Náutico x Sport, uma Rivalidade Clássica da Fifa

Náutico x Sport, Clássico na Fifa

Um dos clássicos mais tradicionais do futebol, com mais de um século de história, agora referendado pela Fifa. Sim, Náutico x Sport.

O Clássico dos Clássicos é o 9º duelo brasileiro a entrar na seção Rivalidades Clássicas, que conta ao todo com 84 confrontos mundo afora.

Para se ter ideia, o último clássico na lista havia sido Liverpool x Manchester United…

Eis o texto de abertura sobre o choque entre alvirrubros e rubro-negros, de acordo com a entidade que comanda o futebol mundial:

Com protagonistas nem tão laureados como os clubes do Rio de Janeiro ou de São Paulo, por exemplo, o duelo entre Náutico e Sport é, ainda assim, orgulhosamente conhecido no Recife como o “Clássico dos Clássicos”. O mais desavisado pode achar um exagero. Mas, quando você tem mais de 100 anos de história e mais de 400 jogos em seus registros  – e há levantamentos que falam até em mais de 500 duelos –, fica bem mais difícil contestar essa denominação.

Diante de tamanha tradição, considerando que as partidas entre esses dois gigantes nordestinos são realizadas numa região afastada do principal eixo econômico do país e sediadas em seu apenas nono munícipo mais povoado, esse duelo em particular ajuda a justificar a caracterização do Brasil como o “país do futebol”. Ainda mais se levarmos em conta que os torcedores do Santa Cruz, a outra força da capital pernambucana, certamente teriam um ou outro pitaco a acrescentar nessa conversa.

Confira o texto completo no site oficial da Fifa clicando aqui.

A matéria está disponível em português, inglês, francês, espanhol, alemão e árabe…

Rivalidades Clássicas do Brasil, segundo a Fifa

39 Replies to “Náutico x Sport, uma Rivalidade Clássica da Fifa”

  1. Pingback: Um clássico assustador para a futura Série A | Blog de Esportes

  2. Caro André (comentário 23): não se magoe, se chateie. A maior rivalidade SEMPRE foi (não sei se será no futuro) Sport x Náutico. E não somente apenas no futebol. No desporto do estado. Você deve ser da nova geração onde pouquíssimos sabem ou se interessam em pesquisar e estudar a história do futebol pernambucano. Se o Náutico passasse a jogar em estádios maiores você constataria em clássicos disputados pelo Timbu públicos semelhantes aos de Santa x Sport. Como sempre foi nas décadas de ’70 e ’80, quando o Náutico mandava seus clássicos para o Arruda. Tanto que os recordes de públicos em Campeonatos Pernambucanos, no Arruda e na Ilha são com o Náutico na disputa. Você acredita se quiser, mas eu fui tstemunha das decisões de 1983, 1991, 1993, e 2001. Exceto na de 1991 quando a torcida do Náutico não dividia meio-a-meio com a do Sport (muito embora chegava até a metade das arquibancadas centrais), em TODAS as outras a torcida Timbu dividia os espaços igualmente com a do Santa cruz, só perdendo para eles nas sociais, claro. Outra coisa, quando o Náutico jogava nos Brasileirões no Arruda, em décadas passadas, seus públicos passavam dos 25, 30, 40 mil pessoas. E para vc não dizer que estou mentindo, basta vc mesmo pesquisar na internet (vá ao Globo.com, no “Futepdia”).

    O problema do Náutico, que “o mascara como torcida bem menor (que não é), é que joga no diminuto estádio dos Aflitos. Que até antes de ser ampliado, dava 23, 25, 28 (contra o América/MG em 1997), 30 mil pessoas (decisão do hexa, 1968, 23 mil pagantes + 7 mil).

    Mas sem dúvida, não se chateie, Náutico x Sport sempre foi o mais tradicional e de maior rivalidade em PE. Isso não desabona o seu tricolor.
    Conheço vários rubro-negros que preferem perder para o Santa do que para o Náutico. Que odeiam, antipatizam muito mais o Timbu do que o Santa. Isso é tb. medidor de rivalidade. Até por um motivo cultural e histórico: as torcidas do Sport e Santa são bem mais parecidas e em comuns em suas bases do que a do Náutico. Elas são mais populares e não elitistas (mais uma vez repito, ser os clubes mais populares não significa dizer que fazem a maior rivalidade e tem o clássico mais tradicional).

    As raízes da comprovação de fazerem o maior clássico, o mais tradicional e de maior rivalidade vem, historicamente, do início do século passado quando “há um zum-zum-zum”de que rebeldes do Náutico saíram do clube para fundar um clube de futebol. Que foi o Sport, em 1905. Durante toda a metade do século passado, e até mesmo até a meados da década de ’70, a torcida do Náutico era vista pela do Sport como racista, elitista, descriminatória, aristocrata, “metida a besta”. Outro fator: a intensa briga de disputa de títulos estaduais no início da década de ’50, e mais ainda o hexa-campeonato alvirrubro que fez o rival Sport ser da mesma forma “hexa-vice”. Sem falar no título, ainda exclusivo, de “hexa-campeão” (o que eu pessoalmente acho besteira).

    Até meados da década de ’60, este clássico era chamado de “Fla x Flu” do Nordeste. Por conta das similaridades entre os clubes e suas origens (Fla com Sport; Flu com Náutico).

    Eu tenho visto já há cerca de 10/11 anos, a mídia em geral (inclusive a nacional) tecer este comentário de que  Sport x Náutico fazem o maior clássico de PE (em rivalidade, tradição, repito, e não em multidões). Veja o caso de SP: as maiores torcidas, hoje, são de Corrinthians e São Paulo (sim, passou o Palmeiras). Mas a maior rivalidade sempre foi e ainda é Corinthians x Palmeiras. No RJ, o clássico dos milhões sempre foi Fla x Vasco. Mas o de maior tradição, aquele que empolga, que possui simbolismo, épico, é Fla x Flu.

    Tem mais: se o problema é “torcida”, fique certo de que se o Náutico realmente passar a jogar na Arena, terá consequentemente públicos bem maiores (pelo menos nos grandes jogos), semelhantes aos de Santa x Sport, como fazia quando jogava no Arruda em décadas passadas. Fica frio, tricolor!

  3. É realmente de ficar surpreso…dizer que Náutico x Sport é a maior rivalidade pernambucana, é, na verdade, dizer que desconhece o futebol de Pernambuco.
    Todos que aqui moram ou que gostam do futebol brasileiro e que conhece a história do maior futebol do mundo sabe que, em pernambuco, a maior rivalidade é entre Santa Cruz e Sport. E diga-se de passagem que o Sport tem sido freguês do Santa Cruz nos últimos anos. Ano passado, por exemplo, das quatro partidas disputadas no estadual, os tricolores venceram três vezes, enquanto que os burro-negros venceram apenas uma, no apagar das luzes, vale a pena ressaltar.
    Portanto, FIFA e quem quiser mais, não tentem apagar o brilho do tricolor do Arruda, que é campeão em público nas quatro divisões e tem sido um Time de Guerreiros (e não tem 100 anos ainda, viu?), que este ano saírá da C para B, onde se encontrrará, ano que vem, com seus rivais em Pernambuco: Sport e Náutico.

  4. rivalidade!!!!! rivalidade mesmo è o rachão da rua em que moro e o bairro de cima ,que quando jogam param a rua a cidade e os trabalhadores em que moramos ,rivalidade nautico e coisa ?!?! isso e balela ,quero ver estes dois na serie a ,quero ver o sport ganhar alguma coisa ,logo depois da copa de 2008 mais nada foi conquistado por eles ,e a maldiçao da copa pra o ixporte.

  5. Cara, Público não é questão de rivalidades não, Pois emoção está sendo Sport x Náutico, o Santa ganhou apenas ano passado, ficou 3 anos sem ganhar, e nos confrontos dos 2, entre sport x santa á uma grande diferença rubro-negra de vitórias em cima do santa, Caro torcedor tricolor, publico não é questão de rivalidades, rivalidades é dentro de campo, seus Séries C. CHUPA 3ª’

  6. Pode ser o clásisico mais antigo, afinal o santinha é o caçula dos 03, iremos fazer 100 em 2014. Agora o clássico de verdade que tem torcida, emoção e rivalidade é quando jogam Santa e Sport isto não resta a menor dúvida. Querem ter um prova, vamos conferir logo mais o público deste jogo e quanto foi o público do primeiro jogo do nautico com a coisa este ano. Por isso não tem discussão o verdadeiro clássico em PE chama-se Santa X coisa,boiolão,burronegros etc……..

  7. E vale lembrar, o que pesou muito pra esse clássico se tornar clássico da FIFA é o fato do Sport ser o único do nordeste a constar no rol de clubes clássicos da FIFA.

  8. que falar desse clássico? de um lado,um time que se gaba de ter dinheiro, de ser rico,mas passa a maioria do tempo na segunda divisão do brasileiro, que é desclassificado da copa do brasil por time da quarta divisão como o sampaio correia, que perde estaduais para outro time de quarta divisão, e que para comer migalhas do clube dos treze, aceita dividir um título que nunca ganhou em campo, só em tribunais e que até hoje não é respeitado e que eles não tem coragem de citar fora de pernambuco pra não seren achincalhados, que pra ganhar um título precisa da ajuda da macumba, time do boi.
    do outro lado, um time fraco, que não tem força nem pra defender um título de único hexa e fica na mão de um time da quarta divisão pra não perde-lo, que saiu da terceira divisão do brasileiro pela porta dos fundos porque não teve competência pra conseguir em campo, que só é reconhecido nacionalmente por ser o time da barbie, que consegue perder dentro de casa o jogo e a chance de ir para a primeira divisão para um time com seis jogadores, motivo de chacota no rio grande do sul e que apesar de ser o mais velho dos três, é, vergonhosamente o que tem menos títulos.
    dois times inexpressívos no cenário nacional, medíocres, e que vão passar o resto de suas vidas na eterna gangorra 1ª, 2ª, 3ª,4ª. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk ridículos

  9. É a materia foi ate bem feita, mais incompleta, não falou da hegenmonia do SPORT no cenario local, nos ultimos vinte anos, onde ganhou quatorze campeonatos pernambucanos, um brasileiro da primeira divisão em 1987, um brasileiro da segunda divisão em 1989, uma copa do Brasil em 2008, cinco copas do nordeste, e por ai vai, enquanto as barbies girls ha 43 anos não ganham uma final para o SPORT. Não sei onde se ve rivalidade ai, as alvirosas são freguesas e comumente costumam cair de quatro diante do SPORT, quanto ao tabu do puleiro de pato nos afitos, a vai ser um cabacinho a mais que iremos arrancar na marra.

  10. è a materia foi ate bem feita, mais incopleta, não falou da hegenmonia do SPORT no cenario local nos ultimos vinte anos, onde ganhou quatorze campeonatos pernambucanos, um brasileiro da primeira divisão em 1987, um brasileiro da segunda divisão em 1989, uma copa do Brasil em 2008, cinco copas do nordeste, e por ai vai, enquanto as barbies girls ha 43 anos não ganham uma final para o SPORT. Não sei onde se ve rivalidade ai, as alvirosas são freguesas e comumente costumam cair de quatro diante do SPORT, quanto ao tabu do puleiro de pato nos afitos, a vai ser um capacinho a mais que iremos arrancar na marra.

  11. MATÉRIA E COMENTÁRIOS DAQUELES QUE NÃO TÊM NADA PARA FAZER, A NÃO SER FALAR MERDA, CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS, CLÁSSICO DAS EMOÇÕES, CLÁSSICO DAS MULTIDÕES, NADA DISSO LEVA A LUGAR NENHUM, UM BANDO DE BESTEIRAS PARA OS BESTAS LEREM, RESUMINDO, OTÁRIOS.

  12. Que historicamente SPORT x na”UTI”co é o clássico de maior rivalidade em PERNAMBUCO e no NORTE/NORDESTE tudo bem. Agora dizer que o SPORT derivou do na”UTI”co é desconhecer a história do futebol pernambucano e desrespeitar o SPORT. Todos sabem que a origem do na”UTI”co foi do CLUBE DOS PIMPÕES que depois virou RECREIO FLUVIAL e por fim o nome atual, todos vindos da prática do REMO. Guilherme de Aquino ofereceu ao na”UTI”co a prática do futebol bretão mas foi recusado pelos PIMPÕES, decidindo fundar o SPORT CLUB DO RECIFE com o apoio dos empregados ingleses do comércio e outros ramos, de forma que em 22 de junho de 1905, salvo engano, houve a primeira partida de futebol do SPORT CLUB DO RECIFE num empate de 2 x 2 contra o ENGLISH ELEVEN formado por funcionários das companhias inglesas, no atual campo do DERBY. Um ano depois do SPORT ficar jogando apenas contra o Great Western e Western Telegraph até pelo menos 1908, o na”UTI”co decidiu entrar pro futebol, chegando a jogar a primeira partida contra o SPORT em 1909. O SPORT NUNCA DERIVOU DO na”UTI”co!!!

  13. porquê,os tricolores,não aceitam,que são fregueses do sport,são 50 vitórias a mais em confrontos diretos.morram de inveja de não serem citados pela fifa.hahahahahahahahahahahahahahahahaha.

  14. DESDE QUANDO O SPORT SURGIU DE UMA BRIGA COM O NAUTICO????????????????

    EIM??????????????????????????

    E O CERTO AI ERA PRA SER SPORT X A RECA DE PERNAMBUCO!!!!

    PQ É  ASSIM SPORT E NAUGRAFO E SPORT E ÇANTA CRUI JÁ PERDEU A GRAÇA!!!!!!!!!!

  15. fifa KKKKKKKKKkkkkkkk!!!!!!!!!!! ou midia pernambucana com apoio rubro negro, quem falou ao europeus que o maior classico de pernambuco ? por isso que eles vivem em crise economica nao sabe nem oque falam ,por estar em uma so divisao nao que dizer nada !!!!! tenhao vergonha em falar isso que nem torcida o nauticu tem . e eu nao paro !!!! nao paro naooo!!!! sou tricolor de coraçao sou tricolor

  16. Clássico dos clássicos. O nome já diz.
    O sport nasceu de uma briga com o Náutico, já nasceu rival. 

    Isso é fato! Assim como é fato que o Náutico vai ATROPELAR a coisa amanhã!!!!
    Desde 2008 sem perder pras paquitas dentro dos Aflitos e mais 1 anos de invencibilidade dentro de casa!!

  17. Desde que o Santa Cruz só surgiu 9 anos depois dos dois clubes mais antigos de pernambuco.
    Desde que só o Nautico tem capacidade para fazer frente ao leão aqui em Pernambuco. Só o Nautico, mesmo com um retrospecto desfavoravel, consegue disputar um classico de verdade com o sport.
    Pra se ter uma ideia, a diferença entre sport e santa cruz é de mais de 50 jogos de vantagem pro Sport. Com o nautico não é tão grande.
    Quando tem Sport x Nautico, eu sei que há a possibilidade de um jogo dificil, mesmo com o sport em boa fase. Já quando pegamos a cobrinha do canal, só perdemos se for numa fase macabra, como no ano passado. Esse ano, msm com todos os defeitos do time, o santinha levou uma enfiada tão bonita msm…
    Estamos sem vencer nos aflitos a 3 anos, o que da mais emoção ainda. E o nautico é forte em casa, diferente do santa cruz, que consegue perder pra Tupi, Penarol, entre outros…
    Classico de verdade em PE é Sport x Nautico, e quem é torcedor de muitos anos sabe disso. Calssico das Multidões se resume a multidões msm, pq grandes jogos, são em maioria Sport x Nautico.
    Só pra você se doer mais um pouquinho, o maior publico do arruda foi um duelo entre Sport x Nautico.
    Sinto muito tricolor, se seu time disputa divisões inferiores a cinco anos, enquanto Sport e Nautico estão juntos a anos nas mesmas divisões. Tem emoção amanhã, deve ter emoção na proxima fase, e vai ter emoção denovo no Brasileiro. Enquanto o santinha jogará contra varios times galaticos da serie C!

  18. Kkkkkkkkkkk, Os tricolores estão se roendo kkkkk  Consequência da serie D e Atualmente Serie C….  O nome já diz Clássicos dos Clássicos. Tricolores se não gostaram reclama com à FIFA.

  19. Merecido, é o 3o clássico mais antigo do Brasil, o mais antigo do Norte-Nordeste, o que bateu recorde de público em Pernambuco, oficialmente, em 1998, os dois melhores pernambucanos no ranking da CBF, se ela considerasse todas as campanhas do Náutico na taça Brasil, não só o vice de 1967, o Náutico estaria fácil no top 20, no Nordeste perderia só para Bahia e Sport, a história da rivalidade foi bem abordada pela FIFA, falando sobre Guilherme de Aquino, muitos vão contestar, por desconhecer essa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*