As maiores agências de jogadores do mundo

As 20 Maiores Agências de Jogadores de Futebol do Mundo. Crédito: Futebol Finance

Nos primórdios, o objetivo dos empresários era intermediar os contratos de transferência dos atletas. Ficar com um pequeno percentual e partir em seguida para outro caso.

Mas a ação evoluiu (e como) para a coordenação de toda a carreira…

Convertendo para a moeda brasileira, um valor astronômico deixa claro o patamar alcançado pelo poder desses empresários no futebol atual: R$ 1,26 bilhão.

Essa soma é a avaliação dos jogadores e técnicos sob contrato com a agência portuguesa Gestifute, do português Jorge Mendes.

Cristiano Ronaldo e José Mourinho estão entre os 83 agenciados. A Gestifute é a maior agência de jogadores do mundo, segundo o estudo do Futebol Finance.

Somadas, as dez maiores agências têm uma carteira de 2,461 bilhões de euros, ou R$ 5,8 bilhões. No top ten, uma empresa brasileira, apesar do nome. A Europe Sports Grup, em 5º lugar, é quase uma ponte Brasil/Europa no mercado da bola.

Conta com 264 jogadores, o maior número da lista. Não por acaso, o Brasil é o país que mais exporta jogadores. Registrou 13% das 11.500 negociações em 2011.

Considerando as 20 maiores agências licenciadas pela Fifa, consta outra brasileira, a MJF Publicidade e Promoções, em 11º. Na carteira, o trunfo: Neymar.

Os empresários venceram a queda de braço com os clubes?

6 Replies to “As maiores agências de jogadores do mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*