Sport-Santa, um time por um dia

 

Camisas de Santa Cruz e Sport

Sabe aquela impressão de que o “seu time” está vestindo o uniforme rival? Deve ser a sensação de Santa Cruz e Sport nos últimos anos, seis décadas após a “união” de fato.

Nos últimos anos, inúmeros jogadores vestiram as duas camisas, como Carlinhos Bala, Rosembrick, Dutra, Luciano Henrique, Marco Antônio, Osmar, Júnior Maranhão, Andrade etc. Faz parte da dinâmica do futebol, sem dúvida. Em todo o país…

Porém, os dois rivais já vestiram o mesmo uniforme. No passado, vez por outra os clubes se uniam diante des adversários de nível técnico bem superior, para amistosos.

O Combinado Sport-Santa, com esse exato nome, atuou em 1950.

O adversário foi a fortíssima seleção da Iugoslávia, que uma semana antes havia sido eliminada da Copa do Mundo pelo Brasil, no Maracanã. Na ocasião, o empate teria dado a vaga aos europeus. Ademir e Zizinho marcaram os tentos do 2 x 0 da Canarinha.

No dia 9 de julho, na Ilha do Retiro, que havia acabado de receber uma partida daquele Mundial, rubro-negros e tricolores se uniram diante dos sérvios.

A renda foi de 124.850 cruzeiros, excelente, mas, ainda assim, abaixo da expectativa. Afinal, no mesmo horário, o Brasil estreava na fase final da Copa, contra a Suécia, diante de 138 mil pessoas no Rio de Janeiro. No Recife, muitos torcedores optaram pela comodidade de casa para acompanhar pelo rádio à exibição de gala da Seleção, 7 x 1.

Na Ilha, a Iugoslávia também correspondeu à expectativa e goleou por 5 x 2.

Texto do Diario de Pernambuco sobre o confronto:

“Os visitantes apresentaram um futebol de primeira que satisfez ao grande público recifense”

Logo depois, a multidão se dissipou.

8 Replies to “Sport-Santa, um time por um dia”

  1. Eu queria só 40% do que o clube dos 13 paga para O XPORT…pra ver se meu time seria esse time limitado do XPORT.

    O meu resto n faz sucesso na COISA.

  2. o titulos que calinhos bala,luciano henrique,dutra,daniel paulista ganharam pelo sport , os tricolor pode tira o cavalinho da chuva que não vai ganhar.

  3. NÃO LEMBRE QUE ESSES JOGADORES TIVERAM UM PASSADO SOMBRIO, O IM PORTANTE É QUE APESAR DESSE PASSADO ELES ESTÃO COM SAÚDE E VÃO SER PURIFICADOS A PARTIR DE AGORA.HAHAHAHA!!!

  4. Daniel Paulista não vem mais. O Santa fechou com o volante Anderson. Excelente jogador. Além de ser mais novo e ganhar bem menos que Daniel Paulista. Gostei!

  5. Hungria, Tchecoslováquia e Iugoslávia tiveram escolas fortes nessa época…..Hj a República Tcheca dá uns lampejos ainda. Mas os Sérvios, Croatas e Eslovenos ainda mantém a força do futebol iugoslavo. Quem não lembra do ESTRELA VERMELHA campeão mundial pela Iugoslávia. Único clube campeão do leste europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*