Direito de imagem fora de foco, dentro de campo

Pernambucano 2012: Sport 3x2 Belo Jardim. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

Cabeçada direto para as redes…

Foi o gol da vitória em um jogo complicado contra o Belo Jardim na Ilha do Retiro, já na reta final do segundo tempo. Herói, Willians atraiu todas as câmeras.

Vídeos, fotografias, registro nos celulares de torcedores. Material de destaque para redes de televisão, jornais, sites, redes sociais…

Era a imagem do jogo. Mas cadê o distintivo do Sport? Onde estavam os principais patrocinadores do uniforme oficial, Lotto e MRV, que pagam caro? Sumiram…

Ao marcar o terceiro gol rubro-negro, o  jogador tirou a camisa na hora.

A princípio, poderia ser mais um ato sem pensar, desconsiderando o cartão amarelo, inevitável em lances infantis como esse.

Não foi o caso. Por baixo da camisa leonina, uma segunda camisa e um patrocinador.

Mega Transfer, uma marca sem relação direta com o clube. Apenas com o atleta.

Em entrevistas coletivas, o boné com a marca da empresa é até aceitável, mas dentro do campo? No local onde o jogador é remunerado com o “direito de imagem”?

Bola fora de Willians, num ato premeditado.

Que o departamento de marketing do Sport fique atento a situações deste tipo.

Fato que se aplica também a Náutico e Santa Cruz, recheados de jogadores com contratos paralelos de patrocínio. Algo válido, mas jamais dentro do gramado…

24 Replies to “Direito de imagem fora de foco, dentro de campo”

  1. Acho legal essa parada do patrocinador do jogador. É uma estratégia válida de marketing. O que não entra na minha cabeça é o jogador tirar a camisa do clube quando faz o gol. Qual o fim? O cara fez o objetivo do futebol e vai comemorar com a torcida. Sem a camisa do clube? Por que, ao invés de tirar a camisa, ele não beija o escudo?

  2. Um monte de jogadores comemoram tirando a camisa, mas quando é do sport, todo mundo cai em cima.

  3. Deus é fiel beeeeeem pequeno e MEGA TRANSFER beeeeeem grande…
    Engraçado isso não é???

  4. Tem que fazer os contratos com cláusulas que tratem desta questão. O resto é o jeitinho de brasileiro, “esperto”.

  5. Não interessa a parceria da mega transfer no Sport, quem banca o patrocínio MASTER é a MRV Engenharia, que desembolsa uma boa quantia mensal. Portanto, tem prioridade.

    Parece que estamos voltando no tempo, lembro que na década de 90 era comum o pôster do Campeão cheio de jogadores com bonés de propaganda. A era do amadorismo.

    Quem entende um pouquinho do assunto, sabe que o patrocinador paga por visibilidade. Quanto mais exposta for a “marca”, maior a cota de patrocínio. É por isso que o Sport sempre recebe os maiores valores de mercado.

  6. Discussão polêmica. Não discuto o fato do jogador levar amarelo na comemoração. Tá na regra e é fato há muito tempo. No “merchan” que os jogadores fazem igual ao que o etílico jogador do SPORT fez o negócio é complicado……há de se ver se há nos contratos que estampam as camisas dos clubes algo que proíba que as camisas sejam tiradas nesses casos para fazerem propagandas por baixo delas. Acho que não existe isso caso contrário seria uma tremenda mancada dos clubes não alertarem seus jogadores. Isso fica reforçado mais ainda qdo o Luiz Cavalcante informa que tem parceria com os clubes e principalmente se os jogadores também aparecem nas entrevistas à frente dos banners dos patrocinadores com bonés de outros patrocinadores. Mas aí ficaria uma situação inusitada: se é parceiro dos clubes, que parceria é essa que o jogador precisa levar amarelo pra mostrar a marca ou precisa colocar o possível boné nas entrevistas à frente dos patrocinadores MASTERS?

  7. Luiz Cavalcante,

    Com todo respeito, mas o contrato da empresa (Mega Transfer) não se estende ao campo de jogo, ainda mais DURANTE o jogo.

    Não só a ação de tirar a camisa é passível de cartão amarelo (o que ocorreu, de fato), como é um desrespeito às marcas que patrocinam diretamente o clube, o principal envolvido na partida.

  8. Caro amigo, não só o Sport como o Santa Cruz e o Naútico temos PARCERIA na personalização das camisas dos patrocinadores oficiais dos clubes, e ainda somos patrocinador do time feminino de futebol e do volei. Convido você a conhecer nossa estrutura e se inteirar mais da nossa parceria para com os clubes, Um abraço

  9. Acho que vocês todos estão sem assunto no momento para comentar…

  10. Deus é fiel e parece que pra afirmar isso precisa de uma mega ajudinha né willians? Fosse um time de respeito punia o cara.  Parece piada, mas só quem tá rindo é o cara e a tal empresa. kkkkk  E os adversários. Mas esses precisam colocar as barbas de molho. Amarrem os contratos e os estatutos dos clubes para evitar esse tipo de aproveitamento. Aliás, Parabéns a lotto e a mrv. Ganharam um retornão do investimento. kkkkkk

  11. o Bala é o Rei de Recife(2).já q o 1o é Reginaldo Rossi!essa praga de”tirar a camisa”começou no fim dos anos 90(1998/99),com o atual Deputado Federal Romário.e a midia carioca,apoiou 100%!o segudo Rei De Recife,estava fazendo isso para promover Sem Razão,a Banda.e Sem Razão(ou com razão),a midia Recifense entrou na onda do Bala!

  12. Na final do Brasileiro de 2001, teve uma polêmica similar com o Alex Mineiro, que tirava a camisa do Atlético-PR pra exibir patrocinadores pessoais nas comemorações… se não me engano, o CAP deu uma chamada no cara, estabeleceu regras e tudo acabou. O Sport tem que fazer o mesmo.

  13. Carlinhos Bala também já estava começando a fazer, ainda no Sport, propaganda da banda de pagode que ele banca, sem contar os bonés com esse tal de Mega Transfer (jogadores dos três times são bancados por essa empresa). Mas, concordo contigo, o de Williams passou dos limites. Merecia ser multado (já que ninguém dispensa essa trepeça).

  14. Muito bem lembrado Cássio!

    Além de ocultar as cores rubro negras, deixamos de exibir as logomarcas do patrocinadores que injetam grana no Sport. Vale destacar também a contradição: “Deus é Fiel” e “Mega Transfer”

  15. Muito interessante a questão levantada, Cássio. Para mim o jogador deveria ser multado, com um desconto na parcela de seus direitos de imagem.

  16. Trabalhamos com pesquisa de mercado, e isso é digno de punição, numa época de profissionalismo, o cara vai tira a camisa do clube que paga seu salário antes da data, tira a chance do patrocinador Máster aparecer e ter o retorno de imagem e retorno do investimento, é no mínimo uma falta de respeito.
    Não admiro jogador irresponsável, esse Willians é um, ontem não fez mais que sua obrigação, foram 5 meses de salários e apenas 1 gol, mas durante esses 5 meses, marcou verdadeiros golaços nos pagodes de Recife, bichinho é chegado!! É um bom consumidor de ETANOL, o COLAÇO agradece, pois o jogador é sempre assíduo dos pagodes e só sai na vassourinha, né Willians?!

  17. Concordo e digo mais: sou contra até nas coletivas. Esse patrocínio da mega transfer é apenas do jogador, o clube não ganha nada. Então seria proibido a propaganda dentro do Sport, permitindo somente fora do espaço do clube, como em programas de TV, rádio, internet, etc.

    Mas o que acontece é que essas empresas são de dirigentes locais, amadores, que se aproveitam da mídia do time para lucrar ainda mais.

  18. Isso só vai acabar quando começar a ter nos contratos multas por essas atitudes, queria ver se o jogador pagasse R$ 100.000,00 quando escondesse ou tirasse de foco o logotipo do patrocinador.

    Isso só faz diminuir o valor dos nossos patrocínios

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