Súmula eletrônica decreta fim dos garranchos

Súmula oficial do joo Santa Cruz 2 x 1 Belo Jardim. Crédito: FPF

Historicamente, as súmulas das partidas de futebol são textos de difícil compreensão, com letras bem diferentes daquelas presentes no alfabeto…

Além disso, outro aspecto sempre foi bastante controverso nas súmulas.

É o fato de o árbitro poder entregar o documento à respectiva federação somente no dia seguinte. Tempo suficiente para “reavaliar” situações, ser pressionado por dirigentes dos clubes envolvidos etc.

Não por acaso é comum observar documentos sem qualquer registro em relação aos fatos de conhecimento público durante os jogos.

Essa situação amadora está com os dias contados.

Ainda neste ano a CBF vai implantar nos campeonatos nacionais a “súmula eletrônica”. Os árbitros com status Fifa serão os primeiros com a experiência (veja aqui).

Além da padronização da fonte nos documentos com a informatização do sistema, também haverá a velocidade no envio da súmula, agora através da internet.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol, o objetivo é que os juízes liberem as súmulas ainda no vestiário, minutos após o término das partidas.

Menos pressão para a tinta no papel e uma melhor compreensão do conteúdo de fato.

No alto, a primeira súmula do Pernambucano 2012, de Santa Cruz 2 x 1 Belo Jardim. O árbitro foi Emerson Sobral. Não é muito diferente dos demais textos (veja aqui).

O cerco está se fechando para o futebol estilo várzea…

2 Replies to “Súmula eletrônica decreta fim dos garranchos”

  1. Pingback: Fim dos rabiscos nas súmulas pernambucanasBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. NÃO VAI ADIANTAR MUITO POIS TINHA QUE MELHORA A ARBITRAGEM A SUMULA POUCO IMPORTA SE O ARBITRO MELA O JOGO TODO.TEM QUE BOTA TECNOLOGIA NO FUTEBOL NÃO NA ARBITRAGEM.COMO CHIP NA BOLA E REPLAY AE SIM PODE MELHORAR ALGUMA COISA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*