Anotomia de uma lesão semestral

Anatomia do joelho

Um script infeliz, cada vez mais comum no futebol…

O jogador sofre um pancada na partida. Ocorre também num desequilíbrio em um lance ríspido. Excesso de vigor físico, dos dois lados.

O atleta cai. Se contorce de dor no gramado. Mãos no rosto.

Alguns jogadores se assustam no campo. Outros pensam num primeiro instante que trata-se de um teatro típico para gerar algum cartão amarelo para o adversário.

O médico entra correndo. Numa rápida avaliação, pede a maca com urgência.

O jogador sai. Chorando… Na arquibancada, o torcedor silencia, prevendo o pior.

A gravidade da torção também começa a ser avaliada pela comissão técnica, jornalistas e jogadores. Avaliação baseada puramente na toria.

“Será que a torção foi grave?”

A diretoria do clube se apressa em divulgar uma nebulosa posição oficial:

“Amanhã faremos um exame de imagem para ver se houve gravidade na lesão.”

Por mais otimista que o prognóstico seja, o dia seguinte acaba sendo quase sempre venal. Aquela lesão foi, na verdade, um rompimento nos ligamentos do joelho.

Existem vários tipos de dano deste tipo, um dos mais graves no esporte. Em todos eles, o prazo de recuperação é o mesmo: seis meses. Um semestre inativo.

Uma cirurgia, para reconstruir os ligamentos, é de praxe. Em alguns casos, duas.

Estamos em fevereiro e cinco jogadores do futebol local  já passaram por todo este grave processo em 2012. Os alvirrubros Rogério e Cascata, o rubro-negro Willian Rocha, Fábio Silva, do Salgueiro, e Carioca, do América. Uma lesão a cada oito partidas…

Ao jogador, a dúvida sobre sua real condição física na volta aos gramados. Ao clube, uma despesa milionária por um semestre inteiro sem produção de fato.

A preparação física das equipes pode ser questionada? Calendário apertado?

Os gramados pernambucanos aumentam o risco para lesões deste tipo?

Os árbitros não estão conseguindo conter a violência com punições corretas?

As respostas para essas perguntas talvez acabem com o resumo disso tudo, deixando de tratar os episódios como uma simples coincidência. Uma infeliz coincidência…

7 Replies to “Anotomia de uma lesão semestral”

  1. mas quando a imprensa do Sul do Brasil,criticou nossos gramados,voces torcedores e a nossa imprensa desceram o pau nos caras.e ainda apelaram para o”bairrismo”:é Pernambuco contra o resto do Brasil!diziam os torcedores.isso foi entre 2008/09.o mal é”vai e vem”.depois de 3 anos,cai a mascara.e fevereiro está só no começo.se eu estou achando ruim esses fatos q estao ocorrendo nos gramados locais,vitimando jogadores,nenhum pouco.taparam o sol com a peneira!

  2. Pra mim no SPORT não é OBRA DO ACASO. Jadilson fez 03 cirurgias. César fez 02. Na lista ainda vem Daniel Paulista, Hugo, Wilson, Pimenta, Saulo, os juvenis na época, Xinho e Everton Felipe. E agora, Willian Rocha. Como disse pro Tiago Medeiros via Twitter tem algo de muito errado na EQUAÇÃO >>> (DM + TRANSIÇÃO + PREPARAÇÃO FÍSICA = LESÃO DE LCA). Algo precisa ser visto e investigado. Ou não estão preparando fisicamente bem ou dando carga pesada nos jogadores. Terminam tendo lesões musculares e vão pro DM. De lá saem sabe-se lá como, se bem ou às pressas pra cumprir o calendário. Vão pro CINESIOLOGISTA pra transição(salvo engano) e de lá pros preparadores físicos……enfim…..no final disso vimos inúmeras lesões de LCA que pra mim não são obra do acaso e sim OBRA DA INCOMPETÊNCIA DE TODOS OU DE ALGUNS…. INALDO FREIRE é o único que se salva talvez junto com o filho de NELSINHO BASTISTA. Minha opinião.

  3. Alvirrubros aí de Recife,pra essa diretoria contratar,tem que haver pressão,tem que estar na sede todo dia cobrando contratações,daqui a pouco só vamos ter a base disputando o estadual.

  4. Cásssio, você citou um “prejuizo milionário para os clubes. Gostaria que você confirmasse se é realmente o clube que paga os salários do jogador que está parado por conta de lesão ou se é o INSS que paga, já que caberia um auxílio-doença, ou não?
    Um abraço!

  5. DO JEITO QUE A COISA VAI ESTE PERNAMBUCANO PAI PERDER TODO O SEU BRILHO, PRIMEIRO FOI ROGÉRIO,DEPOIS WILLIAN ROCHA E AGORA CASCATA QUEM SERÉ O PRÓXIMO.NO CASO DO MEU TIME O NÁUTICO, ESTA DIRETORIA TEM QUE PARAR COM ESTA PIRANGAGEM E ABRIR O COFRE POIS DO CONTRÁRIO VOLTAREMOS RAPIDINHO PARA A SEGUNDONA.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS NÃO FANÁTICAS E CONSCIENTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*