Boa Viagem, uma praia para surfistas. Ano 2012

Praia de Boa Viagem, no Recife. Foto: Fifa/divulgação

Apenas uma foto ilustra o Recife como subsede da Copa do Mundo no site da Fifa.

Por sinal, é a foto deste post. Nada de Recife Antigo, pontes, rios ou edifícios altíssimos por toda parte. Como destaque, apenas a praia de Boa Viagem (veja aqui).

Não importa se a praia ficou mundialmente conhecida pelos ataques de tubarão, sendo 54 nos últimos 20 anos.

Por mais que o banho de mar seja restrito à faixa protegida pelos arrecifes, o local segue forte na agenda de agências de turismo. Inclusive para 2014.

Nos próximos dois meses, porém, a praia vai passar por um grande teste.

O Diario de Pernambuco adianta na edição desta sexta-feira que uma tela de 200 metros de largura será colocada no mar, em frente ao Castelinho. É uma nova tentativa das autoridades para evitar a aproximação/ataques dos tubarões (veja aqui).

O objetivo do governo do estado é liberar parcialmente a faixa sem os arrecifes. Retirar o veto oficial em vigor desde 1995. O fim das plaquinhas em português e inglês?

Empolgados, dirigentes locais projetam até a realização de um campeonato de surfe em Boa Viagem, nesta tela especial, no fim do semestre.

Torneios na área caíram em desuso na década de 1990, quando as principais competições migraram para as praias de Gaibu e Maracaípe, sem incidentes.

É preciso ter muita calma com a execução desse projeto…

A liberação da praia de Boa Viagem é algo que mexe com a saúde de milhares de banhistas e com a imagem já desgastada da orla, tida como perigosíssima.

Campeonato de surfe, apressado, é o que menos importa neste momento. Estudos detalhados talvez coloquem Boa Viagem nesta rota novamente. Lá no futuro.

A foto acima ainda é uma referência, desde que a estatística siga estática…

8 Replies to “Boa Viagem, uma praia para surfistas. Ano 2012”

  1. Pingback: Tricampeão mundial de surfe atacado por tubarão na África do Sul. Realidade recifenseBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. MANDA OS DEPUTADOS, VEREADORES, PREFEITO DO RECIFE E O GOVERNADOR NETINHO DO VÔVÔ TOMAREM O PRIMEIRO BANHO.

    O QUE VOCÊS ACHAM?

  3. Deviam botar os deputados para tomarem o primeiro banho de mar depois da instalação rede. Ora porra.

  4. Quem irá testar essa rede? Os surfistas?
    E quando a maré encher? E se um tubarão com seus dentes afiados romper a rede e ficar preso no grande aquário?
    Muita irresponsabilidade, não?!
    Já fizeram o canal de Suape detonando com o alimento e habitat desses bichos.
    Agora vão exterminar quantas pessoas?

  5. A intensão da rede será para banhistas e surfistas, agora uma duvida: como serão esses 200 metros de rede? Serão distribuídos em “linha reta” paralela a praia ou serão em “U” protegendo as laterais e o fundo?

  6. Esta rede de exclusão trará vários outros problemas, quer um exemplo? O que impedirá de banhistas se sentirem no direito de usar a faixa de praia “protegida”? Afinal esta é pública… Além do que, caso ocorra um acidente o Estado será o responsável, na minha opinião é uma responsabilidade grande por uma causa tão insípida…

  7. serio vão colocar telas em Boa Viagem? não acredito, a opinião dos pesquisadores não vale mais de nada mesmo (se é que ja valeu), a vontade politica e dos empresários vai prevalecer, mais uma vez, sobre os outros seres vivos! ja vi varias palestras onde os empresários e surfistas defendiam que fossem colocadas telas na praia de boa viagem e em todos as oportunidades a maioria (e ñ todos) os pesquisadores foram contra essa ideia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*