O fim (parcial) da ditadura do futebol brasileiro

Ricardo Teixeira, presidente da CBF de 1989 a 2012. Foto: CBf/divulgação

Após a saída na surdina com a licença médica, o comunicado oficial da renúncia, através de uma carta, nesta segunda. Ricardo Teixeira não é mais o presidente da CBF.

Ficou 23 anos e dois meses no poder. Veja a matéria da Placar sobre a sua posse aqui.

A ditadura militar do país, só para citar um mau exemplo, durou 21 temporadas. A diferença é que o regime realmente mudou no Brasil depois daquela era.

Na Confederação Brasileira de Futebol, a estrutura segue com os mesmos nomes…

Eis uma boa oportunidade para que os clubes assumam o poder. Mas sem articulação? Se uma liga não sair agora, então realmente será por falta de interesse/força.

Mas, é verdade, não será nada fácil acabar com vícios antigos na entidade. Uma cortesia aqui, uma ajuda ali. Assistencialismo à frente do profissionalismo.

Quem assume o posto é o paulista José Maria Marin, de 79 anos, então vice-presidente. No começo do ano flagraram o dirigente colocando no bolso uma medalha de premiação da Copa São Paulo de Juniores… Só para ilustrar o nível, claro.

Ele chega ao topo não só da CBF, com sede no Rio de Janeiro, como do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

Por sinal, vale a pergunta… Acabou a ditadura ou mudou o ditador?

Até o Mundial, com Teixeira enfraquecido, cabe ao governo federal tomar as rédeas. E Teixeira, como se especulava há semanas, vai mesmo ver a Copa de Miami…

Saiu pela porta dos fundos. Embarcou com inúmeras denúncias de corrupção.

Pois pode começar a contar o tempo, sem pressa, até que essas denúncias resultem em algo concreto para o cidadão, com CPIs no currículo.

Um dia histórico na CBF, certamente. Mas a continuidade não é nada animadora.

José Maria Marin, presidente da CBF de 2012 a 2015. Imagem: ESPN

8 Replies to “O fim (parcial) da ditadura do futebol brasileiro”

  1. pois é EASN.e pois é Eduardo(15:05).esse país de Hucks,Datenas,Mulheres Melancias e outras PORCARIAS do genero,está comemorando a saida de Rico Teixeira.pois isso será o1o passo para a”moralização do futebol Brasileiro”.como o Brasileiro é IDIOTA!mas,com uma imprensa dessa,até eu fico retardado!o Marin e Paulista e MALUFISTA!mencionasse a novela”Vale Tudo”de 1988/89,eram novelas MESMO!não as de hoje q são o atual espelho dessa IDIOTIZAÇÃO do Brasileiro!

  2. Pra moralizar mesmo a cbf só eleições diretas,por enquanto tudo ainda continua nebuloso

  3. Pronto. Agora o futebol brasileiro será moralizado. Agora o futebol do nordeste vai despontar como potencia nacional, liderado pelo organizado e visionário futebol pernambucano. O Teixeira, que vivia 24 horas por dia conspirando contra o futebol do nordeste caiu. Agora, os honestos e competentes dirigentes daqui poderão trabalhar de forma tranquila, sem a perseguição do sul malvado. É só questão de tempo para que clubes do nordeste dominem a primeira divisão, e cheguem a um título da libertadores, afinal, o mal foi extirpado e os honestos dirigentes nordestinos estão livres do jugo sudestino.  Se você acreditou em tudo que escrevi, procure um psiquiatra!! Ainda é tempo de se tratar!!!

  4. CASSIO MEU MEDO NUM É FICAR O JOSE MARIN  NA PRESIDENCIA NO LUGAR DO BODE VELHO MEU MEDO É QUEM ASSUMA ISSO É O SANCHEZ!!!

    AI SIM A TURMA DAQUI PODE CORRER LOUCA PORQUE ESSE CARA É UM BANDIDÃO E SEMPRE VAI SE UNIR AQUELES QUE APOIAVAM O TEIXERA!! ENTÃO ASSIM SE O SANCHEZ ENTRAR NO LUGAR DESSES CARA É MUITO PIOR DO QUE A PERMANENCIA DO TEIXERA!!!

    VALE SALIENTAR AOS AMIGOS QUE SANCHEZ É UM TORCEDORR FANATICO DO CORINTHIANS!! E NUM É COMO O TEIXERA QUE É FANATICO POR DINHEIRO!! ACREDITO QUE O SANCHEZ É PIOR DO QUE O VELHO!!]

    AI SIM OS CLUBES PERNAMBUCANOS PODEM TER MEDO POI AI SIM NUNCA MAIS VÃO SABER O QUE É O GOSTO DE UM TITULO NACIONAL (APESAR DE QUEM TER ESSE UNICO FEITO É O SPORT)

  5. Cassio ,
     
    Deixa eu entender um pouco melhor. Quer dizer que um sujeito rouba por 1/4 de século o dinheiro gerado pela nossa seleção , renuncia , vai embora do país com a mulher e a filha no seu jatinho particular e nós estamos comemorando como se fosse a redenção do país ?
    Aliás , isso tudo virou novela mesmo…Ou o final do Ricardo Texeira NÃO É IGUAL ao do personagem corrupto vivido pelo brilhante Reginaldo Farias em VALE TUDO ?
    E continuando nas novelas , vc ainda acha que o Zé das Medlhas , ops , o Zé Maria Marin , vai mandar ?
    Não seja ingenuo , meu bom Cassio !!!
    O saudoso e inesquecivel Dias Gomes já nos tinha ensinado que nem em Asa Branca , o Zé das Medalhas manda. Sempre há um Sinhozinho Malta por trás…
    Que dirá então na CBF as vesperas de uma Copa !!!!
     
     

  6. Cassio ,
     
    Como as coisas ainda estão nebulosas , me permito a apenas duas constatações :
    1. Se o Marin realmente ficar , nada mudará. Basta ver que todos os homens de confiança do RT continuarão exercendo seus cargos na CBF.
    2. Da mesma maneira que é certo que haverá uma enorme batalha pelo poder. O presidente da Federação Gaucha , lider da oposição , foi pego de surpresa esse manhã e já está voltando de Nova York. O presidente do Atlético MG , outro lider da oposição , tb já declarou que os times do antigo C13 precisam se reunir com urgencia para amrcar posição , afinal , os 20 times da série A votam.
    Acho que será fundamental saber a posição da Dilma daqui para frente, Ou vc tem duvidas de que a saida do RT tem muito haver com ela ?

  7. a IDIOTIZAÇÃO do Brasileiro anda altissima.tem gente pedindo Raí,Zico,Leonardo(sobretudo a turma do sul)para presidencia da CBF.os Hipócritas da mídia esportiva de Recife,estão comemorando,como se fossem tão limpinhos a saida de Teixeira da CBF.quando o Bode Rouco morreu,foi aquela choradeira toda por um mediocre.isso mesmo MEDIOCRE!cuja sua”maior façanha”,foi ter levado Pernambuco DUAS VEZES a ficar de fora da 1a divisão(2002/03/04/05)e 2010/11.nada vai mudar enquanto a Tv Globo,for a dona.mas,essa ai,os caras ignoram!pior:ENDEUSAM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*