Embarque imediato, última chamada. Voo CBF/Miami

Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Atualização no fim do post…

Renúncia ou licença, o fato é que a saída de cena de um controverso personagem do futebol brasileiro nunca esteve tão próxima.

São 23 anos à frente da CBF, imune a duas  CPI’s, denúncias de favorecimento de contratos, tráfico de influência, entre outras irregularidades.

Ricardo Teixeira fez da confederação uma entidade milionária. Para o bem e para o mal.

Transformou a Seleção Brasileira em algo quase inexistente para o país, uma vez que os amistosos são comercializados a peso de ouro basicamente para o exterior.

Conta com o apoio de todas as federações, a FPF inserida, obviamente, por mais que cultive uma antipatia de todas as torcidas.

A Copa do Mundo de 2014 parecia o auge de sua gestão, mirando um novo patamar, a presidência da Fifa. Parecia.

O Mundial de 70 bilhões de reais, o mais caro da história, tornou-se um estorvo.

Obras que encarecem a cada dia, soluções de última hora, com o popular jeitinho, e os prazos perdidos em sequência. Uma vexame até o momento.

Pressão interna e externa, com o rumor sobre a divulgação oficial de contratos escusos com a empresa ISL, como denunciou o jornalista inglês Andrew Jennings.

A única solução seria, então, deixar o país. Passar a curtir a tranquilidade de Miami Beach, com a orla estilizada e areia branquinha, branquinha.

É claro que o dirigente reluta em deixar o poder e as vantagens de ser recebido com toda pompa por governadores, senadores e prefeitos, tendo a Seleção como banquete para ofertar em qualquer farra.

A inércia dos órgãos reguladores do país só reforça o desejo de ficar, fincar raízes.

Mas e se ele sair? E se Ricardo Teixeira realmente deixar a presidência da CBF?

O que mudará de fato na composição do futebol brasileiro?

Num cenário um pouco melhor, bem otimista…

Liga nacional, com distribuição de cotas de transmissão através de plano de metas, como classificação anterior, audiência e valor de marca.

Calendário ajustado e cumprido à risca, sem espaço para exceções, que acabam virando regra, como em Pernambuco, por exemplo.

Uma Seleção Brasileira mais presente, com partidas no país. Jogar apenas em Londres não ajuda muito a cativar a velha a paixão nacional.

Mas, de forma imediata, seria preciso elaborar uma Copa do Mundo arrojada, sem negociatas para encobrir os inúmeros problemas burocráticos nas 12 obras.

Dos encontros a portas fechadas à prestação de contas, auditada, revisada e corrigida. Ingressos compatíveis para os brasileiros. O preço será diferenciado (para cima), claro. Mas de forma justa.

A lista de ajustes é enorme. Seria presunção enumerar todas as mazelas em um post.

Enquanto engravatados de Norte a Sul se articulam acerca do novo nome (mais do mesmo), Teixeira vai reforçando o escudo. Primeiro com Ronaldo. Agora com Bebeto.

O trio forma o conselho do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (veja aqui).

Talvez o melhor conselho ao mandatário seja cochichar “Boas compras em Miami”.

Após o carnaval, claro, pois ninguém é de ferro…

Às 18h22, a CBF publicou um comunicado. Teixeira segue como presidente. Teria sido tudo isso uma armadilha política? Ou estaria tentando ganhar tempo? Veja aqui.

Ronaldo, Ricardo Teixeira e Bebeto, integrantes do Comitê Organizador Local da Copa 2014. Foto: CBF/divulgação

6 Replies to “Embarque imediato, última chamada. Voo CBF/Miami”

  1. boa essa informação do Eduardo.já se queria essa transferencia para Brasília.seu futebol não é representativo,embora esteve por um tempo na elite.a última vez,foi com o Brasiliense em 2005,sendo 22o e último!o futebol do Rio De Janeiro,pelo visto,vai ter q andar com suas próprias pernas,sem pedir”ajuda”da CBF!

  2. esse Rafa TJS,é o espelho atual da mediocridade imposta no país.o cara literalmente falou nada,com nada!sobre esse negócio da CBF,será q voces se esquecem q a Tv Globo tá metida nessa história toda?por que nossa”imparcial”imprensa não fala?Ronaldo é amississimo dessa emissora(unha e carne).mas,o negócio é deformar ou fabricar ignorantes.eu queria a saida do Rico Teixeira.mas antes.bem antes!não agora.pois é oportunismo barato dessa gente da imprensa q quer manter o”status”de”4o poder”!

  3. Mais uma…
     
    A sede da CBF será transferida para Brasilia até 2014. O enorme terreno comprado na Barra da Tijuca será vendido , assim como o CT da Granja Comary. A sede administrativa fica num prédio alugado na Barra e será devolvida.
    Toda a nova estrutura do futebol brasileiro será no Estádio Nacional de Brasilia. A sede ficará lá e um CT será construido nos arredores. O estádio será a casa oficial da seleção e o palco da final da Copa do Brasil , que será em partida unica , após 2014.
     

  4. Cassio ,
     
    Parece ter sido desfeito o mistério em torno do misterioso dono da cobertura duplex do prédio mais caro do Rio , o lendário Cap Ferrat , na Praia de Ipanema. Construido em 1984 , tem 18 apartamentos de 700 metros , com 4 suites e 5 vagas na garagem por apartamento. A cobertura duplex tem 1.4 mil metros com direito a 7 vagas. Há cerca de um mês foi noticiado numa coluna social aqui no RJ que a cobertura duplex tinha sido vendida por R$ 100 milhões mas que a identidade tanto do comprador quanto do vendedor estariam preservadas pelo fato de estar tudo registrado em nome de pessoas juridicas constituidas em paraisos fiscais.
    O preço foi compativel , já que um apartamento no prédio foi vendido por R$ 45 milhões em dezembro para um banqueiro.
    Essa semana saiu uma nota no O Globo dizendo que ‘Ricardo Teixeira tinha acabado de concluir a venda de sua mansão suspensa na praia de Ipanema…”
     
    Ou seja…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*