os modelos oficiais (preta e branca) são exatamente iguais, sendo uma o positivo ou o negativo da outra. Isso, naturalmente, já inibe as nossas vezes à quase a metade do nosso potencial. Os torcedores que sentem-se compelidos a comprar os dois modelos, geralmente o fazem em compras muito espaçadas.”

    Por isso, para o Vasco era ainda mais vital criar um modelo de camisa No. 3 que, seguindo as tendências internacionais, respeitam a história e a tradição do clube, mas são propositalmente mais flexíveis quanto às cores e a aparência mais marcantes dos emblemas oficiais. Para quem tem apenas 5 dias de vida, os números parecem justificar a estratégia e a ousadia.

    Fonte: Departamento de Marketing do Vasco

  3. Cassio ,
     
    Sobre os dados de 2010 , infelizmente , os clubes não disponibilzaram. O mercado sabe apenas de 3 dados oficiais :
    1. Flamengo , que vendeu 1,34 milhões de camisas
    2. Corinthians , que vendeu 1,1 milhão de camisas
    3. Palmeiras , que vendeu 995 mil camisas.
    Em todos os 3 casos , houve aumento percentual de vendas sobre 2009.

  4. Cassio ,
     
    Tenho o ranking de 2009 , que é o ultimo disponivel com dados de diversos times.
     
    Os numeros mostrados são vendas mês
     
    1. Flamengo   92.022
    2. Corintnhians  87.174
    3, Palmeiras  73.905
    4. São Paulo  70.716
    5. Vasco da Gama 63.601
    6. Atlético MG  63.317
    7. Gremio 38.917
    8. Inter 37.321
    9. Cruzeiro 36.918
    10. Santos 22.499
    11. Fluminense 21.615
    12. Coritiba 21.547
    13. Atlético PR 20.874
    14. Sport 18.301
    15. Ceará 12.011
    16. Botafogo 11.818
    17. Goias 11.117
    18. Vitoria 10.432
    19. Bahia 8.976
    20. Nautico 6.065
     

  5. Cassio ,
     
    A nova gestão do Fluminense vem conseguindo passos importantes. A primeira foi a renovação do contrato com a Adidas. O Fluminense passou a receber R$ 10 milhões por ano em dinheiro. Só para ter uma ideia , o novo contrato do Botafogo , que ainda não foi assinado , gira na casa dos R$ 4 milhões por ano e olha que está sendo negociado UMA TEMPORADA depois.
    O Fluminense tem uma base forte nas categorias de base desde 2000 , quando inaugurou Xerem. Esse ano foi vice campeão brasileiro sub 20 e da Taça BH. O Botafogo tem um trabalho muito fraco nas divisões de base. O ultimo jogador revelado pelo clube foi o meia Djair , em 1991. De lá para cá , nenhuma revelação do clube alcançou um certo destaque. O Atlético MG tem um trabalho de base mais para o porte do Fluminense do que para o lado do Botafogo.
    O Botafogo não se mexe. Não está correndo atrás de um CT. Tudo do clube é feito em areas cedidas pelo poder publico. O Fluminense , assim como o Vasco , comprou todas as suas areas , inclusive negocia atualmente uma area de 50 mil metros no Recreio dos Bandeirantes para ser o CT dos profissionais.
    Até fora das 4 linhas , os caminhos de Botafogo e Fluminense são completamente opostos.

  6. Outro ranking nada animador para o Botafogo diz respeito a venda de camisas oficiais. O Botafogo aparece em décimo sexto , no mesmo patamar de Goias , Vitória e Nautico. E bem atrás de Sport , Coritiba e Atlético PR.
     
    Nesse ranking , o Atlético Mineiro está bem , fica no G7.

  7. Eduardo,

    Resta saber se o crescimento do Flu, potencializado pela Unimed, já deixou o clube num patamar mais independente. Afinal, não há garantia alguma de parcerias eternas.

    Contudo, a marca do clube vem crescendo. Falta, ainda, um título internacional, pois o Fluminense é o único dos 12 clubes sem qualquer tipo de conquista internacional oficial.

    Savio,

    O seu raciocínio vale o mesmo para Botafogo e Atlético-MG. As folhas se equiparam ao so 4 clubes mais ricos do país…? O abismo, aí, deve ser até maior…

  8. Savio ,
     
    A capacidade de geração de receitas do Botafogo caiu muito nos ultimos anos. É , dentre os chamados ’12 grandes” , o que menos arrecada com TV. Inclusive , desde 2007 , o Botafogo foi ultrapassado em arrecadação pelo Atlético PR. Ou seja , não existe mais um unico indicador que credencie o Botafogo como um dos 12 grandes do país. Nem em arrecadação.

  9. Isaltino Fernandez ,
     
    Quem disse que o Botafogo tem um titulo nacional ? São dois meu caro. Vamos conhecer melhor a história antes de falar.

  10. Cassio ,
    Fiz um levantamento do Fluminense nos ultimos dez anos e deu para ver sim um enorme abismo entre o tricolor carioca e Botafogo e Atlético MG. Aliás , o desempenho do Fluminense é superior ao do nosso Vasco , Gremio e Palmeiras no periodo. Veja só :
    – Em brasileiros , de 2001 para cá , ou seja em 11 edições , o Fluminense ficou seis vezes entre os cinco primeiros. Foi campeão em 2010 , terceiro em 2001 e 2011 , quarto em 2002 e 2007 e quinto em 2005. Em campeonatos brasileiros , nesse ultimos 11 anos , só perde mesmo em desempenho para São Paulo , Coritnhians e Santos.
    – Na Copa do Brasil , foi campeão em 2007 , vice em 2005 e semifinalista em 2006.
    – Nos ultimos cinco anos , esteve em três Libertadores.
    – Não conquistou nenhum titulo continental , mas fez duas finais seguidas , em 2008 na Libertadores e em 2009 na Sul-Americana.
    Botafogo e Atlético MG nemm juntos apresentam essa performance
     

  11. Absurdo essa lista!!! Como um time que é HEXACAMPEÃO pode ficar de fora dos doze maiores do Brasil??? É uma piada e de grande mal-gosto.

  12. Mesmo sendo alvirrubro convicto eu tenho que admitir que Atlético/MG e Botafogo não teem praticamente nada a mais que Sport e Bahia. O Sport e o Bahia tem dois títulos nacionais cada um. Botafogo e Atlético só tem um título nacional cada. Não possuem uma torcida muito maior e em termos de estrutura se equivalem. No Brasil temos 10 times que possuem uma receita que os fazem diferenciados e só. Sport, Bahia, Atlético-PR, Coritiba, Goiás, Vitória, Boatafogo, Atlético/MG e Guarani fazem parte do segundo bloco.

  13. e cade os tais,PERNAMBUCO,RECIFE,PE Tradição e”modernidade”?não,não.o negócio deles NÃO É O FUTEBOL.aqui,os caras,supervalorizam o estadual.não tem coragem de chamar os times do interior de pequenos.mas”intermediarios”.FRESCOS!comigo não.e outra:cade os torcedores criticando o jogo Santa Cruz e Sport no meio de semana?ah,esqueci.é por que o campeonato é local e carnaval é”sagrado e intocável”!se fosse a CBF,os HIPOCRITAS,estavam descendo o pau.esse carnaval atrapalha e muito nosso futebol de Pernambuco.mas,o silencio é tão grande q as pedras falam!

  14. esse cidadão chamado PE,foi bem mais verdadeiro do q se pensa.e é verdade.com uma imprensa dessa,até eu fico retardado.nossos clubes infelizmente NÃO SÃO GRANDES!mas,os”pernambucanos q defendem a separação do nordeste”,não pensam dessa forma.aí falam:”respeitem nossos clubes”.como?apelando pra baixaria?é ruim,hein!

  15. se o Sport,Bahia,Atlético PR,Curitiba,Vitória e outros tiverem a folha salarial de Botafogo e Atlético MG ai sim pode se considerar do mesmo nível.

  16. Cassio ,
    Botafogo e Atlético MG vivem sim um momento de definição de seus tamanhos. O Mauro Cezar Pereira e o PVC , ambos da ESPN , falam com frequencia sobre esse tema. Dentro de campo , os resultados expressivos de ambos ficaram no passado. O Atlético MG não vence uma competição nacional desde 1971 e o Botafogo não consegue ficar entre os cinco primeiros do brasileirão desde 1995 , ou seja , há quase duas décadas.
    Tudo isso reflete nos dados que as pesquisas de torcidas apuram. Com uma torcida muito concentrada na Região Metropolitana de BH , o Atlético viu o Cruzeiro o ultrapassar pela primeira vez no começo dos anos 2000 e essa distancia só aumenta. A ultima pesquisa mostrou ainda uma enorme crescimento da torcida jovem do Cruzeiro , que já é mais que o dobro da do Galo na faixa de até 16 anos.
    O Estado de Minas Gerais sofre muita influencia de Rio e São Paulo , deixando a tarefa do Atlético para renovar a sua torcida , ainda mais dificil. Regiões como Juiz de Fora , Sul de Minas e boa parte do Triangulo Mineiro , são areas de forte influencia de cariocas e paulistas.
    O Botafogo tem menos torcida que o Atlético. Aliás , o clube nunca esteve entre as três maiores torcidas do Estado do Rio. Era a quinta maior até começar a Era Garrincha , ultrapassando em 1960 , pela primeira vez , a torcida do America. Tem contra si o fato de ser a torcida mais velha do país. O grande contigente de torcedores da Estrela Solitária está na faixa acima dos 50 anos. Por outro lado , na faixa até o 16 anos , o Botafogo está fora até do G20. Nos ultimos 5 anos , o futebol carioca venceu 3 Copas do Brasil e 2 brasileiros e o Botafogo foi o unico dos grandes do estado que só observou a festa dos adversários. Isso impacta bastante também na força de atração de torcedores de outros estados. Com a TV e o pay-per-view , fica mais facil de conseguir torcedores em todos os cantos do país , desde que o time seja um dos tops do país , o que para o Botafogo , é apenas um sonho distante.
    Eu concordo com o que foi dito por um leitor. Ambos estão no grupo dos times de força intermediária , junto com Sport , Bahia , Atlético PR , Coritiba , Vitória e mais alguns.
     
     

  17. Ué, cadê o time do mangue? 

    AAAAAH esqueci, eles nem tem titulo brasileiro nem tem  torcida presente. Logo não entra nesse patamar.

  18. Para não ficar em cima do muro:

    Acho que a relação dos “12 grandes” é uma certa forçada de barra do passado.

    Atlético-MG e Botafogo não estão no mesmo nível de São Paulo, Corinthians ou Flamengo, por exemplo.

    Há 15 anos os dois clubes alvinegros patinam, enquanto os rivais alcançam feitos de grande importância.

    Passado rico, até o América-RJ tem…

    Estão muito mais perto de Bahia e Sport, em relação à visibiliadde, torcida, receita e títulos, do que em relação ao São Paulo.

    O Fluminense, com passagem na Série C, chegou a caminhar nesse ritmo, mas a conquista de um Brasileiro (2010), uma Copa do Brasil (2007), além do vice da Libertadores (2008), recolocaram o clube no eixo.

    “Ah, mas grandeza não se resume só a títulos”.

    É verdade.

    Mas conquistar um troféu de vez em quando faz diferença…

  19. Atlético-MG e Botafogo são superestimados pela imprensa do sudeste, tu não acha, Cássio?… E o Fluminense só treina no estádio, têm um CT em xérem que só a base usa, mas têm muita grana, compensa.

  20. ué kd o “sgoto”?????????????????????????????

    num são os mais fudidos de pernambuco ???

    kd???

  21. Cadê o “grandioso” Sport que tanto falam ?? Deixem de megalomania porque diante do resto do Brasil, somos vistos como times intermediários. Só vocês que se acham grandes. Santa, Náutico e Sport não passam de times que eles julgam entrar no campeonato pra tirar pontos dos grandes e nunca pra disputar um título.

  22. Esse estudo mostra, de longe, a mentalidade tacanha dos que ainda defendem o Centro-Sul como eixo imutável da economia brasileira. Evidente que as conquistas de tais clubes (à exceção do Botafogo e Atlético Mineiro, convenhamos, dois clubes que nos empurram goela abaixo como “grandes”) dão notoriedade, mas o quesito torcida também deveria contar. Exemplo: o quanto Sport, Bahia e Santa Cruz, pela força de suas torcidas (que acredito serem maiores do que um Botafogo, por exemplo) poderia pesar nisso aí? O potencial de mídia em cima de clubes assim deveria ser contabilizado. Atlético MG e Botafogo só são dados como grande por conta do lugar onde estão, ou acham que ambos, com apenas um título nacional no rol de conquistas, teriam essa relevância toda se ficassem em Recife, Salvador, Fortaleza ou até mesmo Curitiba? Os tempos estão mudando, mas parece que uma parte da “intelligentsia” do Brasil nunca perceberá isso…

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