Pré-arena, as três décadas do Colosso

Ampliação do Arruda, em 1980. Foto: Diario de Pernambuco

Esta temporada marca o aniversário de 30 anos de um apelido que orgulha o Mundão.

Com um megaprojeto, o Arruda começcou a ser erguido aos poucos em 1965, com sucessivas ampliações bancadas pela torcida coral.

Em 1971, o governador Eraldo Gueiros liberou um empréstimo ao Tricolor de US$ 850 mil, através do Bandepe, junto ao grupo financeiro Campina Grande S/A, para a conclusão das obras. O craque Pelé assinou o documento como testemunha do financiamento.

O objetivo era transformar o Recife em subsede da Copa da Independência de 1972, que teve a participação de 20 seleções. Sport e Náutico também tentaram obter o investimento, mas uma comissão do governo apontou o Arruda como o mais viável.

O estádio José do Rêgo Maciel começaria a ser ampliado novamente em 1980, quando a sua capacidade aumentou para 85 mil pessoas, após a inauguração do anel superior em 1º de agosto de 1982, dando origem ao apelido “Colosso do Arruda”.

Visando o centenário do clube tricolor, em 2014, foi lançado em 2007 o audacioso projeto “Arena Coral”, com o mesmo arquiteto do Arruda original, Reginaldo Esteves.

Os tricolores tentaram, sem sucesso, emplacar o estádio no Mundial de 2014. Sem apoio político e financeiro, o projeto segue parado. O sonho, jamais…

Arena Coral. Crédito: Santa Cruz/divulgação

14 Replies to “Pré-arena, as três décadas do Colosso”

  1. A ilha do retiro é de 1937. Em 1950 foi reformada para a copa do mundo do Brasil. Acho que tem gente aqui sem muita informação sobre esse assunto, dizendo que a construção é da década de 1950.

  2. Em 1950 o pinicão foi construido pelo governo para receber jogos da copa, a ignorancia é que leva as pessoas dizerem que o parque dos caranguejos foi construido com recursos próprios. é a mesma coisa do Nautico e do santa, a única diferença é a arrogancia desienformada dos torcedores da cachorra de peruca e banguela.
    vai estudar!

  3. Santa Cruz Repartição Pública Clube, AUTO SUSTENTÁVEL????
    QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA!!!!!!
    LUNÁTICO!!! Frustrado! Sem título! Sem moral!
    deve ser fake

  4. Aos Rubro Negros pseudocampeões de 87, deixem de hiprocrisia! na Década de 50 boa parte da Ilha do Retiro (incluindo a sede) foi construída graças ao prestígio do SR. Adelmar Costa Carvalho, político, empresário de prestígio na época, conhecido pelo projeto da casa navio, que conseguiu um emprétimo junto a caixa econômica federal, e pasmem os senhores, nenhum centavo desse empréstimo foi pago até hoje, Tudo isso que falei aqui está relatado na biografia do referido político e empresário, Não seria leviano de inventar uma coisa dessas, porque vocês acham que o mangue estadium tem o nome dele?
    Pois é  a fama desse boi vem de longe…
    O único clube autosustentável de Pernambuco completou 98 anos semana passada e chama-se SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, Que consegue ser campeão sem o dinheiro do CLUBE DOS TREZE, MOURA DUBEUX, tampouco o de JCPM ou Américo Pereira. depende exclusivamente de receitas oriundas da força de nossa torcida.
    RUMO AO BI!!!

  5. tá Tiago.Boa explicação.quando se faz um financiamento de um carro,as”prestações”tem q ser pagas no fim daquele mencionado mês.se não for pago,a financeira(Banco)toma.é cada uma q aparece!

  6. Gostei da explicação do tricolô… “como foi um financiamento o santa já pagou…” ué não existem inadimplentes, que eu saiba um financiamento pode ser pago, ou não. E do santinha não foi pago, nem cobrado pq o goverandor que DEU o dinheiro era tricolô e foi “homenageado” com o nome do estádio.

  7. Impressionante como esses rubro-negros se preocupam com o Santa. Não pode aparecer uma matéria sobre o Mais querido que eles correm pra comentar… E olhe que se acham grandiosos.
    Se fossem mesmo….

  8. ESTADIO É O DO SPORT QUE NUNCA PRECISOU DE DINHEIRO PUBLICO PRA SER CONSTRUIDO ISSO SIM É EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO!!!, UM ESTADIO QUE VAI SER REFORMADO SEM R$ 1,00 DO GOVERNO!!!!

    O NAUTICO E SANTA CRUZ DEVERIAM APRENDER EM VEZ DE TA CHORAMINGANDO POR AII FALANDO ISO E AQUILO DO SPORT!!!!

    E O NAUTICO INDO JOGAR NA ARENA PERNAMBUCO E AINDA POR CIMA VAI RECEBER INCENTIVO PRA JOGARR NA ARENA!!!

    ISSO É UMA VERGONHA!!!!

    POR ISSO QUE EU DIGO EM PERNAMBUCO SÓ O SPORT PQ O RESTO É LIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    COM O SPORT SEMPRE!!!!!

  9. Leonardo-pe, o Governo não pode colocar dinheiro público em entidade particular, muito menos no futebol onde os clubes são altamente endividados. Regras criados a partir da Constituição de 88.

    Na Copa de 2014, as únicas arenas particulares são do Inter e do Atlético/PR, reformas bancadas pelos próprios clubes com ajuda de empreiteiras.

    No máximo se pode renunciar futuras receitas de impostos, a famosa isenção de tributos, cujo beneficiado foi o Corinthians. É imoral? Sim, mas é prefeitamente legal.  

    Portanto, o Arruda na Copa apenas se o çanta crui bancasse a reforma. O que é impossível.

  10. COMO A MATÉRIA EXPLICA FOI UM FINANCIAMENTO. O SANTA JÁ PAGOU,E PARA OS IGNORANTES O ESTÁDIO É PRATIMONIO CORAL. E AINDA POR CIMA ESSE GOVERNADOR PODERIA ECONOMIZAR METADE DA ARENA PE PARA ESSE PROJETO. E A DIRETORIA DO SANTA FALHOU FEIO E FOI AMADORA POR NÃO ACHAR INVESTIDORES PARA O PROJETO.

  11. na placar,edição 963-18/11/1988,dizia q a capacidade do arruda era de 114 Mil Pessoas!era pra ESSE o estadio reformado para a copa de 2014.e a área em volta ganharia e muito.mas,a hipocrisia desse governo falou mais alto.e estão gastando mais de 500 Milhões num estádio q fica no mato!sem falar nessas tais obras de mobilidade q são belas piadas de mal gosto!Fabio Lucas:o presidente era o edinho.idolatrado pela imprensa recifense.sobretudo pelo aderval barros!

  12. Pois é, governador tricolor amplia Arruda. Governador alvirrubro cede o estádio novo em folha pro Náutico, sorte que sou Sport e todas as minhas conquistas vieram da união, força e raça dos rubro negros!!!

  13. O Arruda é maravilhoso e sempre será. É um crime esse patrimônio da arquitetura Pernambucana ficar de fora da Copa 2014. O Santa teve a má sorte de ter o pior Presidente da sua história justamente no momento que o clube precisava de apoio político para emplacar o Arruda na Copa. 

    Valeu, Cássio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*